Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Notebok Lenovo G400S, placa mãe LA-9902P - Não liga!

Avalie este tópico:

adritec

Posts em destaque

Olá amigos, estou com o aparelho na bancada: Notebook Lenovo G400S - Chassi: LA-9902P, encontrei esse CI: PU401 - MS3GA (SY8208BQNC) em curto, retirei e fiz as medidas necessárias em volta do mesmo, como: Se há algum curto em algum capacitor cerâmico próximo a esse CI, resistor alterado, não encontrei alteração, mas o quê me chamou a atenção foi a alimentação, onde no PINO 7, deveria receber 3V-5V conforme o esquema, na PCI está chegando 20VDC, á dúvida quê tenho, qual o CI regulador responsável, quê faz chegar a alimentação de entrada (IN) para o PU401 - MS3GA (SY8208BQNC). Me tira essa dúvida quem tem o esquema ou já pegou um defeito desse tipo, agradeço desde já! Sou novato na leitura de esquemas, Sucessos! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o amigo

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Observe o PU301, PR301 e afins.

Link para o comentário

• Moderador Global

@adritec, tb não sou muito craque nos esquemas, mas, pelo q entendi, no pino 7 do PQ401, a tensão seria de 4 a 5V, devido à queda da mesma provocada pelos PR402 e PR403.  Enqto q no pino 8, aí sim, 19V.    E esse ci seria o responsável por gerar a linha 3VALW, enqto que a linha 5VALW seria gerada no PQ402.    Me corrijam se estiver errado.

Link para o comentário

Olá aos amigos, vamos quê vamos,

verifiquei os mosfets U38 e U39 estão Ok,  eu analisei como dito, no PINO: 7 está chegando: 4.1 VDC e no PINO: 8 - 20.2 VDC.

Agora sobre: PR402 e PR403 eu não encontrei essa informação no chassi.

fiz as medidas no PL402 e PL404, sem valor. :(

Agradeço pela ajuda aos amigos! Sucessos! Só para adiantar, eu cheguei a fazer a troca desse CI: PU401, liguei a fonte na PCI, não cheguei a ligar, coloquei o dedo no CI: PU401, e logo em seguida já desliquei a fonte, esquentou fora do normal. Aff.. :)

Link para o comentário

Agradeço pela ajuda

...Fiz o procedimento, liguei a fonte, e continua a esquentar o CI - PU401.

:'(

Link para o comentário

Opa amigo

, eu tinha feito a substituição do mesmo, quando entrou esse notebook, fui analisar as tensões, vi quê o mesmo não liga, chegando próximo a esse CI - PU401, pude perceber, uma temperatura fora do normal, esquentando muito, a ponto de queimar o dedo, vi o código desse CI - PU401 (MS3GA) fiz a consulta no esquema, e me confirmou o código: SY8208BQNC, então realizei a compra no ML, fiz a substituição e continua a mesma coisa. Obs: Antes de realizar a troca, verifiquei os componentes em volta do mesmo. Agradeço pelo help, Sucessos!

Link para o comentário

Olá

tudo joia! Fiz a medida, na escala x100 no multímetro, entre PINO 5 e chassi: Neutro, resultado: Curto (0 Ohms), não injetei a fonte assimétrica. O que devo fazer? Trocar novamente esse CI - PU401? Agradeço! :)

Link para o comentário

Tudo bem.

A linha +3VLP passa pelo U1A (CI de áudio),  U31 (SIO), U71 e circuito RTC.

Nesta linha tem os capacitores PC414, CA5, CA6 e C535.

Meça novamente em escala X1 e veja qual a resistência desta linha.

Deve ter um valor pequeno.

Aí você tem dois caminhos: injetar tensão nela (máximo 3V) ou verificar os componentes um por um.

Link para o comentário

Ok

, para fazer esse teste ( injetar tensão) , volto a solda nos jumpers PJ401 e PJ402? Retiro o CI - PU401?  :'(

Link para o comentário

Tudo joia

, fiz como me pediu, tirei o danado do CI - PU401, injetei 3.00 VDC, e consumiu 0.540 MA.

O CI Super I/O: KB9012QF - ESQUENTOU. Resumindo, pelos testes, acredito quê esse CI está em CURTO, ou estou enganado? Tenho um CI em uma sucata LENOVO, quê seria:KB930KF - Será quê dá para improvisar? Já fez isso em algum reparo? Pessoas como você, e muitos aqui nesse fórum, tem nos ajudado bastante, sem interesse próprio, Valeu, Sucessos! :)

Link para o comentário

Agradeço suas palavras, mas no final das contas, todos aprendemos algo novo.

Por exemplo, esta sua placa ainda não peguei para reparo, mas pelo que sei, esse KB9012 esquentando, é grande a chance de ser ele o problema.

Mas aí tem outro problema: ele tem uma memória regravável interna.

Então, para trocar este componente, terá que retirar de outra placa exatamente igual.

Veja mais sobre este assunto:

Link para o comentário

Ixi

, já ouvi falar desses CI´s regravável, então prá mim chega, não tenho esse CI - Super I/O, vou ver se tem para venda, se não, caso não encontre ou encontre, volto aqui para agradecer aos amigos, e encerrar este tópico. Sucessos! :)

Link para o comentário

Gostaria dê deixar meus agradecimentos aos colegas quê se dispuseram em me ajudar sem algum interesse, estou encerrando esse tópico, como: Devolvido, sem conserto.

Vi quê para continuar, terei quê comprar o CI - Super I/O, e o mesmo precisa ser regravado, então pude ver para compra, no ML, custa R$600,00, para mim, até o momento ainda não compensa adquirir esse gravador, é isso pessoal, á vida é assim, hoje perdemos, mas amanhã ganharemos! Valeu e Sucessos! :D

Link para o comentário

• 1 mês depois...
  • 4 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...