Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook Positivo XR2990 - 71R-H14BT4-TL30 - Não liga

Avalie este tópico:

JMarcosBrito

Posts em destaque

@JMarcos007, Acho que você está indo muito à frente na análise do esquema, comece do início, se não tiver os 5VA que é uma das tensões principais dessa placa, nenhuma das outras fontes vão funcionar, veja a página 3 do esquema System Power On Sequence.

Power-On-Sequence.jpg

Se não assistiu ainda assista as aulas do nosso parceiro

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
te abrira uma boa visão para poder entender melhor como é a sequência de start.

Quanto ao CPU_VIN tem que ter mesmo os 19V nos drenos do PQ48 ele que vai fornecer a carga necessária ao funcionamento do processador, ele só não pode jogar essa tensão no Source porque queimaria o processador.

CPU-Core-CPU-Vin.jpg

Eu já havia assistido antes até a parte 4 da etapa 1, mas, não tinha experiência de base em manutenção de notebooks e eletrônica. Agora, acabei de assistir duas aulas e amanhã baixarei as outras que faltam. Enxergo com outros olhos e absorvi bem mais conteúdo que antes.

Obrigado pela dica!

Amanhã mesmo vou verificar algumas fontes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, pessoal!

Fazendo alguns teste, percebi um suposto defeito no U16 (Sem saída de tensão) então troquei e agora tenho 5va.

Mas, a placa não liga (Acende LED de charge quando conecta o plug e depois apaga. Mesmo efeito com a bateria).

Observei também que estou sem VREF no U14. Devo troca-lo ou observar algum curto em sua linha?

Link para o comentário

Então, pessoal!

Fazendo alguns teste, percebi um suposto defeito no U16 (Sem saída de tensão) então troquei e agora tenho 5va.

Mas, a placa não liga (Acende LED de charge quando conecta o plug e depois apaga. Mesmo efeito com a bateria).

Observei também que estou sem VREF no U14. Devo troca-lo ou observar algum curto em sua linha?

Creio que só vá ter tensão neste pino, quando a placa entrar em operação, pois este CI é do VCORE e enquanto o I/O não liberar os sinais para liga-lo, não teremos tensão neste pino.

Depois que o led apaga, o 5V permanece ativo ? Como fica a tensão no pino 5 do U20 ?

Link para o comentário

Então, pessoal!

Creio que só vá ter tensão neste pino, quando a placa entrar em operação, pois este CI é do VCORE e enquanto o I/O não liberar os sinais para liga-lo, não teremos tensão neste pino.

Depois que o led apaga, o 5V permanece ativo ? Como fica a tensão no pino 5 do U20 ?

Os 5v permanecem. A tensão no PIN5 do U20 é de 4,6v. Quando o plug ta na placa e eu pressiono o botão de ligar, o LED permanece aceso. Quando solto ele apaga. Quando aceso, 1,8v no R124 e aceso ou apagado tenho 3v no C693. Que estranho..

Link para o comentário

@JMarcos007, No pino 5 do U20 deve se ter tem torno de 3,3V, veja a formula do Vout indicado no esquema, verifique o R1 e R2 e veja se estão apresentando suas respectivas resistências conforme indicado no esquema - R1 200K e R2 44.2K se houver algum problema com esses resistores o Vout será alterado, essa tensão de +3.3VA será responsável por alimentar a Bios o I/O e demais componentes.

3.jpg

Link para o comentário

@JMarcos007, No pino 5 do U20 deve se ter tem torno de 3,3V, veja a formula do Vout indicado no esquema, verifique o R1 e R2 e veja se estão apresentando suas respectivas resistências conforme indicado no esquema - R1 200K e R2 44.2K se houver algum problema com esses resistores o Vout será alterado, essa tensão de +3.3VA será responsável por alimentar a Bios o I/O e demais componentes.

3.jpg

Ainda não tive como olhar, mas, percebi algo que não tinha visto antes: Quando coloco a bateria e verifico a tensão de entrada na bobina do JACK eu encontro a tensão da bateria.

Quando ligo o plug do carregador na placa, sem o cabo de força do mesmo, ele acende. Algo esta mandando a tensão da bateria para o jack. Suspeito de um transistor. O que faço?

Sexta feira vou ficar mais folgado pra continuar a verificação desta placa.

Link para o comentário

• 1 mês depois...

3.jpg

Amigo, estou com tempo para terminar este reparo e quero conclui-lo esta semana.

Enfim! A BIOS está sendo alimentada com os 3,3va, só pra responder. Amanhã iniciarei uma verificação mais minuciosa deste problema. Mas, quanto ao fato de o carregador acender o LED quando conectado na placa com a bateria? Isto não seria um bom norte para nossa nova verificação?

OBS.: O carregador não está com o cabo de força da rede (220v).

Link para o comentário

Tensões Primárias PRESENTES:

1.0V, 5VA, 1.8VA e 3.3VA.

Só não entendi estas duas tensões (3.3VS_ON_HV / 3.3VS_ON_HV) ao lado direito do 1.8VA.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
  Esse problema que está acontecendo (Bateria alimentando carregador) não tem haver com o u13 não?

Também estou sem tensão no dreno dos Q27, Q17 e se não estou enganado, no Q36 tbm.

Já no VIN do R194 tenho 19V, no R211 tenho 3.3VA.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...