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Qual a maneira correta para Retirar ITE IT8502E?

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rpm.pablo

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Olá, vi pelo menos dois métodos de remover e soldar um ITE IT8502E. Um utilizando apenas ar quente, até pra por o novo joga um ar quente, e o outro para remover utiliza uma solda, salva chip, depois enche de solda nas trilhas e vai limpando com malha dessoldadora, ouvi comentários de que jogar ar quente pode danificar o Super Io, afinal qual a maneira correta de trocar um Super Io?

valeu

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Olá troco esses super Aio diariamente, com o ar quente mesmo, uso um fluxo de solda (pasta) yaxun que não contem água eu acho o melhor, com uma ajuda de um pequeno espeto viro o AIO para o lado quando a solda fica em ponte de fusão (mole), para colocar limpe as ilhas com o ferro de solda com o fluxo é o arame para que fique bem uniforme as superfície ai coloque o aio novo bem alinhado ai pode colocar o ar quente ao redor do AIO depois conferir se estar todos os pinos bem soldado caso fique um solto limpe o ferro de solda coloque um fluxo que tem água solde o mesmo  esse procedimento tura em media 10 minutos

 

OBS:O fluxo com água eu não recomendo usar com ar quente em vem de ajudar ele atrapalha já com o ferro de solda ajuda muito

 

Espero ter ajudado se ajudei de um joinlha    :)   

   

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O Jeito mais certo é com estação de retrabalho no 160º e com as pinças que vem com 2 pontas de aço.

Coloque a pinça por baixo sem forçar e  com o ar quente em cima do I/O, quando começar a brilhar não force para cima ainda, só empurre um pouco mais a pinça para dentro e passe fluxo de solda, faça esse trabalho com calma pois as trilhas rompem muito facil!.

Depois de retirado só fazer a limpeza com ferro de solda e malha de cobre.

 

espero ter ajudado, Deus no controle!

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Olá.

Como já citado existem vários métodos, inclusive aqui no fórum se buscar vai encontrar alguns vídeos de exemplo.

Eu particularmente trabalho com ferramenta semelhante a esta:

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Coloco fluxo pastoso cobix 692c em dois lados opostos do IO cobrindo fartamente todos os pinos, feito isso a ferramenta entra fácil sob os pinos do ci...

Aqueço com ar quente até se soltar, quando chega no ponto de fusão do estanho ele se solta e fica sobre os dois "arames" da ferramenta.

Feito isso coloco o 692c em todos os pads do ci na placa e limpo o estanho antigo com ponta faca e malha dessoldadora, estanho a ponta do ferro com estanho 63x37 0,5mm (rolo laranja da cobix) de forma que fique uma quantidade mínima de estanho, alinho o novo CI nos pads e soldo 2 cantos opostos para firmar a posição, depois passo o ferro por todos os contatos do ci na placa para que se soldem, é normal alguns pads ficarem grudados basta cutucar a ponta faca de leve nos pinos para que se desgrudem mas se preferir pode limpar o excesso com malha e fluxo, no entanto desta forma talvez tenha que ressoldar alguns pinos depois.

 

Antes de optar por este método eu soldava o IO de volta com ar quente, desisti pois este acima me pareceu mais fácil, rápido, e eficiente, mas com ar quente, após trocar o estanho eu colocava fluxo 692c e aquecia a região do chip na placa com ar quente antes de alinhar o ci pois o estanho recém colocado com o ferro de solda se assentava e facilitava alinhar o ci, feito isso alinhava o máximo possível o ci em cima dos pads e esquentava com a estação quase sempre ficava 1 ou outro pino grudado e eu tinha que usar o ferro de solda pra ajustar depois.

 

Tem também a opção de usar solda em pasta e ar quente, colocando a quantidade certa de solda em pasta nos pads do ci e usando o ar quente para soldar, sem dúvida esta será a forma mais rápida e fácil de todas, basta adicionar solda em pasta nos pads do ci na placa após a limpeza do estanho velho, alinhar o ci e aquecer, depois que pegar a manha da quantidade de pasta necessária dificilmente terá pinos grudados no final do processo.

 

Tempos atrás eu usava um bico especial para esquentar apenas os pinos do IO tipo este da imagem abaixo, desconsidere o tamanho pois peguei uma imagem qualquer:

desisti do bico que esquentava em teoria somente os pinos do IO pois no fim das contas aquecia o chip indiretamente e chegava a mesma temperatura, o processo só demorava mais para concluir, passei a utilizar então a estação de ar quente sem nenhum bico que dá na medida para estes componentes.

Abraços.

 

edit = correção do tipo de estanho que estava 63x67 uheahuaeuh

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Acredito que é de responsabilidade do vendedor embalar bem o produto para que chegue em perfeitas condições as mãos do comprador, no entanto se tiver paciência e confiança que não vai quebrar nenhum dos pinos, da pra usar estilete pinças e etc para coloca-las nas posições devidas.

Cada pino tem que ficar alinhado com seu pad na placa, cada pino é importante.

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em primeiro lugar com uma estação de ar quente, não tem valor de temperatura padrão, pois algumas placa para o estanho (solda) derreter, e necessário maior temperatura.

 

a vazão não pode ser muito forte, porque você pode retirar algum componente do lugar, para ficar um serviço limpo, eu uso papel alumínio para evitar calor e vazão em outro componente, cobrindo uma parte da placa e cortando apenas o local do componente.

 

ante de colocar calor, coloca um pouco de pasta de solda.

 

se a dica ajudou, da um joinha, porque você ajudando, vai ser ajudado.

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Nessa vida quase tudo é possível, você pode usar estanho de baixa fusão, o povo chama de "solda salva chip", para remover o componente antigo usando ferro de solda comum 60w... O resto do processo pode fazer como descrito anteriormente.

Tem um vídeo de um colega do fórum na seção de treinamento acho, que demonstra o processo, se tiver habilidade com o ferro de solda não terá problemas.

 

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Consegui remover o ITE com o método do salva chip, o problema que esse ITE tava bastante oxidado, inclusive com "perninhas corroído" mas ao remover o ITE, notei que duas trilhas foram afetadas por essa oxidação, nesse caso tem como recuperar essas duas trilhas pra poder soldar um novo?

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Neste caso há muita coisa a considerar antes de dizer sim ou não, precisamos de uma foto com ótima qualidade, da região em que as trilhas foram arrancadas, bem como identificação da placa mãe, desta maneira poderemos determinar qual o melhor curso de ações a ser tomado.

 

O seu tópico esta tomando um rumo diferente do que se propôs desde o começo, acredito que as dúvidas que tinha sobre está questão específica de como re-trabalhar o chip ite 8502E foram sanadas.

Minha sugestão é que finalize este tópico como resolvido, e tendo feito isso crie um novo tópico, também na seção de notebooks com os seguintes dizeres no título:

 

marca e modelo do notebook - modelo da placa mãe - trilhas ausentes no super i/o

 

Poderemos desta forma manter o fórum organizado, e suas dúvidas agora sanadas, poderão auxiliar outras pessoas, e desta forma não misturaremos vários assuntos em um mesmo tópico, o que facilitará a busca para quem procura pelo tema.

Se quiser pode já na primeira mensagem inserir: "@neofln da uma olhada aqui." Desta forma continuarei lhe ajudando lá.

Abraço.

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Muito obrigado, aqui encontra-se

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Abraço

 

 

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  • 3 semanas depois...

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então... Eu comprei da última vez em um revendedor local, Mundial Componentes (São José - SC).

A seringa de 30g custava R$:60,00 agora a seringa de 10g está custando no mesmo local R$: 59,00, no entanto achei na internet a seringa de 10g por R$:45,00.

O pessoal falou de vários fluxos que podem substituí-lo e vou acabar comprando um 223, ou yx-20, este último vem pote de 150g por R$:45,00

Não sei se foi a cobix que cresceu o olho ou se foram os revendedores mas nesse preço, pra eu, eles não venderão o produto hueuheauhaeuhae. ;D

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@neofln, Obrigado pela resposta, vou tentar comprar esse YX-20 para experimentar, achei ele no ML bem mais barato, não sei se é original, dê uma olhada.

 

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