Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Gravador de bios com menos de R$10,00

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Styll,

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

O componente de 8 pinos a que você se refere nos esquemas do link acima (primeira mensagem desse tópico) é o BIOS.

Utiliza-se um soquete 8 pinos para poder colocar os chips a serem lidos/gravados. Se for utilizar chips SMD deve-se ter um adaptador SOIC8 - de SMD para DIP.

 

obrigado,

 

vlad_itj não estava entendendo

não entendi a questão do adaptador poderia postar uma foto para eu entender melhor esse adaptador. vai ser colocado no soquect  de  8 pin. seria isso ? eu vo usar o mesmo esquema elétrico?

 

grato pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Styll,

Se for utilizar chips SMD deve-se ter um adaptador SOIC8 - de SMD para DIP.

Sim, o gravador permanece o mesmo, conforme a dimensão do chip você vai precisar de um adaptador.

É um gravador genérico para BIOS SPI, e dependendo do invólucro ou é DIP ou SMD, e o SMD SOIC8 vêm em 150mil/200mil.

 

Veja na parte de treinamento maiores informações sobre SMD, e quanto ao adaptador SOIC, de um Google "adaptador SOIC8".

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa tarde, estou com um problema com esse esquema alguem pode me ajudar?

fiz o curcuito certinho, usei o SPIPGM para ler, leu direitinho, consegui fazer o backup, mais na hora de verificar da erro. tentei gravar com o arquivo que baixei .bin aparentemente gravou certinho, e tentei verificar deu erro novamente. E inclusive o sintoma do note mudou, é um HP DM4, antes o CAPSLOK piscava 4 vezes, na tabela de erros é bios corrompida, agora pisca uma vez só, indicando problema no processador. será que nao gravou?

 

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

sjfnet,

para gravar os arquivos pode ser o flashrom.exe, spipgm.exe ou spipgmw.exe.

FLASHROM.EXE: verifica se foi gravado corretamente.

SPIPGM.EXE: para ambientes DOS/Win9x e não verifica a gravação.

SPIPGMW.EXE: para ambientes Win9x/NT/2k/XP e não verifica a gravação.

 

Nos arquivos help, info e readme.txt há mais informações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta pronto ! Acabei de montar o regulador!

 

Pra quem quiser utilizar a fonte velha de pc que tem em casa ai vai a dica. Peguei uma fonte de computador, abri e lembrei que ela tem reguladores internos e acertei em cheio, aqui na minha tinha varios UC TL431K que sao reguladores de tensao resistentes a temperatura, utilizei eles com 3 resistores como segue o datasheet, no caso pra obter 3,3V usei 2 resistores ( 1 de 100ohm e 1 de 330 ohm) e um resistor para limitar a corrente desse transistor, ele esta trabalhando com 60-70 mA, esta bom para gravar os chips de bios?

 

Obrigado novamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em complemento ao post:

 

Para as eeproms da série 93 usem uma placa de rede realtek (algumas trazem uma 93xx em vez do tradicional socket DIL32) , retirem a eeprom coloquem um socket de 8 pinos e pronto já têm um programador para a série 93 , no FLASHROM usem o parâmetro -p nicrealtek.

Olá,

Não entendi como usar a placa de rede para gravar as e2prom 93, poderia, por favor, explicar melhor?

 

Grato

Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CARACAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! AMEI ESSE FORUM NAMORAL KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Acabei de remover a bios do meu macbook pro e regravei no gravador dessa pagina e coloquei denovo e revivi meu macbook. Muito obrigado a todos que fazem parte desse forum e podem contar com mais um no time ;D \o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava usando o NANO BIOS Programmer, só que me deparei com algumas memórias SPI´s que ele não reconhecia (notebooks mais novos). Acabei montado um gravador desses pra ver qual ia ser. Não é que deu certo!!! Gravei a bios de um notebook Positivo S1990 (PCB A14HV0X REV: 4.0). Não estava podendo fazer dívida comprando um gravador novo e isso me ajudou bastante. No início de uns erros, não sei se por mal contato, mas depois foi uma beleza salvando e gravando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

 

alguém poderia me ajudar montei o esquema Gravador de bios mas não consegui em encontrar o componente Regulador tesão L78L33 na eletrônica mais próxima ele me orientou de colocar 03 diodos (1N4007) em serie que daria certo ...

terminei de montar medi o pino 8, 7 e 3 do socket tinha que dar 3,3v  certo.

 

mas com essa troca pelos diodos esta dando 4,3v tem algum problema? será que vai funcionar gravador?

Bios_Doug.jpg.131d3f275eaad0cec30cabf3ebe641cf.jpg

esquema_eletrico.jpg.3c3d756287cdb5c052e298bb373b642e.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...