Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte assimétrica AFR desregulada e com grilo dentro.

Avalie este tópico:

adiniz

Posts em destaque

Tenho uma fonte AFR PS3005, pouco usada mas já apresentando problema.

Ao mexer nos botões de regulagem de tensão, qlq toquinho, ela dispara para o máximo ou mínimo de tensão e faz um barulho como se tivesse um grilo dentro.

Abri a tampa e fiz uma inspeção visual e n tem nada danificado, exceto uma bobina, de tamanho médio, q está com a parte de metal meio solta.

Não está dando p trabalhar c ela desse jeito e é a única q tenho.

Agradeço a colaboração do amigos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem passo a passo, e à distancia fica ainda mais dificil... Começe retirando e medindo o transistor de potencia, geralmente é um 2N3055, segue o datasheet dele:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

• 1 mês depois...

Não tem passo a passo, e à distancia fica ainda mais dificil... Começe retirando e medindo o transistor de potencia, geralmente é um 2N3055, segue o datasheet dele:

Amigo, desculpe-me pela ausência mas fui obrigado a deixar a fonte de lado e agora estou retomando. Não achei o componente q vc citou, então tirei umas fotos q devem ajudar a vc e aos colegas a me ajudarem. Essa fonte tá fazendo falta e n posso comprar outra agora.

IMG_2316.jpg.11991e9051ad4240d3875f2d631c7805.jpg

IMG_2317.jpg.1b0b62800a9e2a5be9a3d6f88c28f073.jpg

IMG_2318.jpg.73844a066a524296307c5a98722e8ae4.jpg

IMG_2319.jpg.13e7e7fe91a76d7713fa9bfd70d80a43.jpg

IMG_2320.jpg.95d7ad74f36f608cdac881d502cb8c83.jpg

IMG_2321.jpg.2da30d85d6210f418ee73d558ac93791.jpg

Link para o comentário

No seu caso o transistor é outro, ele fica preso no dissipador de calor de alumínio. Confere esses dois capacitores eletrolíticos do primário (esses dois que estão marcados com pincel) estão estufados, na foto parece estar sim. Se estiver, troque eles!

Vc tem razão qto aos dois capacitores, eles estão estufados, mas isso foi depois q liguei no 220v c a chave em 110v, só q antes de estourar esses capacitores ela já estava desregulada e fazendo barulho. e msm com os capacitores estourados ela continua funcionando como antes rs.

Seria o K1358?

Link para o comentário

Estou vendo novamente as fotos aqui e ao que parece, sua fonte não tem o transistor de potencia, ela é estabilizada direto pela fonte chaveada... estranho, nunca vi assim... a minha (DPS-305CM) também regula a fonte chaveada interna, mas ainda assim tem o transistor de potencia pra estabilizar...

Troque esses eletrola, se continuar o grilo pode ser vibração nas bobinas do trafo...

Link para o comentário

, amigo, troquei os capacitores e continua exatamente como sempre. Tirei o K1358 e de acordo o datashett ele deveria ter uma resistência de 1.1 até 1.4 ohm, mas está com 16 ohm. Devo substituir? Me corrija se estiver errado.

O zumbido ("grilo") continua e n consigo achar de onde vem. Lembrando q qualquer toquinho nos botões de regulagem ela aumento o zumbido e fica variando a tensão mostrada no visor.

Valew

Link para o comentário

• 3 semanas depois...

Teste os potenciometros, geralmente esses modelos de fonte dão mal contato por oxidação e ai a referencia da fonte fica louca sobreoscilando gerando esses zumbidos.

Estava relutando p fazer isso, pq é de difícil acesso, mas depois da sua dica ví q n tinha p onde correr rs. O potenciômetro de Tensão está c variação de 200 a 800 ohms. Agora só n sei como vou trocar esse bicho pq n tenho a chave p tirar a porca q fixa ele na carcaça.

IMG_2575.jpg.c8a75da6aafa8cd3d4e872dffc86ed8b.jpg

IMG_2577.jpg.7ab3c97ff19ccd071bcffa7ddd75781b.jpg

Link para o comentário

Com um alicate de bico fino e um pouco de cuidado vc consegue tirar.

A primeira coisa que eu iria indicar tb seria a troca do potenciômetro. Não adianta apenas medir pois se for algum mal contato pode não aparecer. Eu tb procuraria por soldas frias, principalmente na placa onde vão soldados os potenciômetros.

Link para o comentário

Zumbido em fontes na sua grande maioria vem do Transformador, as vezes ele aquece e o esmalte dos fios de cobre derretem um pouco e da alteração, que explicaria também o problema na variação da fonte ( MAX e MIN ).

Troque os Capacitores estufados e os não estufados também, troque os potenciômetros e faça o teste, mas ainda acho que o problema maior infelizmente está no trafo!.  Abraço.

Link para o comentário

Se precisar montar uma fonte de baixo custo, segue o link. Talvez ajude!

Abraço!

Link para o comentário

O capacitores estufados já foram trocados e o trafo estava solto, então coloquei um pouco de cola quente p ele n ficar balançando, talvez o zumbido seja por conta disso. Vou fazer a ligação dos potenciômetros com fios, deixando de fora o q está c a resistência alterada e testar. Volto com os resultados.

Link para o comentário

N reparem na solda q foi feita de qlq jeito.

Bom, o resultado dessa gambiarra foi q a fonte parou de oscilar mas n está passando do 19V. Eu estou achando q eles são ligados em série e dessa forma um compensa o outro para alcançar os resultados, no caso as medidas selecionas na fonte. O q vcs acham?

IMG_2583.jpg.5f8cb6b91ac09aba2a70872ed8025289.jpg

Link para o comentário

impressão minha ou esses capacitores marcados estão estufados?

, pode confirmar isso..

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...