Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Indicação de ferro de solda, pasta de solda e ferramentas para bancada-Iniciante

Avalie este tópico:

murilo_ns

Posts em destaque

Pessoal, bom dia

Quero iniciar em eletrônica com pequenos projetos e experiências que vi na internet. São projetos pequenos e médios, gostaria que vocês me indicassem inicialmente:

- Materiais básicos para estudo;

- Ferro de solta para pequenos e médios projetos;

- Pasta de solda adequada;. Há realmente a necessidade? O que implica?

- Multímetro

- Outras ferramentas interessante para se ter

Posteriormente, irei estudar projetos com Arduino e Raspberry

Desde já agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, material para estudo eu indicaria Eletronica para autodidatas, estudantes e técnicos - Gabriel torres. Caso não queiras comprar o livro, baixa o sumário do livro e pesquisa os itens, tem muito video no youtube ensinando, alem do material que você encontra aqui no forum mesmo.

Ferro de solda pra inicio, um ferro de 30Watts está de bom tamanho, eu uso um hikari e não tenho do que reclamar, junto com o ferro você tem que comprar esponja vegetal para poder limpar o bico do ferro, nunca use lixa ou raspe pois vai tirar a proteção do ferro e deixar o cobre exposto e destruindo a ponta do ferro. Recomendo comprar um suporte para o ferro, uns que tem luga para esponja vegetal( a esponja quando comprada vem bem fininha porque esta prensada, quando você umedecer ela vai ficar no tamanho normal).

Pasta de solda eu nunca usei, uso solda comum, atualmente usando uma solda 60/40( 60% estanho e 40% chumbo), não pretendo comprar porque de forma geral as pessoas com mais experiencia dizem que não tem muita necessidade alem de não ser um bom tipo de solda.

Fluxo de solda seria uma boa você usar, ela serve para facilitar a soldagem, ela tem um ponto de fusão baixo e por literalmente ferver ela retardada um pouco o resfriamento da solda e limpa a superfície de oxidação fazendo com que a solde agarre com muito mais facilidade caso os contatos de cobre estejam com algum traço de oxidação.( compre se tiver em pouca quantidade, se você está iniciando, vai usar pouco. em geral as soldas já vem com fluxo dentro, num furinho que elas tem no centro)

Multímetro - eu comecei com um baratinho, analógico e recomendo que você compre desses mais simples, pra inicio e aprendizagem eles são muito bons, tem um custo baixo( em torno de R$25,00) e permitem que aprenda a fazer as medições nos componentes. desses de baixo custo, tem tanto analógico, quanto digital.

É bom ter álcool isopropílico para limpeza de placas, chaves de vários tamanhos, não apenas philips e fenda, mas torque e alen, pinças, alicate de bico e de corte, malha de dessoldagem( ajuda na limpeza após remoção de componentes).

Agora uma dica antes de você sair fazendo projetos, entenda  sobre: diferença de potencial, corrente elétrica, resistência elétrica , Lei de ohm, Leis de Kirshhoff... acho que isso é primordial para que você comece, pois da uma base que vai lhe ajudar entender outros assuntos.

• Joinha 1
Link para o comentário

, boa tarde

Muito obrigado pelo retorno, muito bem explicado e detalhado

Tenho formação de TI, Bacharel em Ciência da Computação e antes disso fiz mecânica de Usinagem no SENAI(Torneiro mecânico), ao qual me deu uma pequena base dos conceitos que você disse

Mas tenho que recapitular muuuuuuuuuuuuuuita coisa  :))

Sobre o ferro de solda, não compensaria então uma estação de solda, com suporte?

Você indica alguma loja ou vendedor do ML?

Link para o comentário

, desculpa não responder antes, não entrei no forum esses dias.

Então, eu não comprei pelo ML, mas irei dar uma olhada mais tarde e posso te indicar alguns. Agora to indo trabalhar. Bom dia!

Link para o comentário

, Boa noite!

A maior vantagem de se comprar uma estação de solda é o controle sobre a temperatura, se você estiver com uma grana sobrando eu acho que seja vantajoso comprar uma, agora sobre indicações eu realmente não tenho, mas o que posso contar é com minha recente experiência com uma estação de solda e retrabalho ya xun 702, comprei usada e veio bem mal cuidada, mas até agora não me deu dor de cabeça, o ferro de solda veio muito ruim e preferi usar o meu, pelo que vi no mercado a marca ya xun tem seus altos e baixos nos produtos, valendo-se que é uma marca chinesa, eu abri pra olhar o circuito e apesar de não encontrar algo extraordinário de ruim ou de bom, me chamou a atenção no cuidado em manter os fios organizados e devidamente fixados e com tudo muito bem isolado, algo bem incomum das coisas que vem da china. Considero ser um custo beneficio muito bom pra quem está começando.

Link para o comentário

• 3 semanas depois...

Eu adquiri um ferro muito bom no Aliexpress, com regulagem de temperatura e aquecimento bem rápido: Só pesquisar por Adjustable Ion Soldering 907. Paguei uns 30,00 na epoca. Quanto ao multimetro também adquiri um no Ali há uns anos, o Uni-t UT61E, ele custa em 50 dolares, mais ou menos, como o dolar tava bem barato na época saiu por menos de 100 reais. Creio que você encontra eles no ML.

Ue-GJ-907-ajustaacute.jpg.648326238c28559406c967126ae44971.jpg

ut61e_2.jpg.c90812903a69629529737eb5526cc365.jpg

Link para o comentário

• 1 ano depois...
Em 25/04/2016 às 15:16, cpu123 disse:

Eu adquiri um ferro muito bom no Aliexpress, com regulagem de temperatura e aquecimento bem rápido: Só pesquisar por Adjustable Ion Soldering 907. Paguei uns 30,00 na epoca. Quanto ao multimetro também adquiri um no Ali há uns anos, o Uni-t UT61E, ele custa em 50 dolares, mais ou menos, como o dolar tava bem barato na época saiu por menos de 100 reais. Creio que você encontra eles no ML.

Boa tarde! Você foi taxado nessa compra?

Link para o comentário

• 5 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...