Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Programadora de Super I/O

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Bom dia Pessoal,

nao sei se esta é a area correta pra esse tipo de topico, senao for, gostaria que movesse para area correta.

entao pessoal, to com essa duvida sobre essa gravadora, eh necessario compra-la, como encontrar os arquivos, ha necessidade de ter-la, qual a finalidade dele, e em qual tipo de defeito usaria.

Postado

Bom dia. No meu caso eu uso um gravador elnec beeprog2c para reprogramar smc f2117lp bga da linha apple.  Ele atende toda linha de s/io também.

Agora e necessário saber se o volume de equipamentos, vai valer a pena. O valor atual deste gravador, é entorno de r$ 5.800,00.

Abs

Paulo Noce

Postado

Bo a amigo, é interessante comprar o gravador da SVOD que é fornecido aqui no Brasil pelo Wilsoluções ele esta aqui no fórum é o melhor ele utiliza o conector do teclado para leitura e gravação das Multi I;/O e ao comprar terá direito de acessar a base de dados deles que tem la muitos arquivos ok. Boa sorte

Postado

Bom dia. No meu caso eu uso um gravador elnec beeprog2c para reprogramar smc f2117lp bga da linha apple.  Ele atende toda linha de s/io também.

Agora e necessário saber se o volume de equipamentos, vai valer a pena. O valor atual deste gravador, é entorno de r$ 5.800,00.

Abs

Paulo Noce

entao, mas ela eh usada pra que tipo de defeito no notebook?

Postado

Boa tarde, caso tenha que substituir algum destes que sejam programados e necessário gravar o arquivo nestes componentes novos.Para notebook, podemos regravar as bios e os S/IO específicos. Para linha apple uso para regravar componentes SMC ou gravar em componentes novos.

Abs

Paulo Noce

• 1 ano depois...
Postado (editado)
Em 4/25/2016 às 16:54, Paulo Noce disse:

Boa tarde, caso tenha que substituir algum destes que sejam programados e necessário gravar o arquivo nestes componentes novos.Para notebook, podemos regravar as bios e os S/IO específicos. Para linha apple uso para regravar componentes SMC ou gravar em componentes novos.

Abs

Paulo Noce

Acredito que somente valeria comprar o gravador e o adaptador para que tem uma grande empresa que presta serviço especializado para MacBook.

E outra este SMC F2117LP já está descontinuado e eu não sei se o adaptador que custa uma fortuna serveria para os novos SMC a partir de 2012

Vejam:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Editado: por Roberto275803
Postado

@Roberto275803 Bom dia,

Os adaptadores são diferentes. No meu caso vale a pena ter estes adaptadores, uma vez que minha loja está direcionada mais para Mac do que Note.

10 minutos atrás, Roberto275803 disse:

E outra este SMC F2117LP já está descontinuad

Só nesta semana troquei dois destes... Problema de não reconhecer bateria.

Estou aguardando a confirmação da Elnec, se funciona ou não os adaptadores que eles disponibilizam para estas linhas da apple.

Postado
2 horas atrás, Paulo Noce disse:

@Roberto275803 Bom dia,

Os adaptadores são diferentes. No meu caso vale a pena ter estes adaptadores, uma vez que minha loja está direcionada mais para Mac do que Note.

Só nesta semana troquei dois destes... Problema de não reconhecer bateria.

Estou aguardando a confirmação da Elnec, se funciona ou não os adaptadores que eles disponibilizam para estas linhas da apple.

Paulo, Bom Dia!

Uma coisa que achei interessante no site deles no Brasil foi a prestação de serviço informando que podemos enviar o chip virgem + o chip matriz que eles fazem a gravação, mas pelo visto é propaganda enganosa, porque já mandei varios email explicando tudo no maximo detalhe e desejando informação do custo do serviço e detalhes sobre o endereço para envio , contrato e estas coisas e eles nuncam retornaram com resposta alguma.

Foi mais uma tentativa frustrada.

O Mac tem alguns gargalos dificeis de vencer mesmo. Tem este do SMC e outro de gravar em partições NTFS.

Estou com 2 placas aqui 820-2936B precisando do SMC. Já testadas e prontas 

Postado
4 minutos atrás, Roberto275803 disse:

Uma coisa que achei interessante no site deles no Brasil foi a prestação de serviço informando que podemos enviar o chip virgem + o chip matriz que eles fazem a gravação,

vc está falando da Elnec aqui no Brasil ? Se for é a empresa Macsym, onde aguardo a resposta deles a uns três meses sobre este adaptador. 

Eles não tem como gravar e nem a Elnec até o momento.

Postado (editado)
51 minutos atrás, Paulo Noce disse:

vc está falando da Elnec aqui no Brasil ? Se for é a empresa Macsym, onde aguardo a resposta deles a uns três meses sobre este adaptador. 

Eles não tem como gravar e nem a Elnec até o momento.

Verdade amigo. É esta empresa mesmo. Por isto o Brasil tem uma péssima imagem fora .

Aqui nos EUA temos a empresa 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
 que responde no dia seguinte qualquer tipo de questão, pena que o orçamento que eles passaram deu mais de U$ 2800.00 no aparelho, adaptador e mais uma chave que eu nem entendi para que serve, parece ser a base do adaptador.

Editado: por Roberto275803
Postado

@Roberto275803

O problema não é a Macsym, no entanto converso direto com eles. Consegui uma informação muito importante, antes de comprar estes adaptadores. Estava fechando com a Macsym o modelo mais novo para placas retina e toda esta linha. Iria pagar + ou - R$ 6.800,00, mas conversando com um cara que trabalha com mac, o mesmo me informou que comprou o gravador Beeprog2C + este adaptador e não funcionou. 

Ele enviou o gravador e o adaptador direto para Elnec na Slovenia, com um SMC de placa de mac.

O que acontece é que o gravador grava qualquer SMC desta linha em componentes novos. No entanto estes smc que vem na placa apple, tem uma numeração um pouco diferente e foram feitos exclusivos para apple. 

Este é o motivo de não funcionar. Ele reconhece no gravador, mas na leitura e gravação fica tudo em FFFFF.

Estou aguardando uma solução do fabricante sobre este problema, resolvendo eu compro o adaptador.

Postado
3 horas atrás, Paulo Noce disse:

@Roberto275803

O problema não é a Macsym, no entanto converso direto com eles. Consegui uma informação muito importante, antes de comprar estes adaptadores. Estava fechando com a Macsym o modelo mais novo para placas retina e toda esta linha. Iria pagar + ou - R$ 6.800,00, mas conversando com um cara que trabalha com mac, o mesmo me informou que comprou o gravador Beeprog2C + este adaptador e não funcionou. 

Ele enviou o gravador e o adaptador direto para Elnec na Slovenia, com um SMC de placa de mac.

O que acontece é que o gravador grava qualquer SMC desta linha em componentes novos. No entanto estes smc que vem na placa apple, tem uma numeração um pouco diferente e foram feitos exclusivos para apple. 

Este é o motivo de não funcionar. Ele reconhece no gravador, mas na leitura e gravação fica tudo em FFFFF.

Estou aguardando uma solução do fabricante sobre este problema, resolvendo eu compro o adaptador.

Amigo que Deus abençoe sempre vcê e suas informações preciosas.

Já pensou se eu compro este gravador e o adaptador aqui. Iria jogar 2800 dolares no lixo.

Agora até eles resolverem este problema o adaptador ficará ultrapassado porque um novo chip já foi lançado.

Digno de nota é que os vendedores nada sabem a respeito da utilização do aparelho porque eu perguntei sobre o como ler e gravar o chip hitachi F2117LP e eles informaram o gravador e o adaptador. Se eu compro e não ler e nem grava como iria resolver?

Postado

@Roberto275803

é verdade. No entanto já tinha comprado o gravador no ano passado e deixei para depois comprar o adaptador. Não tenho que reclamar, porque é um ótimo gravador, mas não tinha necessidade de se gastar r$ 4.800,00 em um gravador  sem este adaptador.

Estou estudando outros meios de se gravar este smc diretamente na placa. Estou terminando o circuito impresso, para poder começar os testes.

Postado
3 minutos atrás, Paulo Noce disse:

@Roberto275803

é verdade. No entanto já tinha comprado o gravador no ano passado e deixei para depois comprar o adaptador. Não tenho que reclamar, porque é um ótimo gravador, mas não tinha necessidade de se gastar r$ 4.800,00 em um gravador  sem este adaptador.

Estou estudando outros meios de se gravar este smc diretamente na placa. Estou terminando o circuito impresso, para poder começar os testes.

Ok. Estão vou ficar aguardando pelo amigo e qualquer ajuda que precisar pode contar comigo.  Eu também tenho interesse nem que seja para ser o primeiro a utilizar o seu serviço de gravação.

Com certeza será mais em conta que esperar conseguir uma placa igual com defeito para retirar o SMC. Tentei aqui nos EUA mais eles estão querendo U$ 50,00 numa placa com defeito sem garantia que o SMC está bom, aí o risco é grande pagar este valor e não resolver nada, quando o chip virgem custa menos de U$ 1,00. Se for para pagar  cerca de U$ 20,00 na gravação é muito mais vantagem que investir numa placa sucata.

• Joinha 1
  • 2 semanas depois...
Postado
Em 25/04/2016 às 17:54, Paulo Noce disse:

Abs

Paulo Noce

quando se tem q trocar esse componente s i/o. eu acredito q a bios usada tem uma especie de MAC q funciona somente para aquele notebook " nesse caso a bios é no próprio i/o, por isso nao adianta fazer bkp para instalar em outro notebook. quando se pega uma .rom do site do fabricante "virgem" quando ele inicia pela primeira vez é configurada para aquele notebook somente.

esse raciocínio esta corrento ?

Postado

@Harvorax Boa tarde,

Qdo necessário a troca do SIO temos que gravar o arquivo correspondente ao mesmo modelo de placa. O que posso lhe falar se eu pegar o arquivo do SIO de uma placa boa e gravar em outra do mesmo modelo "placas iguais " funciona sem problemas.

1 hora atrás, Harvorax disse:

quando se pega uma .rom do site do fabricante "virgem" quando ele inicia pela primeira vez é configurada para aquele notebook somente.

esse raciocínio esta corrento ?

Por isso que limpamos a região da bios quando regravamos. Com este procedimento, seria igual a uma máquina que sai de fabrica.

Postado
5 minutos atrás, Paulo Noce disse:

Por isso que limpamos a região da bios quando regravamos. Com este procedimento, seria igual a uma máquina que sai de fabrica.

Então quando a maquina sai de fabrica sua bios esta zerada FFFFFF ?

e quando se inicia pela primeira vez a bios pega as informações do i/o só ai vai ter dados gravado na bios externa.

então quando for necessário gravar um i/o temos q deixar a bios limpa primeiro ?

processo

1 limpar memoria da bios externa

2 limpar i/o (bios interna)

3 gravar i/o (bios interna)

4 o i/o programa a bios na primeira inicialização. 

seria assim ?

peço desculpas pela insistência, pois como fiquei 3 anos parado, quero me atualizar ...

E muito obrigado pelo conhecimento passado =p

Postado

@Harvorax A máquina não vai funcionar com a bios FFFFF.

A placa sai de fabrica com a bios gravada, onde temos todas as informações de hardware " cpu, pch e outros "e sua sequência de start da placa.  

Se vc perceber, temos placas com o mesmo modelo de placa, mas com processador diferente. Qdo a máquina está original de fabrica, ela liga rapidamente e funciona perfeitamente. Agora quando ocorre algum problema e temos que regravar a bios, vc vai no fórum e baixa uma bios conforme o modelo da placa ok. Só que em muitas vezes após a regravação, a máquina demora para dar vídeo, não reconhece hi-fi, problemas no vídeo e etc. Isto ocorre, porque a bios que baixou, por mais que seja da mesma placa, tem configurações de hardware diferente.

Qdo ocorre este problema ou qdo temos que regravar alguma bios para placas Intel/PCH, fazemos o procedimento de limpeza da região. Qdo o fabricante desenvolve o hardware e a bios. ele determina qual será a região a se usar conforme o PCH utilizado da placa. 

Veja este vídeo que irá entender. O primeiro passo é salvar a bios que está na placa e ver qual a sua região.

• Legal 1
Postado
19 minutos atrás, Paulo Noce disse:

@Harvorax A máquina não vai funcionar com a bios FFFFF.

desculpe estava entendendo errado com essa explicação agora q fui intender obrigado.

na verdade vc tem q editar a bios do fabricante conforme a pch versao, achei legal esse programa q faz isso pra vc, sem vc ter q achar manualmente a linha de programação da bios para mudar, ele ja faz isso pra vc.

isso tudo para programar o i/o certo ? e quanto a bios externa n precisa mexer nela ?

e so a respeito desse reset q ele fala o final tbm LST jumper ao lado da memoria e do CRIS q sao 2 jumper. seria pra q isso? teria algum exemplo ? ou foto ?

Postado

isso tudo para programar o i/o certo ?

O SIO vc irá gravar, somente se tiver que trocar por outro ou achar que este componente não está com seu funcionamento correto.

Este procedimento que passei acima é para bios em qualquer placa que tenha o PCH. Sobre estes jumpers, praticamente todas as placas samsung tem este reset ao lado das memórias.

• Joinha 2
Postado

nossa, quanto rolo q eu fiz, como viu, eu estava bem perdido. hehehe acho q agora eu intendi.

esse processo é para a bios somente para placa com pch, não ha a necessidade de gravar i/o nesse caso. ( todas as placas tem q da esse reset apos a gravação da bios? ) oq esse reset faz "claro reseta heheh" mas oq ?

por curiosidade. pelo preço acima mencionado de um programador de i/o n se torna mais viável comprar um i/o novo , ja q se for de mesmo modelo  iria funcionar normalmente ?

ate por conta da compatibilidade de novos i/o dificultando a gravação. 

Postado
56 minutos atrás, Harvorax disse:

todas as placas tem q da esse reset apos a gravação da bios?

Para placas samsung existe estes pontos ao lado das memórias. Para outras placas, retire a cmos e segure o start da placa por alguns segundos.

por curiosidade. pelo preço acima mencionado de um programador de i/o n se torna mais viável comprar um i/o novo , ja q se for de mesmo modelo  iria funcionar normalmente ?

Ele novo vem virgem e precisa ser programado com o arquivo correspondente ao modelo da placa.

Postado

@Paulo Noce  obrigado literalmente pela aula.

eu estava vendo q se vc ver o i/o como um pic.

daria para grava i/o usando gravador eprom q sai bem mais barato.

e com placa impressa adaptava os cabo de alimentação e EN para programar 

oq justifica um gravador vale mais de 5 mil ?

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...