Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Polícia Federal Deflagra Operação "Chargeback"

Avalie este tópico:


robusto53

Posts em destaque

Polícia Federal Deflagra Operação "Chargeback"

Publicado em 19-05-2016 23:00

Na manhã do último dia 18 de maio, a Polícia Federal deflagrou a Operação Chargeback, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em compras fraudulentas que eram feitas via Web. Os cybercriminosos utilizam cartões clonados, além de roubar dados dos usuários de Internet Banking. Nessa operação, estiveram envolvidos 50 policiais federais no cumprimento de 12 mandados de prisão preventiva, 12 mandados de busca e apreensão e 3 de condução coercitiva, nas cidades de Palmas e Porto Nacional, no estado do Tocantins. As investigações tiveram início após a prisão de um dos integrantes da organização criminosa, que ocorreu em janeiro deste ano, quando um integrante do bando foi preso no momento em que tentava retirar mercadorias em uma agência dos Correios. Vale ressaltar que as mercadorias haviam sido compradas em lojas virtuais com cartão de crédito e dados cadastrais de outras pessoas. Devido ao fato desses cybercriminosos fornecerem endereços falsos ou inexistentes, os produtos voltavam para os Correios e eles mesmos apareciam para retirá-los em ocasião posterior, ou seja, "o cybercriminoso voltava ao local do crime".

 

 

Existe ainda uma forte suspeita de que alguns funcionários dos Correios davam uma ajuda para que essas mercadorias fossem retiradas. Além de tudo, houve a constatação de que, após receberem o material, os criminosos colocavam-no de novo à venda na Internet, em sites de relacionamentos, através de aplicativos de telefone ou mesmo em suas residências, com preços bem mais em conta. A quadrilha também oferecia compra de passagens aéreas a preços abaixo dos que são oferecidos pelas diversas companhias aéreas ou sites especializados, e assim, com os cartões clonados das vítimas, os cybercriminosos emitiam os bilhetes aos compradores, com descontos generosos que chegavam até a 50%.

 

Todos os detidos nessa operação, serão indiciados por falsificação de documentos, invasão de dispositivo informático alheio, furto qualificado mediante fraude, receptação, lavagem de capitais e composição de organização criminosa. As penas mais graves, como no caso de lavagem de dinheiro, podem chegar até a 10 anos de reclusão. Em relação ao nome dado a esta operação, "Chargeback" remete ao procedimento de estorno e devolução dos valores aos clientes, sempre que a venda é proveniente de fraude ou furto de cartões de créditos no âmbito do comércio eletrônico.

 

http://www.pf.gov.br/agencia/noticias/2016/05/pf-desarticula-organizacao-criminosa-especializada-em-compras-pela-internet

17978726.jpg.6e6fff4e2467b7eac33f33e913de94b8.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...