Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Microondas Electrolux MEF28 127v

Avalie este tópico:


Laurysson

Posts em destaque

Boa Noite a todos, estou com um microondas electrolux mef28 127v. meu cliente deixou para trocar a trava da porta que havia quebrado, sendo que o mesmo relatu que o aparelho funcionava normalmente.

 

Fiz o procedimento de troca da mesma, o micro estava ligando normalmente, acionei o botão ligar para testar o aquecimento, e no mesmo instante ele queimou o fusivel.

 

foi então que comecei os testes.

 

eu tenho um circuito de proteção contra curto (lâmpada ligada em série com tomada, quando está em curto a mesma ascende com máxima intensidade)

 

Microchaves da porta:

 

testei as 3 e nenhuma deu problema. por desencargo de consciência fiz a substituição das mesmas pelas de outro microondas que tenho e que funciona normalmente.

continuou fechando curto quando aperta o botão liga

 

magnetron:

fiz o teste de continuidade com multimetro nos terminais, tudo certo.

fiz o teste de continuidade dos terminais com a lata, tudo certo.

 

deixei os dois conectores do magnetron desconectados, acionei o botão de ligar, e continuou em curto.

 

capacitor de alta:

deixei o magnetron desligado, fui para o capacitor de alta, testei com o mesmo com multimetro e nao apresentou curto, nem o diodo.

deixei os dois desconectados, acionei o botão, e continuou em curto.

 

trafão:

fiz o teste de continuidade no trafão, tudo certo.

desconectei os conectores de entrada do trafão, acionei o botão, e continuou fechando curto.

 

placa controladora:

por ultimo retirei a placa controladora, fiz um a inspeção visual minuciosa em seus componentes e trilhas, e nenhum defeito aparente.

 

fiz o teste do trafinho, tudo ok

fiz o teste nos diodos, tudo ok

 

o varistor aparentemente está ok.

sou técnico em informática, tenho conhecimentos básicos em eletrônica, porém estudo em casa vendo videos, e lendo apostilas, portanto sou novato. mas com esta crise, a necessidade de aumentar a clientela é eminente.

 

gostaria de saber o que mais deve ser testado na placa e qual o procedimento de teste. desde já agradeço o apoio dos mais experientes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

boa noite a todos, a trava nova chegou porem mesmo assim quando aciono o microondas ele queima o fuzivel, fiz o testa no conjunto de alta tensão, liguei a corrente alternada diretamente na entrada do trafão, e ele funcionou normalmente, aquecendo o copo d'água que coloquei no interior do microondas. as microchaves estão funcionando, fiz o teste com multimetro, só me resta a placa controladora, o que poderia ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Vc já tem 11 créditos...

Vá na loja e selecione download 1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, para facilitar a localização do download, por favor, informe o link aqui no tópico mesmo, ok.

 

j+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baseado nos esquemas fornecidos pelo companheiro, a ligação das microchaves está correta. Se eu desligo o fio do trafão ele aciona normalmente, gira o ventilador e não fecha curto.

Quando ligo o conector do trafão ele fecha curto.

 

com multimetro analógico, desconectando os dois fios da entrada do trafão,  e ligando as pontas de prova do multimetro pude ver que a voltagem chega normal na entrada do trafão, testei o magnetron, tudo ok, testei o capacitor de alta, tudo ok, testei o diodo, ok.

 

então utilizando o protetor de curto que usa uma lãmpada em série, liguei a energia (127v) diretamente na entrada do trafão, e ele aqueceu um copo de água normalmente. mostrando que o conjunto de alta não está em curto, porem ligando o sistema completo não funciona.

testei as microchaves e tudo ok. resumindo os dois circuitos funcionam (placa controladora e microchaves) (trafão, diodo, capacitor, magnetron) só que quando ligados juntos fecha curto. já estou batendo biela com este defeito. :-[

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, novamente questiono: de quantos watts é sua lampada de série?

 

Outra coisa: Nos conectores que saem do relé para o trafo, tem quantos fios? Quero entender o seguinte: no relé da placa só saí dois fios que vão diretamente para o trafo ou tem mais algum fio que vai pra outro lugar?

Já peguei alguns micros que tem mais de 2 fios nesses conectores e nesse caso ele tem posição certa de ligar no relé, pois o relé (alguns) também é soldado os contatos na placa e se ligar os fios invertidos ele fecha curto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa tarde, a lâmpada que estou usando em série é de 100wats incandescente, e as microchaves de cima para baixo tem as seguintes combinações de fios:

1ª pino superior - fio vermelho com branco

pino inferior - fio vermelho que é ligado na microchave monitor

 

2ª monitor - pino superior - fio vermelho que sai da 1ª microchave - pino central - vermelho com branco (vermelho vai para o trafo e branco vai para ventilador) pino inferior - fio azul que vai no conector do relé da placa

 

3ª microchave sai os dois fios que vão para a placa ( pino superior azul e inferior verde)

 

no relê da placa o conector tem 4 fios (amarelo/azul em cima e preto/azul em baixo) o fio amarelo vai para o trafo o azul vai para a microchave monitor.

 

ainda no conector do relê da placa na parte debaixo onde vai o preto/azul (preto vai para o sensor de temperatura do magnetron e o azul.

 

segue as fotos para melhor explicação

IMG_0749.jpg.1bbf74f96b14c20d8d5b5d00847fb232.jpg

IMG_0750.jpg.3e1102aaab603aecf6b1ed3a822d87b1.jpg

IMG_0752.jpg.c30258178ba606d6421496e826cb243e.jpg

IMG_0753.jpg.4057e8f48c8a528f38ed8c73f57b165f.jpg

IMG_0754.jpg.c19ef5708b8f24728f2a8b3cf82630b6.jpg

IMG_0755.jpg.9fab5b7cc3947044604a8e138e543531.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma vez já cometi erro na ligação dos fios da micro-chaves e entrar em curto, também já encontrei capacitor de alta em curto entre pino e carcaça.

Tire fotos das três micro-chaves com as cores da fiação.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, novamente questiono: de quantos watts é sua lampada de série?

 

Outra coisa: Nos conectores que saem do relé para o trafo, tem quantos fios? Quero entender o seguinte: no relé da placa só saí dois fios que vão diretamente para o trafo ou tem mais algum fio que vai pra outro lugar?

Já peguei alguns micros que tem mais de 2 fios nesses conectores e nesse caso ele tem posição certa de ligar no relé, pois o relé (alguns) também é soldado os contatos na placa e se ligar os fios invertidos ele fecha curto...

IMG_0759.jpg.3db154a699609c2f80b79d4e775ac5b0.jpg

IMG_0758.jpg.e58d0f198c3e945792ea143e0ebba6a5.jpg

IMG_0751.jpg.cf8eb6bfe52b2e468d22cf7bc7ef287b.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o protetor de curto que fiz (para evitar acidentes e queima de fusivel) é basicamente uma lâmpada de 100wats incandescente em séomarie e com botão ligado em paralelo na mesma para quando for utilizar a tensão normal. fiz a adaptação em uma carcaça de fonte de cpu e aproveitei as tomadas da mesma para fazer a entrada da rede e saída com proteção, e utilizando uma cola de silicone colei o soquete com a lâpada dentro da fonte. seguem as fotos

IMG_0760.jpg.d58344cafa05e38ab063e6ebadc1ffc3.jpg

IMG_0761.jpg.bfc34be75975071fa2b6d3e1495cd41c.jpg

IMG_0762.jpg.b367f4b0580e96421d8e2cbd7baa8ff8.jpg

IMG_0763.jpg.186ec0c0e2aa389a1f969d0e37bebdbd.jpg

IMG_0765.jpg.68f2e3ac28a0f1459dcab2301894beaa.jpg

IMG_0766.jpg.2d87fa822b4a8f33215916f015f79f24.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas um teste... peguei uma lâmpada incandescente de 100wats, com soquete e duas garras jacaré e liguei nos fios que vão na entrada do travo e quando aperto "ligar" ele fecha curto, quando desconecto um dos conectores jacaré que estão ligados à lâmpada, ele funciona normalmente, faz a contagem e gira o ventilador....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz comparação com um ME28s, as cores são diferentes mas verificando a ordem estão iguais e não indica erro. Soltar os fios que vão no primário da fonte e verificar se chega 127V quando liga o power no painel. Você disse que ligou 127V direto no primário da fonte e o magnetron funcionou normalmente.Se eu entendi bem disse também que ligou lampada série no primário do trafão com lampada de 100W e que o mesmo acendeu forte indicando "curto"? Lembrando que o equipamento que você quer testar com lampada série tem que ser 1/3 da potencia da lampada, se uma lampada série de 100W foi ligado no primário do trafão é evidente que a lampada vai acender com intensidade. Verifique o fusível do microondas, se for de 15A instale um de 10A e faça o teste. se alguma coisa estiver em curto o fusível vai abrir direto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o problema está antes do trafão, pois como disse ligando diretamente 127v no primario ele funciona o conjunto de alta e ativa o magnetron aquecendo o copo de água usado no teste.

 

o fusivel original dele é 20ah. o circuito de teste que uso tem um botão em paralelo com a lâmpada caso eu queira utilizar 100% da energia, quando testo e vejo que nao tem curto, eu aperto o botão e ele joga 100% de energia necessária para ativar o trafão (127v.

 

com os conectores do primário do trafão desconectados, quando ativo a função aquecer, ele faz a contagem do tempo normal, gira o ventilador, gira o prato... tudo normal.

 

basta eu conectar o trafão que ele da curto e se não fosse o circuito de proteção com a lâmpada em série, ja tinha queimado uns 1000 fusiveis.rsrsrs

 

foi então que peguei outra lâmpada de 100wats, nas pontas dos fios do soquete da lâmpada coloquei dois conectores tipo "jacaré", e liguei nos conectores que vão no primário do trafão (simulando o trafão), e novamente da curto. (medindo com o meter ele chega a tensão chega normal nos conectores do primário do trafão). é só com o meter que nao fecha curto. o certo seria ele ascender uma lâmpada comum certo? já que com o meter ele sai 127v. mas ao invés disso ele fecha curto. lembrando que o dono do microondas relatou que ele funcionava corretamente, depois que ele quebrou a bendita trava não funcionou mais, claro que por conta da mesma ter contato com a microchave primaria.

eu descartei a hipótese de ser defeito no conjunto trafão, diodo, capacitor e magnetron, pelo fato dos mesmos funcionarem quando ligados direto à rede 127v. (me corrijam se estiver errado).

 

será que pelo simples fato de ter quebrado a trava que aciona a microchave primária possa ter danificado algum componente da placa?

 

hoje só por desencardo de consciência, mesmo testando a microchave monitor, comprei uma novinha  e coloquei no lugar, e não para minha surpresa continuou o mesmo problema. será que algum iluminado vai matar esta charada, pois minha cabeça já está até doendo de tanto ficar tentando achar solução para este microondas. estou desde as 08 horas da manhã com ele, pesquisando na internet, vendo videos no youtube e pedindo ajuda para os companheiros do fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para utilizar lampada série no primário do trafão teria que usar uma lampada 3X mais potente que o trafão e magnetron em torno de 2.500W para teste. Os terminais do trafão não pode fechar curto com a carcaça, já peguei trafão em curto e só substituindo para verificar o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, te perguntei sobre a potencia da lampada de serie sua justamente pela questao que o falou: A lampada tem que ser mais forte que a carga a ser testada. No seu caso deveria ser uma lampada de mais de 1500w. O ideal pra lampada de série é colocar várias lampadas, cada uma com um interruptor, assim pode ir aumentando a potencia da lampada de série de acordo com o que precisar... Eu uso, por enquanto, só uma lampada de 600w, daquelas usadas em fusor de impressora laser..

 

Retomando a questão do tópico: Sugiro que faça os seguintes testes:

 

>> Retire o relé da placa lógica e teste ele fora da placa, usando fonte pra alimentar a bobina e multímetro pra medir os contatos dele.

 

>> Ligue o conector do trafo invertido no relé. Pela foto, o fio amarelo está no terminal de cima do relé, coloque o conector de jeito que o fio amarelo fique no terminal de baixo. Após inverter, teste na lampada série.

PS.: Certamente a lampada série vai acender no máximo, se possível use uma "série" mais forte. Se for o caso, coloque uma tomada em paralelo com sua lampada e coloque um ferro de passar roupas, assim a resistencia série equivalente de sua lampada vai subir pra uns 1300w e não irá queimar o fusível do microondas caso esteja em curto.

 

 

Outra coisa: Geralmente os microondas vem com o esquema elétrico desenhado na etiqueta atrás do microondas ou então na parte interna da tampa do microondas. Dá uma conferida minuciosa nessas ligações...

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiz o teste com o relê, ele está funcionando normalmente.

 

Mas olha só, eu ressoldei o relê na placa e fiz o teste dela fora do microondas. e veja só:

 

*fiz um jumper na placa onde se conecta o cabo da microchave que informa se a porta esta aberta

*liguei corrente ac 127v no conector da placa onde se alimenta o trafinho de controle

*a placa ligou corretamente, e com o teste de continuidade liguei na saída do relê de potência, o normal dele é sem continuidade, certo, eu coloquei um tempo e apertei ligar, o relê estala e os terminais dão continuidade, mostrando que ele está bom.

*Todavia eu fiz um outro teste...

 

-na no primário do trafinho da placa eu coloquei em paralelo uma lâmpada 127v 100w, ela não ascendeu e fica como se fechasse curto na placa.

 

-foi então que eu fiquei com uma pulga atras da orelha em relação ao varistor que também fica em paralelo na placa.

 

-ele visualmente está perfeito, mas ao retirá-lo da placa pude ver que ele não dá continuidade ou qualquer valor em ohms, como se ele estivesse aberto.

 

-tem também dois termistores VERDES identificados como PTC1 e PTC2, estão ligados em série, um está ligado na entrada do trafinho e outro está ligado nos relês

-o termistor ligado no trafinho é o GLE 101M, e o ligado aos relês é um S390.

 

-agora ficam as perguntas.

 

1º. a lâmpada deveria ascender depois do varistor?, pois ela só ascende antes.

2º. o varistor influencia em alguma coisa relativa ao curto que fecha na placa (pois o micro funciona a placa, faz contagem, aciona ventilador, gira o prato mas fecha curto no primario do trafão.

(o varistor é um TVR 10561).

3º posso ligar a placa sem ele só para testar? pois não achei nenhum semelhante na minha sucata, e domingo fica muito mais difícil achar um componente.

 

e para completar, estourou um transformador na rua da minha casa e estamos sem energia, ainda bem que tenho notebook e um nobreak para ligar o roteador.rsrsrs

 

fico no aguardo dos companheiros.

TVR10561.jpg.9e401d2613d6f5ac2f5a34f6b7819462.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...