Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Notebooks com ME ROM

Avalie este tópico:

toniu-massa

Posts em destaque

Olá, pessoal!!!!

Não sei se é o local certo para postar minha dúvida...

Está aparecendo uns notebooks com 2 bios. Não sei se todos com 2 bios são Intel ME. Não conheço muito bem essa tecnologia, mas sei que a Intel insere uma chave assinada de segurança na ROM, muito parecida com a do Windows 8.

A minha dúvida é em relação à regravação dessa ROM. Uma regravação pode tornar essa chave inválida? Se a resposta for sim, então a máquina não vai mais dar o boot, certo?

vlw!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Descobri que o firmware tem duas áreas: uma de código e outra de dados.

A área de dados é preenchida pela OEM com configurações especifica da placa do mesmo modelo. A área de dados precisa ser limpa para a placa mãe funcionar corretamente.

Essa limpeza é feito de forma diferente para algumas versões do Intel ME.

Estou pesquisando ainda... Depois posto mais detalhes...

te+

Link para o comentário

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Amigo tem a BIOS do EC(S I/O) que é próximo ou dentro do EC(S I/O) responsável pela partida da placa, e a SPI ROM BIOS que se comunica com o CHIPSET e tem o software responsável pelo post, gerenciamento de BOOT etc...

Link para o comentário

, Amigo geralmente as placas com duas bios uma é menor em tamanho e capacidade de espaço de memoria em torno de 2 MB e fica perto do EC (super I/O) e a outra chip maior de 4 ou 8 MB fica conectada ao PCH e contem todos os dados dos periféricos da placa e configuração de partida da maquina.

Se ajudou você manda j+

Abs,

Roberto

bios_spi.jpg.f303eacc538aca206906184b6234ce54.jpg

Link para o comentário

Não tinha reparado que tinha outra bios... Eu sei que a placa de rede tem uma bios tbm.

Estou falando do bios do ME (Mecanismo de Gerenciamento - Manangement Engine). Essas placas tem que instalar um driver, MEI ou SOL, ou mesmo os dois. Ele tem uma conexão direta com o PCH e fuciona junto o bios do EC e é chamado de bios compartilhada.

Essas placas tem capacidade de gerenciamento remoto, mesmo com a placa desligada. E tem um processador separado e independente do principal, parece que é um ARM. São placa AMT e incluem vários recursos como TPM, IPT, anti-furto, etc.

Veja um esquema que usa ele:

Está na página 78.

Placas da AMD tbm tem, mas tem um outro nome...

Link para o comentário

Nem todas as placa tem esse chip SPI no PCH. Estou com um aqui que tem o local do chip, mas está sem o chip. No esquema ele aparece...

e parece que é esse que fica no PCH. Em alguns esquemas aparece como ME ROM e em outras como ME Flash ROM, pelo menos, nas que eu vi...

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Se for regravar uma ME ROM de uma cópia, essa limpeza da região do ME precisa ser feita antes da regravação.

O processo de limpeza é especifico para cada versão do PCH e firmware, inclusive os programas tbm são específicos ao PCH e firmware.

Explicação do processo é bem longa; então, vou criar um tópico específico para isso. Depois de criar o tópico, eu posto o link.

te+

Link para o comentário

Para o pessoal que sabe ler em inglês, estou colocando os links para referência.

te+

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...