Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

G41-M3 - Não liga pelo power

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Já peguei algumas placas assim que não ligavam pelo power. Só ligavam se a gente fechasse o power e em seguida tocasse com algum objeto metálico em um dos terminais do cristal de 32k. Mesmo assim  ligavam más não davam imagem.  Todas elas eram solda fria no chipset ponte sul. A solução foi reballing do ponte sul.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que nao é esse CI.

antes de fazer qualquer coisa baixe o datasheet do Super IO verifique se na entrada de alimentação do IO tem 3.3 V se sim verifique no datasheet do super IO qual o pino que é resposanvel por ligar o micro verifique a voltagem que tem nesse pino  se ele tiver 3.3 v vc liga um fio no terra da placa mae  em algum espaço onde entra o parafuso e com muio cuidado  vc encosta  o fio no pino responsavel por ligar o micro, quando vc gerar um curto na linha levara a tensao de 3.3 para 0v oque fara o IO ligar o micro.

agora se vc nao tem 3v na entrada do IO nao adianta tentar nada antes de descobrir a fonte de 3v  e a linha de 3v de onde que vem.

Link para o comentário

acho que nao é esse CI.

antes de fazer qualquer coisa baixe o datasheet do Super IO verifique se na entrada de alimentação do IO tem 3.3 V se sim verifique no datasheet do super IO qual o pino que é resposanvel por ligar o micro verifique a voltagem que tem nesse pino  se ele tiver 3.3 v vc liga um fio no terra da placa mae  em algum espaço onde entra o parafuso e com muio cuidado  vc encosta  o fio no pino responsavel por ligar o micro, quando vc gerar um curto na linha levara a tensao de 3.3 para 0v oque fara o IO ligar o micro.

agora se vc nao tem 3v na entrada do IO nao adianta tentar nada antes de descobrir a fonte de 3v  e a linha de 3v de onde que vem.

Déjà vu !!  :)

Link para o comentário

Não assistiu Matrix ??  :)

Significa isto aqui:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

com isto:

:))

Link para o comentário

pode colocar no defeitos de serie pra estas placa com o chip 41 , olha a onda , eu uso uma destas neste pc aqui , e estes dias parou do nada , passei um tempão e não consegui entender o q acontecia , aí dei um clean cmos e como não conseguia fazer ligar e na placa de diagnóstico não dava nada ,fui medir se tinha os 3 volts no power ,e logo depois q fiz isto ela voltou a funcionar , uma amiga tem uma igual e chegou ontem com ela aqui ,acontecia o mesmo ,fiz a mesma coisa e ela voltou a funfar , coloquei no gabinete ela parou fiz novamente e subiu e não parou mais , a uns dias atrás uma com o mesmo chip não teve jeito e levei para um conhecido testar ,ele não descobriu e disse q tava dando muito pró estas placas , agora veja bem , vendo tudo isto ,peguei a placa aqui e fiz os precedimentos e a fofa subiu ,só trabalha agora no domingo , ahahah .

Link para o comentário

Leopin, Você deu um clear cmos e ela voltou a funcionar, é isso? Poderia me disponibilizar o arquivos de bios? Em relação ao I/O vou verificar, mais o pino do power tem os 3v.

eu dei um clean cmos sim ,como essas bios são encaixadas  ,dei tmb uma mexida nela , aí eu peguei o multímetro e fiz a medição no power , quando medi , após isto ela ligou , na minha eu apertei aquele cristal perto do encaixe dos fones de ouvido mais nada , na de ontem não apertei nada e a q tá aqui agora eu já tinah mexido e nada , quando vi o tópico ,ela deve ter ficado com medo e ligou na hora q toquei ,uma onda , veja aí qualBios quer ,pois aqui tem uma IPM41-D3 e uma DG41WV a outr era uma IPM tmb ,porém são todas as mesmas .

Link para o comentário

Depois destas declarações ainda acham que não é problema de bga no ponte sul ? Falo por experiencia própria. Este chipset intel 82801gb é problemático com solda fria.

E qual a explicação pras 3 placas q mexi aqui voltarem a funcionar ??

Uma coisa q lembrei foi q mexi nas 3 ali na BIOS nas 3 placas ,fiz um movimento tirando e empurrando !!!

Em nenhum caso foi feito algum aquecimento.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Depois destas declarações ainda acham que não é problema de bga no ponte sul ? Falo por experiencia própria. Este chipset intel 82801gb é problemático com solda fria.

...fiz um movimento tirando e empurrando !!!

Placas que voltam a funcionar sem muita explicação...  são doidas para voltarem a dar problema.

Parece ser sintoma de BGA sim.

O que foi feito? Zerou a CMOS, apertou a BIOS e mediu a tensão do pino power.

Às vezes procuramos defeitos monumentais e a solução pode ser simples e não enxergamos, mas eu sempre acho que se deve entender a causa do problema para saber se a solução aplicada é a indicada. 

Link para o comentário

...fiz um movimento tirando e empurrando !!!

Placas que voltam a funcionar sem muita explicação...  são doidas para voltarem a dar problema.

Parece ser sintoma de BGA sim.

O que foi feito? Zerou a CMOS, apertou a BIOS e mediu a tensão do pino power.

Às vezes procuramos defeitos monumentais e a solução pode ser simples e não enxergamos, mas eu sempre acho que se deve entender a causa do problema para saber se a solução aplicada é a indicada.

Uma das placas é a desta máquina q uso ,ela já tem 1 ano e 3 meses aproximadamente e se voltar a ter problema estaremos por aqui pra avisar ,quanto as outras ,uma estou usando pra verificação de hds e passagem de outras ferramentas ,a outra esta numa máquina de um amigo próximo e de fácil acesso tmb ,então em qualquer lado q vá poderemos ver os sinais de fumaça ,hhahaha

Os procedimentos foram simples mesmo e acho q é um mal contato na BIOS , ao movimentá-la possivelmente isto foi solucionado parcialmente e só subiu quando encostei as pontas de teste do multímetro e conferi q haviam os 3 volts e depois disto elas subiram .

Tmb gostaria q explicassem o porque , pois se é BGA porque não param ,hahahhahah

esta é a minha rodando

e a outra na bancada ,com melhor definição .

Minha_13anos.jpg.1e284de5d3dec3ef6d695616f71e00dd.jpg

Bancada_15_anos.jpg.6fe2cacbb4e441a086e9093d38b16459.jpg

Link para o comentário

Amigo, aproveite que as placas estão aí com vc e faça um pequeno teste.

Simule um mau contato na BIOS (pode tirá-la da placa se quiser).

E tente ligá-la. Ela VAI LIGAR!

Mau contato na BIOS não era o problema original das suas placas.

Por isso que eu disse: "Às vezes procuramos defeitos monumentais e a solução pode ser simples e não enxergamos, mas eu sempre acho que se deve entender a causa do problema para saber se a solução aplicada é a indicada. "

E foi por isso também que eu concordei com a afirmação do ney_e4 que o principal suspeito era BGA.

Link para o comentário

Amigo, aproveite que as placas estão aí com vc e faça um pequeno teste.

Simule um mau contato na BIOS (pode tirá-la da placa se quiser).

E tente ligá-la. Ela VAI LIGAR!

Mau contato na BIOS não era o problema original das suas placas.

Por isso que eu disse: "Às vezes procuramos defeitos monumentais e a solução pode ser simples e não enxergamos, mas eu sempre acho que se deve entender a causa do problema para saber se a solução aplicada é a indicada. "

E foi por isso também que eu concordei com a afirmação do ney_e4 que o principal suspeito era BGA.

O q acha q pode estar acontecendo então com estas placas , eu dei um clean cmos em todas por volta de uns 30 a 40 segundos ,mas somente após medir se tinha os 3 volts q a imagem subiu ??

E obrigado pela explicação da BIOS .

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...