Olá a todos.
Pode-se usar o Windows 10 Home ou Pro tranquilamente sem ativá-lo. A consequência disso é uma marca d'agua de "Windows não Ativado" no canto inferior direito e o bloqueio das opções de personalização do Windows. (Papel de parede, cores, efeitos, etc) Só isso. Não há nenhuma outra limitação. Nem de tempo de uso, desempenho, atualizações, nem nada.
Explico ao usuário que é melhor usar desta forma e não instalar nenhum tipo de ativador pirata. Assim mantém-se o Windows integro e original.
Tenho algumas dezenas de PCs funcionando desta forma, e nunca tive problemas. Explico bem ao usuário ou empresa que use desta forma que é mais seguro, do ponto de vista de vírus, trojans, etc. Explico também que não há garantias de que vai continuar funcionando assim eternamente, pois a MS de repente pode mudar isso sem aviso. E que use esse tempo em que vai usar o Windows "grátis" para se planejar e adquirir as licenças.
Do ponto de vista jurídico, é legal usar Windows sem ativá-lo? Não! Pois desta forma o usuário ou empresa está usando um software sem permissão.
Mas ao menos estará seguro, conforme citei acima.
Obrigado a todos.