Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Posts Por Dia

    0.01
  • Posts

    26
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    8 [ Doar ]

2 Seguidores

Informação Pessoal

  • Localidade
    São Paulo/ SP/ Brasil

Últimos Visitantes

586 visualizações

Conquistas de Tiagoab

Novato

Novato (1/14)

  • Dedicado Rare
  • Reagindo bem Rare
  • Um mês depois
  • Um ano de EBR
  • Primeira semana concluída

Escudos Recentes

13

Joinhas

  1. No USB deveria sair uma tensão de 5V. Se você já começou a desmontar o rádio para fazer testes, poderia adicionar fotos do rádio, as placas e principalmente da placa que possui esse componente torrado? Com as fotos vai ser mais fácil outros colegas do fórum te auxiliarem. Não entendi essa parte. Neste fórum você já está cadastrado. O que existe é um "bloqueio" para certas partes do fórum que são liberadas com créditos, que você consegue com os joinhas. Depois dê uma lida nessa tópico que pode esclarecer algumas dúvidas:
  2. Olá, @electronics87. A memória flash é um tipo de memória não volátil, ou seja, em que não há perda de dados quando a fonte de alimentação da mesma é retirada, então elas vão reter os dados por muito tempo. O quanto de tempo normalmente é fornecido pelo fabricante da memória e se encontra no datasheet da mesma. No caso desta memória em específico que citou, no datasheet o fabricante informa que a memória vai reter as informações por no mínimo 20 anos. Eu olhei rapidamente e não vi informação de temperatura, mas acredito que esta informação seja para temperatura ambiente ou até mesmo a temperatura de trabalho dela ( -40 a 85 °C ). É muito tempo! hehe Você ainda assim gostaria de prolongar esse tempo? Está perguntando por curiosidade ou é algum tipo de pesquisa acadêmica que está fazendo?
  3. Agora ficou um pouco mais clara a sua dúvida agora, @electronics87. Eu não tenho conhecimento de um período de tempo em que, caso você ligue um pouco o equipamento, você prolongue a vida útil dos componentes. Não quer dizer que não exista, eu somente ainda não vi algo sobre isso. Já vi casos de pessoas que guardam uma quantidade muito grande de equipamentos e componentes antigos e, no caso deles, fica inviável ligar os equipamentos de tempo em tempo para prolongar a vida útil de seus componentes, caso exista algo assim. Acredito que o fator chave aí é a forma de armazenamento. O que você pode adotar é utilizar uma forma de armazenamento mais adequada para cada aparelho eletroeletrônico com o qual esteja trabalhando e/ou armazenando. De forma geral, no mínimo proteger da umidade, temperaturas altas e produtos químicos. Caso queria proteger ainda mais algum equipamento você pode procurar mais informações sobre o assunto e ser mais preciosista com seu armazenamento: Ex.: Armazenar em local com controle térmico e de umidade. Não sei se te ajuda estas informações, mas por enquanto o que sei é +- isso.
  4. @bomfim-marcos , o fórum externo que encontrei e supostamente tem o datasheet do NCT6791D possui acesso pago (4 dolares por dia ). O local de revenda que encontrei que tinha link para o datasheet infelizmente tinha um link para o site oficial da Nuvoton, onde não há mais este datasheet. Contudo, fiz upload do datasheet do NCT6796D aqui no fórum, caso ainda não tenha encontrado. Provavelmente o NCT6796D deve ter muitas semelhanças com o NCT6791D que está na sua placa. Quem sabe este datasheet pode lhe ser útil.
  5. Datasheet nuvoton nct6796d Visualizar Arquivo Datasheet para o CI nct6796d da Nuvoton, utilizado em placas de computadores. Uploader Tiagoab Enviado 22-05-2021 Categoria Datasheets  
  6. 10 downloads

    Datasheet para o CI nct6796d da Nuvoton, utilizado em placas de computadores.
  7. Olá, @AAntonio Donizete da silva O USB não funciona para dados, é isso? Verificou se está saindo tensão corretamente nele? Não sei se alguém terá o esquema do rádio para te auxiliar, mas mesmo sem o esquema será possível ao menos fazer alguns testes e verificações.
  8. Enquanto não aparece alguém que já tenha mexido com uma dessas calculadoras para te dar uma orientação melhor, tente complementar adicionando fotos da calculadora, sua placa, etc. Isso facilita para alguém que, mesmo sem ter mexido numa dessas, olhando a placa consiga te orientar quanto testes a fazer, entre outros.
  9. Os fabricantes normalmente possuem as informações de vida útil e armazenamento dos capacitores que fabricam. Se tem um capacitor ou lote de capacitores em mãos que quer se certificar sobre isso o melhor seria entrar em contato com o fabricante para ter informações mais precisas. De forma geral existem processos de fabricação e materiais diferentes que podem ser utilizados que vão alterar a vida útil dos capacitores, seja em uso (sendo que as condições de uso entram como variável) ou em armazenamento (sendo que a forma de armazenamento também entra como variável). Um mesmo fabricante pode produzir capacitores com materiais e processos diferentes, então não podemos generalizar pelo fabricante. Lotes diferentes de um mesmo capacitor ou ainda capacitores em um mesmo lote podem apresentar pequenas variações que alteram sua longevidade. Neste caso o controle de qualidade da produção afeta bastante o resultado final.
  10. Tiagoab

    dúvida PLACA PC Analyzer

    Olá, @CMD1991 . Você já possui modelos/marcas que pesquisou e que está considerando a compra? Já observou alguma variação entre elas que quer retirar a dúvida de se compensa realmente o acréscimo de valor pela função a mais? Acredito que é legal lembrar que essa placa é uma ferramenta a mais que você terá para agilizar os seus diagnósticos e reparos. Desta forma, como é com toda ferramenta, será necessário ter informação para saber como e quando utilizá-la, saber as limitações dela e saber interpretar os resultados, para prosseguir com o reparo do equipamento. Se estiver precisando com certa rapidez, eu diria para comprar a mais barata por enquanto. Há umas bem baratas no ML, por exemplo. Depois se for o caso você pode comprar uma melhor e vender a inferior ou deixar de reserva. Caso você esteja querendo reparar algo em específico e queira saber se ela será adequada, você pode compartilhar com os colegas do fórum o equipamento e problema que tem em mãos no momento, ou dar mais informações sobre com o que trabalha para o pessoal informar se vai ser uma boa aquisição.
  11. Olá, @bomfim-marcos . Aonde está esse CI? Fiz uma pesquisa rápida e consegui encontrar o datasheet para o NCT6796D, é um CI da Nuvoton aplicado em placas computador, por exemplo. Esse NCT6791D que citou encontrei para venda em lotes, acredito que em algum destes sites de venda será possível acessar o datasheet.
  12. Olá, Recebi um nebulizador de uma amiga para reparo. Histórico do aparelho: Recentemente foi ligado para utilização, mas não produziu nebulização. Ficou guardado após a utilização anterior, na qual estava funcionando normalmente. Análise até o momento: Aparelho em bom estado de conservação; Foi testado e apresentou funcionamento irregular - há agitação constante da água, contudo a produção de nebulização é ínfima e intermitente; Aparelho é bivolt automático; Em inspeção na placa não há sinais de componentes queimados ou que sofreram aquecimento exagerado; Em funcionamento o transistor apresenta aquecimento exagerado; Parece que a potência suficiente para nebulização não está sendo entregue e/ou a frequência de funcionamento não está correta, contudo precisava de mais informações para poder realizar testes e identificar a origem do problema. Alguém poderia me ajudar com alguma orientação e/ou indicando material de estudo específico para aparelhos deste tipo? Obs.: Mais tarde quando eu puder irei adicionar fotos dele.
  13. Olá, Estou com este monitor de uma conhecida para reparo. Histórico: Parou de funcionar, tentaram substituir o transistor da fonte que haviam identificado como defeituoso, as trilhas perto dele queimaram. Por algum motivo que não entendi, trocaram por um FQP 20N60C e fizeram o jump nas trilhas. Quando ligaram ele explodiu, literalmente. Aí o monitor veio para mim. Ela me informou que o transistor anterior, original, era um 7N65. Parece fazer sentido, mas gostaria de confirmar com certeza antes de comprar e substituir. Sobre o motivo de ter dado defeito a primeiro momento, não identifiquei ainda. Fiz uma verificação rápida na parte de alta tensão da fonte (a placa possui código l5264-10) e parecem estar normais os resistores, diodos e capacitores. Só não tenho certeza quanto ao CI pwm LD7751GR.
  14. Olá, pessoal. Obrigado a todos pelas dicas e sugestões. De fato era a membrana. Vou comentar as últimas sugestões e detalhar um pouco mais o problema e como isolei ele, vai ficar um pouco extenso mas pode ser útil para outras pessoas. Acabou sendo mais um aprendizado. O principal problema foi não ter seguido uma rotina boa de testes para isolar com segurança o problema, em parte pela falta de experiência e conhecimento maior do funcionamento da membrana. E por não conseguir isolar com segurança o problema de início, fiquei com receio de comprar outra membrana. @GameMax Havia verificado com cuidado e não notei nada de errado nas trilhas. Realmente já peguei problemas de danos por umidade/outros em trilhas desse tipo, mas em teclados de notebook e até de controles de videogame que são menos protegidos. Estas por ter o adesivo dupla-face possuem mais proteção, demoraria mais para acontecer isso. Obs.: Notei que as vezes é útil utilizar uma luz forte no verso da membrana para identificar problemas. @oz.2001 No caso não era esse o problema, dava pra notar nos contatos dela o sinal da pressão que havia sido feita ao inserir no conector (e até a tinta começando a sair no local que sempre dava contato em 2 trilhas... rs) Contudo, obrigado pela dica. @Paulo Solidade Realmente era uma membrana de fabricação antiga, pelo que notei das marcações era do início de 2010, mas parecia ter sido bem armazenada. Infelizmente por ser um microondas meio antigo parece que só vou encontrar lotes meio antigos mesmo. --- Então, o problema era que um 'botão' estava permanentemente acionado na membrana. A intermitência no funcionamento no caso era causada por isso até o momento que o contato ficou permanentemente fechado. Problemas no diagnóstico: 1) Havia testado a membrana parcialmente e os botões que testei funcionaram e comecei a achar que poderia ser algo na placa. Fiquei em dúvida se por algum motivo a diferença de fechar o contato com um curto e o fechamento de contato pela membrana, que possui uma resistência maior, estava dando diferença, ou seja, a placa só estaria identificando acionamento com uma redução de resistência maior do que o que a membrana fornecia. Mas não era isso. 2) Faltou eu fazer um teste de fechar o curto com a membrana no lugar e quando fiz isso notei que as funções não eram acionadas. 3) Falta de conhecimento sobre a membrana: Peguei um manual de serviço da Sanyo de outro microondas (não achei desse) e serviu de referência para saber exatamente o funcionamento da membrana e para que cada contato servia. Antes disso estava fechando contatos na placa de forma aleatória. Com a informação pude testar com mais segurança a placa e quando parti para a membrana identifiquei o botão permanentemente fechado. Provavelmente isso que ocorreu com a membrana anterior dele também. Imagem para ilustrar a matriz de contato da membrana. No caso é de um Sanyo Em 710. Não verifiquei, mas talvez até seja a mesma do Sanyo Em 804 (mesma função acionada com cada combinação) Algumas combinações não são usadas pelo microondas e não existe 'botão' para fechar o contato na membrana, mas não pode ter terminal A permanentemente fechado com terminal C. No meu caso C4 estava fechado com A4, e dentre as funções dessas trilhas tinha Start e Potência, que são usadas direto. Então é isso. Infelizmente mais próximo de ser uma manufatura ruim do que um problema de idade ou uso da membrana. Se o espaçamento fosse mantido maior entre as placas da membrana o defeito não iria ocorrer, ao menos não de forma tão prematura. Agora vou comprar a outra presencialmente e dar uma "boa testada" na hora para minimizar a chance de problemas.
  15. @GameMax Obrigado pelas dicas. As trilhas ao que pude notar estão boas. Fiz uma revisão com mais atenção no conector, como sugeriu. Já havia limpado somente com álcool isopropílico antes, mas agora retirei a trava, passei uma lixa bem fina com limpa contato e limpei novamente com isopropílico. Infelizmente não teve resultado positivo. Nenhuma tecla da membrana funciona. Como é um modelo de microondas meio antigo, até teve algumas lojas que não tinham mais a membrana e provavelmente a que comprei era de um lote antigo. Havia comprado a membrana do Emu 829, que é compatível com o em 804. Será que é a membrana mesmo? Estou com uma sensação de que é outra coisa. Quando decidi trocar a membrana original, havia desmontado ela e não notei nada de errado visualmente. Fiquei desconfiado, mas quando coloquei a membrana nova e funcionou normalmente imaginei que poderia ser algo na membrana original mesmo. Contudo, agora com o retorno, acredito que talvez a membrana original nem estava ruim e fui pego pela "intermitência" de funcionamento, já que quando testei no retorno ele deixa de funcionar após um longo período ligado na tomada (e infelizmente não voltou a funcionar desde então).

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...