Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Posts Por Dia

    0.03
  • Posts

    41
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    152 [ Doar ]

1 Seguidor

Últimos Visitantes

963 visualizações

Conquistas de Doonine

Novato

Novato (1/14)

  • Dedicado Rare
  • Um mês depois
  • Um ano de EBR
  • Primeira semana concluída

Escudos Recentes

19

Joinhas

  1. Substituí os capacitores de tântalo, responsáveis pela filtragem das linhas de 3 e 5 volts, antes eram de 150uF, coloquei capacitores de 330uF, a linha ficou muito mais estável, com menos ruído, mas ainda com os mesmos sintomas. Estava achando estranho que, apesar de estar utilizando uma fonte assimétrica no notebook para liga-lo e o notebook reconhecer não ser um carregador original emitindo um alerta sobre a carga da bateria e a redução da performance, o consumo energético ainda chegava a 2200mA, quando a Dell limita o computador por conta da fonte, o consumo jamais chega a 1000mA, geralmente fica entre 500 e 800mA por conta de todos os cortes de performance. Nesse caso decidi testar com o carregador original, e tudo funcionou como deveria, todas as linhas que antes estavam instáveis e acima do limite aceitável, ficaram dentro dos padrões, absolutamente todas... Isso explicou as tensões alteradas, mas ainda não explicou o motivo de subirem tanto e do computador se desligar. Com muitos testes, consegui identificar defeito na GPU, uma NVidia 630M, percebi que esse defeito estava também afetando a linha PCIe que ela utiliza, causando problemas com o driver do Intel HD Graphics, gerando conflitos e instabilidades, sinalizei a necessidade de troca desse componente para o cliente que preferiu apenas remove-lo. Após removido, todos os outros problemas foram resolvidos. Ou seja, o defeito na GPU estava causando instabilidades sistêmicas que causavam todos os sintomas observados. As vezes o computador ligava e não apresentava imagem pois a GPU, através da PCIe causava problemas durante os estágios de inicialização, principalmente quando o computador identificava que não era um carregador original, um dos componentes que ele desativa é a GPU, e em algum momento durante esse processo, ele congelava, as tensões ficavam subindo sem parar (por estar congelado) até que desligava por proteção. Agradeço o apoio de todos.
  2. Sim, tanto com a linha de 3.3v quanto a linha de 5v. Removi os indutores para isolar as linhas e injetei a tensão adequada, com isso, todas as outras tensões estabilizaram, o que indica que essas linhas que estão causando esse comportamento, mas não consigo entender o que está causando isso. Identifiquei os resistores de feedback, em ambas as linhas os resistores estão corretos, tentei colocar resistores com valor um pouco menor para reduzir essas tensões, e elas reduzem mesmo, mas as outras tensões não...
  3. O multímetro é True RMS e está bem calibrado, com o osciloscópio tenho as mesmas medidas. De qualquer forma não duvido das medidas pois o problema não são as tensões altas, o problema é que o computador desliga após atingir uma tensão criticamente elevada.
  4. Olá a todos! Estou com um Dell Vostro 3460 na bancada, esse notebook chegou com o defeito de ligar e desligar em seguida, testei e confirmei o sintoma, ele liga e desliga em seguida. Desmontei o notebook e fiz os testes básicos, e ele deu imagem no teste de reposicionamento da memória RAM, percebi que havia um pouco de corrosão no slot da memória, limpei, analisei com o microscópio e não encontrei nenhum outro problema. Testei novamente e ele não apresentou imagem novamente, reposicionei a memória, testei outras memórias, testei outro processador, mas nada ajudou. Fiz a gravação da BIOS, não mudou o sintoma. Comecei a medir as tensões nas bobinas, e foi aí que a coisa complicou, com o notebook desligado as tensões de 3v e 5v são... PL1 +5V_ALW = 5.25v PL2 +3.3V_ALW = 3.39v Com o notebook ligado: PL7 +1.8V_RUN = 2V PL4 +1.05V_PCH = 1.17V PL3 +1.5V_SUS = 1.76V Essas tensões estão muito altas, isso explica os sintomas do notebook, mas não consigo identificar o que está causando essas tensões alteradas. Nessas linhas muito altas, identifiquei em cada uma delas um mosfet aquecendo demais, chegando a 90ºC, ao testar com o osciloscópio, percebi que eles estão chaveando, no esquema elétrico percebi que eles chaveiam para o terra, para ajudar a descer a tensão caso suba demais, o que explica eles estarem esquentando, não estão dando conta de descer a tensão jogando o excesso para o terra. Cada linha possui um VRM separado, não são interligados, a única coisa em comum são as linhas de 3v e 5v, então dei atenção a essas linhas, percebi que, das vezes que o notebook liga e desliga, essas tensões sobrem demais, a de 5V sobe bem pouco, mas a de 3.3V, quando ligado o notebook, ela começa a subir e em aproximadamente 4 segundos chega em 3.6V, e é quando o notebook desliga, provavelmente por proteção. As linhas de 3v e 5v são reguladas pelo mesmo PWM, o PU1, como tinha esse componente disponível, o troquei, o as tensões continuaram muito altas. Eu estou sem mais ideias, alguém tem alguma?
  5. Desculpe a demora, estou revisando tópicos antigos e encontrei esse. O cliente não teve interesse no reparo e o projeto foi abandonado. Obrigado a todos!
  6. Obrigado a todos os colegas pela ajuda, encontrei o problema. Percebi que tudo funcionava, porém o som não saía, ou seja, deveria existir algum problema na saída de som impedindo a comunicação do controlador com os falantes, mas não apenas com os falantes pois o conector P3 utiliza uma saída diferente de áudio e apresentava o mesmo comportamento. Os falantes possuem uma resistência baixa, então procurei por um curto que influenciasse apenas a saída de áudio, como o notebook liga e não apresenta nenhum defeito além da falta de som, procurei por um curto ligado estritamente ao GND das saídas de som, "AUD_AGND". Ligado no pino 39 do controlador de som HDA27, um capacitor estava em curto, deixando em curto o pino 39 "LDO2_CAP" com o "AUD_AGND", matando todas as saídas de som. Bastou substituir o C2712 que o som voltou a funcionar em todos os aspectos. Obrigado a todos pela ajuda, apenas poder conversar sobre o assunto ajuda a refletir sobre as possibilidades.
  7. Sim, existe essa chance, mas eu não acredito que seja o PCH pois, ele identifica o controlador, instala os drivers, tudo funciona apenas o som que não sai. O microfone também grava o som normalmente, apenas as saídas de áudio estão com problema, geralmente quando o problema é o PCH, ele não identifica som, não instala drivers nem nada, se comporta como se não houvesse sequer um controlador de som, mas não é uma regra. Como não a o que ser feito em relação ao PCH, estou avaliando as outras possibilidades que podem ser reparadas.
  8. Problema é que o firmware no Super I/O (EC BIOS), o firmware extraído do instalador baixado da própria Acer através do número serial do notebook configura o teclado como o padrão americano, sendo necessário um firmware extraído de uma placa inalterada. Todas as firmwares que encontrei no eletrônicabr são com o teclado padrão americano. Caso consiga um firmware com o padrão BR postarei de imediato. Obrigado a todos!
  9. Já tentei sim, tudo relacionado a sistema já foi testado, formatei com um SSD diferente, bootei pelo Hirens e também pelo Ubuntu Live, som não aparece. Já tentei remover o conector P3 para identificar alguma variação, mas nada, as trilhas não tem danos aparentes, mas vou verificar mais uma vez com maior cuidado.
  10. Bom dia! Estou com um Dell inspiron 7437 na bancada, a princípio, ele possuía diversos defeitos relacionados a desleixo, como componentes e conectores arrancados / quebrados Aos poucos, todos os defeitos foram sendo solucionados, porém, ainda persiste um problema, o som. Essa placa conta com um controlador de som Realtek ALC3223, ele reconhece o controlador, instala os drivers mas não sai som, identifiquei um dos dois falantes queimado, substituí o par (testei o novo para garantir e está funcional), mas ainda nada de som Ao conectar um fone de ouvido na saída P3, ele identifica que algo foi conectado e questiona sobre o que foi conectado, se é um fone, microfone, fone com microfone, etc, independente do que é selecionado, ele permanece sem som, tanto nos falantes quanto nos fones de ouvido. Tenho alguns controladores ALC3223 novos disponíveis, então por garantia, troquei-o, mas o mesmo problema ocorre. Estou com o esquema elétrico e o board view. Alguém poderia dar uma ideia?
  11. Troquei o Super I/O e obtive o mesmo resultado. Coloquei o Super I/O retirada de uma sucata e o problema foi sanado, porém, precisava corrigir os números de série e fiz a estupidez de gravar o Super I/O sem fazer Backup, agora o teclado está novamente desconfigurado. Preciso do DUMP de um Super I/O dessa máquina, alguém tem esse arquivo disponível? (EC BIOS 128k) Os disponíveis aqui não deram certo, vou tentar novamente seguindo algumas ordens para ter certeza, mas caso alguém tenha e possa compartilhar o DUMP tanto da BIOS quanto da EC BIOS, ajudaria muito
  12. Descobri que essa linha se mede com o equipamento conectado na tomada mas desligado, nessas condições as medições são exatas, medindo 0.547v, de qualquer forma tentei mudar o resistor e não teve mudança no teclado...
  13. Não conhecia esse "Board ID" mas localizei no esquema, localizei o RA e RB na placa e pude medir as tensões e os valores de ambos resistores RA = 100k (OK) RB = 20k (OK) Tensão = 0.680v o que, segundo o esquema está fora do parâmetro, com um resistor de 20k e outro de 100k, a tensão deveria estar com o mínimo de 0.541v, máxima de 0.559v e o ideal 0.550v. Estou pensando em mudar o resistor de 20k por algum com a resistência um pouco menor para tentar normalizar essa tensão e verificar se resolve o problema, meu multímetro é de 4 dígitos após a vírgula e tem uma boa precisão, mas me questiono até que ponto posso confiar nele...
  14. Testei o teclado de um Acer bom n o Acer ruim e tive o mesmo resultado, ? = CTRL, testei o teclado do Acer ruim no Acer bom e o teclado funcionou perfeitamente, resumindo, o problema esta no IO mesmo. Eu acreditava que a programação do IO que gerenciava o layout, mas aparentemente ele apenas gerencia os atalhos com o Fn. A possibilidade de troca é de 100%, eu apenas queria ter propriedade na troca, agora que entendi o problema tenho conhecimento suficiente para afirmar que o IO controla o teclado não através do programa instalado, mas através da arquitetura do mesmo. Vou solicitar outro IO, é possível que ele também venha com problema mas de qualquer forma, posto o resultado. Obrigado a todos os participantes!
  15. Com ambos eu regravei com o Windows Update, com o Atualizador da Acer e com o gravador externo, sempre voltando a versão com o gravador para poder atualizar novamente Já ressoldei ele, confirmei cada ponto de solda de pino a pino, nos 128 pinos do SIO com o auxílio de um microscópio e uma pinça Estou pegando outro teclado agora para garantir

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...