Jump to content
  • Content Count

    15
  • Avg. Content Per Day

    0.16
  • Joined

  • Last visited

  • Credit

    50
  • Country

    Brazil

Community Reputation

5 Level 1

About Doonine

  • Rank
    Membro Aspirante I

Recent Profile Visitors

59 profile views
  1. Não sabia que existe uma área para isso. Obrigado por tirar a dúvida e por esclarecer sobre os critérios.
  2. Sim, citei um exemplo mas não deveria, coloquei o modelo do equipamento, mas não tenho dúvidas sobre esse equipamento, tenho dúvidas sobre identificar um chip que qualquer placa possui. Minha preocupação é filtrar o tópico com um modelo do equipamento quando a dúvida não é relacionada ao equipamento. Como faço para criar um tópico e tirar uma dúvida sobre um assunto geral de placa-mãe não relacionado a um serviço em específico?
  3. Boa noite! Não preciso de ajuda para identificar o problema dessa placa, não preciso saber como identificar esse PCH em especial, preciso saber como identificar o modelo do PCH de qualquer placa para não ter problemas na hora de comprar um chip novo. Estou com uma placa mãe de servidor na bancada, a mesma está com o PCH em curto, precisando substituir e entrei em um empasse, como identifico o chip (Não tem esquema). No chip tem as inscrições: 12L552B751 SLKM8 2R549166A04545 O "SLKM8" é relativo ao tipo de BGA, ou é o tipo do chip? Quando for comprar um novo para substituir, o que devo considerar? Basta procurar um chip SLKM8 que será compatível ou existe algum outro ponto que devo me atentar? Desculpa se é repetido, eu não encontrei um tópico com essas respostas. Obrigado!
  4. @tmaike ajudou outra pessoa com um problema similar e com isso me ajudou a resolver. Obrigado @tmaike!! Verifiquei o capacitor C28 (450v 10uF) e encontrei um dano físico no positivo, ele não estava atuando. Também localizei um resistor aberto (R82) um resistor SMD grande de 10R. Após substituir, o equipamento continuou com os mesmos sintomas, decidi remover o TNY255, que apesar de novo, poderia ter sido alterado pelos componentes danificados que atuavam diretamente nele. Realmente foi o que aconteceu, o TNY255 novo estava com medidas incorretas, após a segunda substituição deste componente, o equipamento voltou a funcionar adequadamente. Obrigado a todos!
  5. Você me ajudou muito, se pudesse, te daria 10 joinhas! Obrigado!
  6. Boa tarde pessoal! Estou com um No-Break APC Back-UPS ES 600 na bancada. Chegou sem ligar, de cada localizei o TNY255GN em fuga e o fusível aberto. Não encontrei o TNY255GN (SMD) para comprar então utilizei um TNY255PN e adaptei. Voltei a ligar o equipamento para testar, ao conectar na tomada, nada acontece, ao tentar ligar, ele somente liga COM a bateria (o que pode não ser um defeito). Com a bateria, ele liga, regula a tensão de saída, funciona como se espera se tirar da tomada mantendo ligado. Como não liga sem a bateria, liguei com ela, desconectei a bateria e ele imediatamente emitiu um aviso sonoro indicando a falta da bateria, medi a tensão nos terminais do no-break sem a bateria e a tensão fica em aproximadamente 9v (máximo 10v). Esse No-break funciona com 2 LM324, substitui os 2 por garantia, o sintoma persiste. Localizei um resistor de código '100' aberto, para fins de teste, substitui por um resistor de 10R padrão adaptado, mas não teve alterações nos sintomas. Testei o TL431 e o LE50, ambos aparentam estar corretos. Testei todos os mosfets (são 4) e estão chaveando corretamente. Alguém tem alguma outra sugestão? Caso alguém tenha o esquema elétrico da placa, o modelo é 640-0258A_REV06
  7. Olá pessoal! Estou com uma fonte ATX 750W Reais, chegou sem ligar. De cara notei o regulador TNY278 estourado, não tenho um integrado desse novo e não encontro na cidade, então substitui por um igual usado que encontrei para verificar se seria apenas esse o problema. Montei, liguei e a fonte de cara mandou 5v de stand-by, liguei a fonte e ela entregou todas as tenções corretamente, mas não durou muito, alguns segundos depois (cerca de 15 segundos com a fonte ligada) ela desarmou. Até mesmo o Stand-by caiu para 3v. A primária é composta por um único capacitor que segura a carga perfeitamente (170v na tomada 127v), então acredito que o problema possa ser o TNY278 que, por ser usado, pode estar apresentando problemas, alguém consegue me confirmar isso? Queria uma segunda opinião pois precisarei comprar esse componente de fora da cidade, e como o frete é maior que o custo da peça, pretendo comprar mais de uma. Obrigado!
  8. KKkkkkkkk sim, acho que ele deixa no tempo, possivelmente isso é utilizado em um poço... Eu fiz alguns testes contra curtos e não achei nada, pretendo instalar a ponte retificadora e fazer algo bem porco so para testar o circuito completo e depois, se estiver tudo funcionando vou prosseguir com o reparo adequado, obrigado pela dica, principalmente dos capacitores, estava imaginando mesmo que poderiam ser dois eletrolíticos deitados, por isso a serigrafia não está com o desenho padrão, mas sobre a tensão e capacitância, isso foi de grande ajuda, muito obrigado!!
  9. Boa tarde pessoal! Estou com um controlador de bomba de água, que aparentemente é utilizado em um poço, o controlador chegou sem funcionar mas ao abri-lo me deparei com uma situação complicada. Fusível aberto NTC fisicamente danificado Ponte retificadora em fuga e com um jumper de estanho entre o terminal negativo e entrada AC Diversas trilhas ausentes por conta da corrosão Um fio soldado para corrigir uma trilha corroída Botões de acionamento inadequados Possivelmente faltando alguns componentes Informações que pude verificar na carcaça do equipamento: OceanTech Professional Aquarium AC Pump Controller 220V / 60Hz 200W QC1801 Informações na PCB: XT106220W 170520 Minhas principais dúvidas: O jumper na ponte retificadora entre uma fase e o negativo é do projeto ou foi sacanagem de outro técnico? Na parte de cima da PCB é possível observar uma grande área com quatro pontos de solda, na parte de cima o sinal "+" e na parte de baixo o sinal "-", aparenta faltar um componente nesse local, pela serigrafia, acredito ser um capacitor, como são quatro pontos formando um quadrado, acredito que sejam dois capacitores de poliéster, mas esse tipo de capacitor não possui polarização, o que me deixa em dúvidas, eu arriscaria capacitores de 250v mas não tenho certeza sobre a capacitância. Alguém teria alguma informação ou sugestões? Obrigado a todos!
  10. Dica valiosa, eu não tinha pensado nos relês, os transistores, por garantia, troquei todos juntamente com os LM's, são peças muito baratas e que precisa retirar da placa para testar, então nem testo, já substituo direto. Mas os relês.... Não tinha reparado na tensão das bobinas. Obrigado, vou testar e comento aqui posteriormente.
  11. @Jefferson Maioli Você tem uma biblioteca de esquemas ou eu que não soube utilizar a ferramenta de pesquisa adequadamente? Muitíssimo obrigado!!
  12. Esqueci de mencionar, removi todos os relês e testei com uma fonte e um multímetro, todos estão acionando e conduzindo corretamente. Sobre o esquema, na serigrafia da placa está "PCIV018030", mas vou confirmar se esse esquema é adequado para essa placa também. Muito obrigado!
  13. Boa tarde pessoal! Estou com um No-Break na bancada, trata-se de um SMS Manager III Senoidal uSM1400Bi. Defeito: Não liga com energia da tomada, somente na bateria. Ao ligar na tomada, ele começa a carregar a bateria, ao tentar ligar, ele liga, a ventoinha chega a girar, os leds do painel acendem mas ele desliga em menos de 1 segundo e volta a carregar a bateria. Não tenho baterias novas para testar, mas coloquei uma fonte 12v, ela segurou bem a carga e o No-Break funcionou no modo bateria, mas não funciona ligando na tomada. Uma coisa peculiar, desconectando a ventoinha de refrigeração, o No-Break, ao invés de ligar e desligar, ele fica estalando os relês, desliga, liga e estala os relês novamente, não para de fazer isso. Por garantia, foram substituídos todos os transistores e ambos LM's, foram testados os diodos e zeners, todos os mosfets estão perfeitos, sensor de temperatura perfeito. Não sou o primeiro a tentar reparo nesse equipamento, e uma coisa me chamou atenção, a falta de 3 componentes, um resistor, um capacitor eletrolítico e um capacitor cerâmico. Estou suspeitando que a falta de componentes foi proposital e também suspeito que possam ter componentes com os valores alterados a fim de dificultar para o próximo a tentar reparo (no caso, eu). Alguém teria o esquema desse No-Break para disponibilizar? Obrigado!
  14. Boa tarde! Conheci o EletronicaBR através de um colega (indicação) Considero meu nível técnico como Intermediário Pretendo adquirir conhecimento mais voltado a informática mas não pretendo me limitar a isso Sobre eu, desde pequeno mecho com eletrônica, claro que em um nível muito baixo, recentemente comecei a investir mais nisso para ver até onde posso chegar.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...