Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Guilherme Henrique Ribeiro

Membros
  • Posts Por Dia

    0.04
  • Posts

    54
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    22 [ Doar ]

Informação Pessoal

  • Localidade
    Santa Rita do Sapucaí

Últimos Visitantes

222 visualizações

Conquistas de Guilherme Henrique Ribeiro

Novato

Novato (1/14)

  • Primeira postagem Rare
  • Colaborador Rare
  • Iniciador de conversa Rare
  • Um mês depois
  • Um ano de EBR

Escudos Recentes

7

Joinhas

  1. Nessa placa não tem as bobinas do +VGA_CORE, tem somente PL803 PL804 PL805 que são APU_CORE, e a resistencia delas em relação ao terra estão em curto Peguei uma outra placa da Acer aqui pra comparar as resistências e a outra placa está com 18ohms nas bobinas do V_CORE, mas nessa placa aqui estão zerada, totalmente em curto
  2. Bom dia gente, Estou com uma placa aqui na bancada que a cliente derrubou água sobre o notebook, o comportamento dele ao pegar a maquina pela primeira vez pra testar era a seguinte; Quando apertava o botao de ligar a maquina tinha um consumo de 0.1A por 2 segundos, daí depois puxava 2A direto e na hora voltava pra 0.012A e 3 segundos depois desligava de vez. Identifiquei 2 CI com os terminais totalmente oxidados, um de audio e outro da LAN e ressoldei eles. A maquina apresentar todas tensoes em verde Abri os jumpers de cada uma e fui injetando tensão, somente na +1,2V e +1.8VS que estão em curto e nada esquenta, e a minha dúvida é a seguinte, essas tensões estão ligadas diretamente na APU, é normal ter esse consumo todo ? estou achando que é curto no processador Bom e depois de ressoldar os dois CI's que citei acima, quando ligo a máquina ela apresenta um consumo de 0,25A por uns 3 segundos e cai pra 0,012A, durante o tempo que ela está em 0,25A ela não apresenta os +1,8VS por conta do curto na linha, mas quando abro o jumper a tensão de +1,8VS_LS aparece. E o mesmo caso pra tensão de +1,2V, tenso +1,2VP com jumper aberto, mas quando fecho ela some. Alguém poderia ajudar por favor ? gostaria de saber se isso é um indício que o processador foi pro saco.
  3. Fiz a medição do cristal de 32 KHz em todas as condições, e ele está sempre funcionando, os sinais RTCRST# e SRTCRST# estão com a mesma tensão de 3V quando a placa funciona e quando ela nao funciona. Percebi uma coisa aqui, ela funciona a maioria das vezes quando está sem a bateria RTC, o circuito RTC também tem ligação com a PCH, to achando que o problema pode até ser na PCH, aí não tem o que fazer ...
  4. Estou chegando a conclusão que o problema deve ser no circuito de RTC mesmo, pq somente quando faz alguma alteração nesse circuito é que a placa volta a funcionar, tem algumas etapas importantes nesse circuito de RTC que possa estar prejudicando o start da maquina ? Quais tensões devem estar presentes e o que é importante nesse circuito que devo olhar ?
  5. Tentei procurar essa opcao no menu da BIOS e nada. Sim, está com 3.3v.
  6. Beleza !! Fico no aguardo, gostaria muito de resolver esse problema, afinal é o último e já era.
  7. Voltando ao tópico ... @Jack O'Neo consegui fazer a gravação do seus arquivos que foi disponibilizado aqui, do KBC e da BIOS, ela só apresentou o consumo diferente dessa vez, agora ela meio que reinicia umas 3 vezes pra depois ligar, mas ainda continua o mesmo problema de antes, ligar a primeira vez com a bateria RTC ela liga, chega a carregador o windows e consigo reiniciar e ela liga de novo normalmente, mas se eu desligar completamente e depois tentar ligar, o consumo vai pra 0.150A e não liga, quando tiro a bateria RTC ela liga, e sem a bateria ela liga normal só uma vez, e depois volta a nao ligar na segunda vez, somente fechando o curto no contato da bateria RTC q e 100% de certeza. Com a bateria conectada ela nao liga de jeito nenhum, com pilha, sem pilha, fechando curto nos terminais do RTC, nada nada. Tá complicado haha ...
  8. Acabei de verificar o contato do gravador com a ponta soldada do fio ok Verifiquei também a ponta do fio soldada no gravador até o conector do Teclado e tudo ok, resistencia 000.2 em todos os fios, Também verifiquei a continuidade do conector do teclado até os respectivos pinos do KB9022 e tudo ok, resistencia baixa também Também baixei novamente seu arquivo flashromkb9012+kb9022+kb9028 e fiz a substituição do arquivo flashrom e depois disso começou a carregar algumas coisas que até então nao estava carregando, essas porcentagens 10% too short. Também fiz o teste conectando o carregador e apertar enter não deu certo também. Os fios tem por volta de 12 cm por aí. A tensão de +3VLP está presente alimentando o KB9022
  9. @Jack O'Neo vindo lá do post do acer a315-53 que caiu cerveja e nao ligou mais, estou tentando gravar utilizando o seu método, primeiramente o problema foi dll faltando e depois de acompanhar os posts aqui do grupo, baixei ele lá e deu tudo certo, tambem baixei o flashroom do kb9022 e substitui na pasta do 1.0 e também instalei os drivers. Depois de ter feito isso executei a leitura aqui e apresentou o seguinte erro: Fiz as ligações seguindo essa foto No meu esquemático as ligações são essas: E aqui segue as fotos das ligações:
  10. Atualizando a situação aqui, parou de travar depois de usar um SSD Sata, já está tocando video 1 dia e meio aqui, e continua o problema de quando a bateria RTC ta conectada ele dá o consumo de 0.125A e nao dá video, esse consumo tem todas as tensões, menos a VCC_CORE, pra liberar preciso tirar a bateria RTC, e outra forma também é tirando a bateria, fechando curto no terminal dela e colocar de volta, ela liga umas 2 vezes mas na terceira já volta o problema de 0.125A de novo.
  11. Tá complicado mesmo rs, eu fiz a limpeza da região usando essa mesma BIOS que deu vídeo, massss eu não sei se estou fazendo da forma correta, eu acompanhei um video aqui do fórum usando o Intel Easy Clean ME, esse deu certo fazer a limpeza, e tambem tentei fazer a limpeza usando outro tópico do mesmo autor utilizando o Flash Image Tool que nesse caso deu ruim porque na hora que joga o arquivo da bios no programa aparece uma mensagem de erro, no post ele não detalhou se precisa de mais algum arquivo pra funcionar esse programa, porque tinha varios arquivos pra download e baixei os dois principais, e no vídeo ele fez o processo e fui acompanhando, mas o erro persistiu, o erro é esse: Outra coisa também, gravar a BIOS com ela soldada direto na placa tem algum problema ou o recomendável é só sacando ela e gravando fora ? tenho dúvida nessa questão também. Esse arquivo eu peguei extraindo do arquivo atualizador da BIOS baixado no próprio site da ACER seguindo um tutorial aqui do forúm também, a versão desse arquivo é essa: Revisão da placa é REV 2A. S/N: NXH3PAL009010CA2159501 Poisé @Jack O'Neo, acreditei que iria funcionar de primeira pq segui tudo a risca, mas mesmo dando imagem dessa maneira aqui você ainda sugere fazer o seu procedimento ? se sim vamos fazer com certeza. Quem alimenta o Super IO é o +3VLP e ele está presente, o +3VALW só aparece depois de apertar o botão de ligar. Descobri o problema de ficar travando e desligando, com o SSD M.2 ele trava, já com o SSD Sata não, fiz teste de stress no CPU-Z e não passa de 45ºC ja ta faz 2 dias tocando video do youtube com o SSD Sata aqui, acho que o M.2 foi pro saco viu, vou testar ele no meu notebook depois pra confirmar. Sobre o chip de memoria onboard somente depois de seguir o passo da página 12 pra desabilitar ela que começou a libera os 1.2V, acredito que entraram em curto mesmo, e também a memoria offboard que estava aqui foi pro saco tambem, coloquei no meu notebook e ele nao liga, somente colocando outra memoria que voltou a funcionar. Quero muito que ela volte a vida, fico pensando nessa placa o dia todo hahahaha, quero ir até o fim, mas foi um grandíssimo aprendizado tentando reparar ela, se fosse outra assistência iriam desistir na primeira dificuldade.
  12. Retornando aqui com algumas informações ... Bom depois de alguns dias voltei a mexer aqui na placa mãe e fui tentar ler a gravação do super io usando o seu método @Jack O'Neo, mas nao tive sucesso, mostrava que o EEPROM nao foi encontrado, verifiquei as ligações e também até cheguei a trocar os fios, coloquei um mais fino e as soldas ficaram 100%, fiz as medições e etc. Mas mesmo assim dava o mesmo erro, aí eu pensei que poderia ser por conta dos 3v primário, e nessa placa os 3v é suspend, ou seja só libera quando liga a placa, estava tentando ligar e nao estava ligando, aí achei que fosse por conta do KSO3 aterrado, e realmente era. Só que na hora que tirei o GND do KSO3, a placa ligou e deu um consumo de 0.4A, aí assustei porque nao fiz nada alem de só soldar os fios. Como a memoria onboard está desabilitada tive que usar a memoria ram de 4GB que estava no slot disponível aqui e acabou que ligava e nao dava video, peguei essa memoria coloquei no meu notebook e nada de video também, aí constatei que essa memoria foi pro saco tbm. Usei a minha memoria RAM de 16GB aqui e a máquina começou a variar o consumo, ia pra 0.5A, depois caia pra 0.3A, depois desligava e ligava de novo, mantinha 0.235A e depois subiu o consumo pra 0.8A e finalmente deu vídeo ( ebaaaa... ). Só que agora, ás vezes ela liga e mantém aquele consumo de 0.125A igual tava dando antes, e ás vezes ela demora uns 30 segundos e entra nessa variação de corrente que citei ali em cima. Nas vezes que ela dá o consumo de 0.125A eu desligo ela e tiro a bateria RTC, ela volta a demorar a dar vídeo de novo. Então estou nesse problema agora, alternando ligar ela com a bateria RTC ela apresentar os 0.125A e outras vezes liga e demora uns 30 seg pra dar vídeo. Como ela deu vídeo eu coloquei o SSD do cliente e até chegou a carregar o windows, só que ficou uns 1 minuto mais ou menos a maquina cai o consumo pra 0.3A e congela, depois de uns 10 seg ela desliga. Se eu ligar ela sem o SSD, ela fica naquela tela de NO BOOTABLE DEVICE e mantem o consumo em 0.8A e não desliga.
  13. Agora que fui entender como funciona esse sistema de créditos. Vou fazer o download aqui e volto com noticias.
  14. Boa neo, eu tenho exatamente este gravador, é com ele que faço a gravação das bios aqui, inclusive eu queria gravar o super i/o usando o seu método usando o flashroom, mas nao tenho creditos para baixar o programa. Não sei se vai auxiliar em algo, mas vou passar o SNID desse notebook aqui pra você saber exatamente a bios dele 01082792595

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...