Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Curve Tracer Analisador de Circuitos Traçar Curva Caracteristica de Componentes

Avalie este tópico:

barcelos32

Posts em destaque

Em 18/07/2017 às 11:20, silvano servitec disse:

é neste osiclo aí o XY fica legal... eu acho (acho porque faz uns 2 anos ou mais que montei e nem sie por onde anda) para tentar ir abaixando a tensão usei 6+6 ligados de 220v em 110v para ar 3+3... vou remontar do zero somente o traçador de curvas e testar no Tektronics de novo...

Tem alguns osciloscopios digitais que no modo XY são ruins demais o traço e horrivel, aqueles hantek pra pc sao um exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda dá ppara usar um curve tracer desses como esr meter, basta colocar um multimetro em paralelo com as pontas de provas e na escala de AC, e medir um capacitor, se a esr do capacitor for baixa a queda de tensão AC irá quase a zero se ao contrário, se a esr for alta a queda de tensão AC sera pequena indicando resistencia alta  no CAP. De preferencia um DMM pois multimetros Anlogicos baratos tem impedancia em AC da ordem de 8K Ohms/V e são ruins.

Editado: por Saul B. Britto
Link para o comentário

Em 15/04/2017 às 22:45, curtolo disse:

Pegando carona no tópico, segue um vídeo com os primeiros testes do curve tracer via placa de som.

Utilizei um circuito mais simples para o tracer mas que deu bom resultado até então, ainda estou mexendo nas configurações do osciloscópio virtual para uma melhor visualização de algumas curvas (dos capacitores é a principal, está muito fechada).

Também aguardando a chegada de alguns componentes para utilização do tracer via USB.

Aproveito para a agradecer a colaboração dos amigos

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, e .

Sugestões e críticas construtivas são sempre bem vindas.

Curtolo, experimenta medir os capacitores com uma ponta de prova na tampa metalica em cima e a outra num terminal e compare com um novo, voce vai se surpreender.

Link para o comentário

Em 17/04/2017 às 14:30, barcelos32 disse:

Parabéns colega

pelo trabalho! Fico realmente muito feliz que estejamos avançando neste projeto que trará frutos excelentes para o nosso dia-a-dia de oficina. Forte abraço.

Voce monou esse com os LM358?

Link para o comentário

• Moderador Global

@Saul B. Britto , eu precisei dar um tempo nesse projeto.    A intenção é finalizar com um USB e um software mais completo, e por fim, disponibilizar a todos do fórum.      Os componentes para isso já estão todos guardadinhos, só preciso de tempo para o andamento da coisa.     Com o Paulo já está mais adiantado.

Link para o comentário

6 minutos atrás, curtolo disse:

@Saul B. Britto , eu precisei dar um tempo nesse projeto.    A intenção é finalizar com um USB e um software mais completo, e por fim, disponibilizar a todos do fórum.      Os componentes para isso já estão todos guardadinhos, só preciso de tempo para o andamento da coisa.     Com o Paulo já está mais adiantado.

Como eu ja havia mencionado atras em outra hora: o grande problema de placas de som é o capacitor que fica em série com o sinal de entrada, pois como é áudio tem que isolar a componente DC e isso gera um espelhamento na curva pela falta da recuperação da componente DC aqueles circuito com o LM358 voce cegou a montar? Como é uma coisa meramente comparativa nao sei se vale a pena contornar esse obstaculo, qualquer diferença sera notada de toda forma. Se fosse um equipamento "quantitativo" poderia ate atrapalhar mas nesse caso creio que nao.

Link para o comentário

Pessoal a umas semanas fiz um textinho com este esquema aqui,,, HA ANTES PERDI MAIS DE 2 ANOS DO MEU TEMPO.. montando  muitos esquemas da NET  e nada de funcionar, ERAM MEUS 2 PCS... 1 loja e 1 de casa (02 iguals )... as entradas áudio funcionavam mas dava umas doideira nas formas de onda... so quando cismei com isso, que  peguei um note do meu filho sem uso e mandei formatar e instalei nele. PIMBA, tudo funciona...  aí este esquema é um destes da NET, só dei uma ajeitada pro meu uso, tensão menor e coloquei 2 bornes,,, PARA COMPARAR PLACAS...  mas ainda vou fazer uns do zero.. com gerador de sinal como forma d onda  e uns trecos.. mas falta tempo, por hora este tem ido bem... já achei uns 3 defeitos com ele,,, achava sem le? sim mas poderia ter demorado mais,, bem vai esquema anexo... o software é o que foi postado aqui pelos colegas SoundCard Osciloscope

VERSINHO PIRATA.png

TESTE1.png

• Joinha 2
Link para o comentário

@silvano servitec Boa tarde,

Ficou muito boa a  imagem. Tentei fazer no inicio, mas para mim não deu certo. Como só tenho mac e sua entrada é mono " microfone " tive que partir para circuitos com usb. 

Na semana irei voltar a mexer com estes projetos e vamos ver se consigo montar um trace  com gerador de frequência USB, utilizando este sistema de audio. 

Link para o comentário

4 horas atrás, silvano servitec disse:

Pessoal a umas semanas fiz um textinho com este esquema aqui,,, HA ANTES PERDI MAIS DE 2 ANOS DO MEU TEMPO.. montando  muitos esquemas da NET  e nada de funcionar, ERAM MEUS 2 PCS... 1 loja e 1 de casa (02 iguals )... as entradas áudio funcionavam mas dava umas doideira nas formas de onda... so quando cismei com isso, que  peguei um note do meu filho sem uso e mandei formatar e instalei nele. PIMBA, tudo funciona...  aí este esquema é um destes da NET, só dei uma ajeitada pro meu uso, tensão menor e coloquei 2 bornes,,, PARA COMPARAR PLACAS...  mas ainda vou fazer uns do zero.. com gerador de sinal como forma d onda  e uns trecos.. mas falta tempo, por hora este tem ido bem... já achei uns 3 defeitos com ele,,, achava sem le? sim mas poderia ter demorado mais,, bem vai esquema anexo... o software é o que foi postado aqui pelos colegas SoundCard Osciloscope

VERSINHO PIRATA.png

TESTE1.png

Como eu já disse antes Silvano o grande problema das placas de som é o capaciotr que fica em série com o sinal para barrar a componente DC, experimente usar no osciloscópio com acoplamento AC e voce verá que aimagem fica igual ao PC, esse equipamentos so funcionam perfeitamente com acoplamento DC. Muito embora o espelhamento causado pela falta da componente DC nao altera nada apenas a imagem fica dobrada.

Link para o comentário

• 4 meses depois...
  • 1 ano depois...
Em 22/03/2018 às 14:16, kafury disse:

oi pessoal. eu baixei o arquivo CurveTracerKR.pdf só que queria converter para usb.

oi boa tarde vc poderia compartilhar o link por favor

Em 22/03/2018 às 14:16, kafury disse:

oi pessoal. eu baixei o arquivo CurveTracerKR.pdf só que queria converter para usb.

Link para o comentário

• 5 meses depois...

@Francisco Barros Dos Anjos Barros 

se lhe servir ainda!!

Link para o comentário

• 2 anos depois...
  • 1 ano depois...

ola amigos , sou novo aqui no forum , o topico ainda esta aberto a novas sugestões ? eu to muito afim de montar um , tenho me virado bem no ramo de consertos de consoles (video games) porem eu to querendo muito investir em ferramentas , porem pesquisando um rastre curve bom , ta na casa dos 1000 reais , tirando os da china que pega a valores mais baixo ... porem , tem projetos na net de osciloscopio caseiro usando um raspberry pico , que usa saidas de som de um celular e um app proprio ... um projeto muito interessante , mas tbm vi que da pra usar um pc e estou com a ideia de usar um netbook pra isso sera que saria certo ? enfim ... gostaira de alguma orientação pra começar , porem ainda tenho o pensamento de fazer o esquema do osciloscopio com raspberry pico 2040 e um rastre pra assim montar em um celular velho com app , seria uma ''forma portatil''

vamos agregar no projeto meus amigos !!

segue o video do rasp pico como osciloscopio 

Link para o comentário

• 1 mês depois...

Bom dia.

Reavivando o tópico gostaria de compartilhar um vídeo que ensina a montar um traçador de curvas.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...