Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como injetar tensão depois do PWM buck converter 3v e 5v

Avalie este tópico:

rbmoreira

Posts em destaque

Se entendi você quer descartar se o problema está no pwm ou na linha de 3 ou de 5 volts, certo? Eu uso a seguinte tática.

Verifico no esquema as bobinas de 3V e 5V dessoldo o terminal que está ligado aos mosfets que chaveiam a tensão e ligo a placa, se o pwm gerar as tensões então presumo que ele está bom e aproveito para injetar a tensão daquela linha no terminal da bobina, porém se o pwm não gerar as duas ou uma das duas tensões verifico os mosfests retirando eles da placa e realizando teste com o multímetro, se eles estiverem bons, então realizo da troca do pwm. Quanto a injetar tensão no terminal de onde sai a tensão a ser testada, nunca fiz, pois acho que para fazer isso teria que dessolda o(s) terminal(is) envolvidos naquele circuito e daria mais trabalho, além do mais na maioria das vezes não há componentes entre o terminal do pwm e os mosfest e se houver da menos trabalho dessoldá-los e testar fora da placa do que dessoldar alguns tipos de pwm. Espero que tenha ajudado.

• Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

precisa abrir o circuito?  eu injetei direto nos terminais do capacitor e bobina que estão na mesma trilha, tanto o de 3 quanto o de 5 e percebi que não tem curto depois do PWM, mas mesmo assim não chega tensão na bios, acredito que só o PWM funcionando que vai trocar as informações com PS e vai liberar tensão para a bios.. . os mais entendido poderiam explicar essa comunicação

Link para o comentário

Essa comunicação entre IO, BIOS e PS quem comanda é o IO, é preciso através do esquema elétrico identificar os terminais do IO responsável pela comunicação com o SPIFlash, agora esses CI's são alimentados ou pelo Vin ou V sempre presente que em inglês se não me engano é "supply", alguns esquemas marcam a tensão de VS ou VA (Volt supply ou Volt always) e é independente do circuito de 3V e 5V, caso você não tenha alimentação nesses CI's precisa identificar qual tensão alimenta eles e identificar o circuito que a fornece.

• Joinha 1
Link para o comentário

• 1 mês depois...

Óla pessoal boa noite

tava vendo esse topico resolvir falar um pouco da duvida do rbmoreira

temos que lembrar que o pwm tem 3 tensões principais a serem medidas

a de entrada VIN que seria a alta 19v

regulador de tensão seria o LDO 5v

e as fontes smps que vão acionar os gates do mosfet

tem q verificar se ta chegando essas tensões pra saber se o pwm esta funcionando lembrando q na ausencia de uma delas ele não vai funcionar.

quando tenho essas 3 tensões eu injeto tensão de 5v com a fonte assimetrica no LDO se o pwm esquentar é batata ele esta em curto com defeito.

isso tem q ser feito com o auxilio do datasheet ou esquema eletrico da placa.

• Joinha 1
Link para o comentário

• 2 anos depois...

Boa noite, gente estou com uma duvida, olha tenho pwm recebendo 18v vin, mas não tenho tensões de 3 e 5v

até ao blz. os mosfets de alta recebem os 18v volts certo, ligo a fonte ajustável, fica em curto ao remove-los os mosfets de alta do pwm o curto para, tanto na linha de 3 e 5v. alguem já viu isso

Link para o comentário

Amigo tem alguma coisa errada ai.

Oque vc deve fazer para ter mais consciência em relação ao PWM ta ok é:

Numero  1 injete 2v na assimétrica tanto na bobina de 3.3 quanto na bobina de 5v e verifique seu consumo ( obs: a bobina pode gerar consumo por conta do circuito, verifique a diferença entre consumo e CURTO, que seria o consumo mais alto para tensão aplicada para ter certeza ponha na tensão q ira injetar e une os 2  polos).

Feito isso não acusou curto?

Sugiro que vc remova e teste os mosfets de alta e baixa chaveadores do PWM de 3e5 ( remova da placa meça um por um  chaveie-os no multimetro e teste seu diodo interno, se tiverem bons os recoloque os se não substitua os com defeito).

Agora veremos se seu PWM possui as fontes LDO e en e quais pinos sao responsáveis, que pinos elas devem estar presentes meça esses pinos na escala de resistência e verifique se não estão com a resistência muito baixa oque caracterizaria curto ( menos de 5 ohms), isso deve ser verificado no LDO 3.3 e no LDO 5v.

Se vc fez isso e nao encontrou nada de errado é possível que seu PWM esteja ruim e vc devera troca-lo( obs: Esse é um teste rápido porem pode acontecer de não esta ai o problema, mais é dificil).

Verifique também um possível curto ou anormalidade no VIN do PWM, assim como nos resistores e capacitores a sua volta.

Acredito que com essas dicas vc vai chegar no seu problema.

Boa sorte!

Link para o comentário

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, abra um novo tópico com seu problema. Esse em que está respondendo é muito antigo.

, Aguarde o usuário para responder em um novo post.

Link para o comentário

• 3 anos depois...
  • 1 mês depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...