Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Pastas em uso sumiram

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Olá pessoal,

[Tenho dual boot de Ubuntu 16.04 com Windows 7 mas estou usando predominantemente apenas o Ubuntu. Possuo 4 partições: 1 ext4 (onde está instalado o Ubuntu) e 3 ntfs (sendo 1 para o Windows, outra que ele próprio cria e a 3a para meus arquivos pessoais)]

No sábado (27/05) estranhamente, 3 pastas minhas que estavam em uso na ultima sessão sumiram:

* Estudos (com resumos em txt abertos)

* Download (com torrents ativos)

* Steamlibrary (com a Steam aberta e 2 jogos instalados)

As 3 pastas são da partição NTFS com arquivos pessoais.

Procurei na lixeira, dentro de outras pastas, porém nada encontrei.

Pesquisei já em alguns lugares e achei essa informação:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Tentei fazer o procedimento no link que ele fornece mas pelo que entendi é apenas para partição ext4, se os arquivos estivessem na /home

Rodei o Recuva no Windows e não encontrou nada.

Após rodar o Recuva, quando iniciei novamente no Ubuntu notei que surgiu uma pasta chamada found.000. Dentro dela estavam alguns dos arquivos de 2 das 3 pastas mas não estavam todos.

No domingo tentei novamente o Recuva e novamente nada. E ao iniciar no Ubuntu, a pasta SteamLibrary voltou com a estrutura correta mas o conteúdo final não estava lá.

Enfim, a pasta mais importante é a Estudo e apenas 10 arquivos txt de lá, que são os meus resumos.

Por favor, preciso muito de ajuda para recuperar esses arquivos e entender o que aconteceu.

Grato,

Rodrigo

Editado: por Rodriguez
tópico abandonado pelo autor.
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

,

É melhor que você recupere os dados de outro meio (HirensBCD, por exemplo) e / ou de outra máquina. Teste com o Test Disk ou o  iCare do Hirens 15.2.

Em seguida, veja SMART no disco e repare os respectivos sistemas de arquivos se o disco tiver OK SMART.

Boa sorte

Link para o comentário

, Tudo aponta para problemas com o sistema de arquivos e o MFT (Master File Table). Isso seria resolvido usando o comando CHKDSK com a opção "/ f".

No prompt de comando (o "cmd") do Windows:

chkdsk  D:  / f 

Onde D: a letra da partição de dados.

Mas, dependendo do estado do disco (verifique o SMART), esse comando pode levar você definitivamente a perder suas pastas. É por isso que eu recomendo que você primeiro recupere suas pastas e, em seguida, repare o sistema de arquivos com o CHKDSK.

Você também pode fazer uma imagem da partição tal como é agora e abri-la com o programa "R-studio". Se as pastas não foram substituídas, você tem certeza de encontrá-las, ou pelo menos seus arquivos.

O programa R-studio não é gratuito, mas você pode encontrar "soluções" on-line, não sei se eu explicar ...

Saudações.

Link para o comentário

Acabei até não colocando no texto: rodei o Chkdsk depois do Recuva também e foi quando depois apareceu a pasta found.000, com alguns dos arquivos que sumiram mas não os que realmente me interessavam.

Tentei outras vezes após essa e nada mais foi achado.

Já haviam me indicado o R-Studio e também não achei os que eu queria. Achei arquivos até com data de 2009 (o notebook foi comprado em 2010) mas nada dos meus.

Link para o comentário

,

Bem, você agora sabe o que não fazer nesses casos:

-Verifique o SMART imediatamente.

- Não continue a usar o disco rígido com problemas. Conecte-o como um secundário para recuperação de outro sistema em outro disco rígido ou CD / USB inicializável.

- Não comece a executar programas sem saber se eles vão ajudar e fazê-lo antes de pedir ajuda.

Existem alguns programas gratuitos que podem ajudar, procure-os no google:

"CHK-Mate"

"FileCHK"

Boa sorte com recuperação.

Link para o comentário

Algo que me atentei agora também, foi que os arquivos encontrados na pasta found.000 vieram com todos os nomes num mesmo padrão (se não me engano era file000x.chk)

Pare !!!

Agora continue , brincadeira , rs.

Então kra , vou te passar o que você deveria ter feito ( ou não feito ) :

1 ) Parar imediatamente o uso ( e tentativas frustradas) no HD matriz.

2 ) Clonagem do HD , setor por setor, e trabalhar somente na cópia.

3 ) Nunca utlize CHKDSK , Spinrite, etc, na MATRIZ, motivo simples, você irá realocar setores defeituosos ( que contem dados !!! ) podendo perder em definitivo tuas informações... ou pelo menos, tornando dificil o processo.

4 ) Não coloque teu HD MATRIZ como  master, nem slave em qualquer SO, motivo: o SO irá sobrescrever logs de inicialização, em um disco suspeito  ( provavelmente com degradação, irá se perder nas operações  , etc ) , se for MSWIN , por exemplo, irá certamente sobrescrever a $boot da MFT...

Agora, o que você tem que fazer ( aos 45 min do segundo tempo )...

1 a 4 , trabalhe na cópia, rode o Active Partition recovery ( procure como utlizar, não é gratuito, mas tem as "soluções" ).

Veja em todas as partições que ele encontrar ( serão algumas... ) , em todos os estados encontrados , good, bad, etc , se estão tuas pastas ...

Regra de ouro " NUNCA faça experimentos em matriz " >:(

Não sabe o que fazer, aprenda na cópia !

Sorte e bundas !!!

Eng. Falido

• Joinha 1
Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...