Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts em destaque

• 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
  • 7 meses depois...
Postado

@luiztessadri Opa, que legal. ;D
Quase 10 anos depois vamos concluir o projeto... ueahuaeuhaeuhaehueauhea
Só não vou garantir celeridade, pois, estou com pneumonia e cheio de serviços atrasados, quem sabe na outra semana eu consiga tirar um tempo pra compilar com o novo C.I. ;D 

• Joinha 1
Postado

Não consigo baixar o arquivo. Não sei o que está errado. Sempre que clico em "baixar", aparece a mensagem: "Você não tem permissão para baixar este arquivo". O que eu quero é atualizar o KB9052.

Postado

@S F Sugiro inicialmente a leitura dos seguintes tópicos.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Você não consegue baixar arquivos pois não tem créditos, a melhor solução pro seu caso é criar um novo tópico sobre o aparelho que está consertando, pois, se os colegas da comunidade ao ajudarem na análise do problema concordarem que você precisa regravar o KBC poderão lhe conceder um j+ e este poderá ser convertido em créditos, suficientes para o plano gratuito "Downloads 1".
Caso não queira participar ativamente na comunidade, existe também a possibilidade de assinar uma .

Postado

Estou tentando atualizar o KB9052qd com o CH341A.

A configuração que fiz foi:
conector de teclado.
Pino 2, aterramento comum.
Pino 23, ---> KSO3, pino 42 no chip EC
pino 6 ----> Ksi4, pino 59 do chip EC
pino 5 ----> Ksi 5, pino 60 do chip EC
Pino 4 ----> Ksi 6, pino 61 do chip EC
Pino 3 ----> Ksi 7, pino 62 do chip EC

conexão:

solde um fio do pino 2 do conector do teclado ao pino 23 e, em seguida, solde um novo fio do pino 23 ao GND no CH341a
Solde o fio do pino 6 do conector do teclado ao CS no CH341a
Solde o fio do pino 5 do conector do teclado ao CLK no CH341a
Solde o fio do pino 4 do conector do teclado ao MOSI no CH341a
Solde o fio do pino 3 do conector do teclado ao MIOS no CH341a

Todas as conexões são verificadas e funciona do CH341a ao chip EC em modo de continuidade no multímetro, sem curtos-circuitos.

Os fios têm cerca de 7 cm

3,3 V estão presentes no pino 96 do chip EC.
Estou usando o Windows 11, os drivers estão instalados corretamente. Recentemente, atualizei a BIOS do mesmo computador e funcionou.
Estou usando sua flashrom, adquirida com a assinatura.

Estou recebendo este erro mostrado na imagem.

por favor me oriente o que devo fazer?

Screenshot 2025-07-21 145404.png

Postado (editado)

@Mubashir Ahmad Por gentileza mande uma foto das conexões que está fazendo entre a placa mãe e o gravador.
A placa está sendo alimentada corretamente? Estão surgindo as tensões always e os 3.3V na alimentação do EC?

Os drivers instalados foram baixados deste mesmo link aqui do eletrônicaBR onde baixou o flashrom? Pode ser que não funcione adequadamente no windows11...

Tentou rodar no CMD ao invés do POWERSHELL? Executou o CMD/powershell como administrador?

Editado: por Jack O'Neo
Postado
Em 21/07/2025 às 13:49, Jack O'Neo disse:

@Mubashir Ahmad Por gentileza mande uma foto das conexões que está fazendo entre a placa mãe e o gravador.
A placa está sendo alimentada corretamente? Estão surgindo as tensões always e os 3.3V na alimentação do EC?

Os drivers instalados foram baixados deste mesmo link aqui do eletrônicaBR onde baixou o flashrom? Pode ser que não funcione adequadamente no windows11...

Tentou rodar no CMD ao invés do POWERSHELL? Executou o CMD/powershell como administrador?

quase certeza que a fiação dele esta com problema "no EEPROM/flash device found", 90% dos casos que deu aqui essa mensagem, refiz toda fiação novamente e pegou, ou é cabo muito longo, solda fria ou cabos invertidos ou dando curto.

• 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
Postado

Se alguém tiver dificuldade em fazer leitura e/ou gravação com flashrom de KB9022, KB9028, KB9052 é porque precisa ter a correção do flashrom do @Jack O'Neo. Se for apenas gravar KB9010, KB9012, KB9016 ou KB9018 qualquer versão do flashrom vai realizar o procedimento pois o HWVERSION e o EDIID são os mesmos.

Postado (editado)

Estou trabalhando em alguns código open source utilizando ch341a para regravar os outros modelos de super io. Tem um projeto que utilizam openocd com ftdi para regravar mecXXXX porém vou utilizar um com ch341a pra ver se dá certo. Tem outro projeto que utiliza Arduino pra regravar da marca ITE. 

Mec e NPCE utilizam JTAG.

ITE utiliza porta paralela.

Editado: por luiztessadri
Correção ortográfica
  • Joinha 1

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...