Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Dúvida como medir Corrente de uma fonte notebook

Featured Replies

Postado

Boa noite pessoal, estou ultimamente pegando várias fontes que a tensão está perfeita, exemplo 19v, porém a máquina tenta ligar e desliga, e quando troco o carregador ele fica perfeita, suspeito que seja a corrente dela (A) geralmente tenho pego isso em carregadores Acer, de 19v / 3.42A, gostaria de saber qual a forma que posso fazer para testar essa corrente em uso do carregador, quais opções que tenho, sem ter que fazer "gambiarras".  Se os amigos puderem ajudar a tirar essa dúvida, quem sabe me ajudaria muito nessa função, sei aquela básica de manter o neutro o no multimetro passar colocar usar os dois plugs um conectado de onde vem  a tensão e a outra ponta para onde vai. Porém teria que interromper o fio ou fazer alguma modificação para fazer os testes.

Agradeço.

Postado

@lord-zeus movi seu tópico para a área de Treinamento Notebooks, já que não tem um modelo específico para inserir no título, ok.

Sobre a sua dúvida, no link abaixo existe um projeto que pode resolver o problema.

https://eletronicabr.com/forums/topic/42968-provador-de-carregadores-de-bateria-de-notebook

Geralmente, o defeito nestas fontes pelo que descreveu, são capacitores esgotados.

Postado
  • Autor

@hds-tec Obrigado, também não soube bem onde colocar o tópico de dúvida, obrigado por me orientar.

Postado

@lord-zeus uma outra opção seria usar uma lâmpada 24V x 50W deste tipo:

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

Ela irá consumir por volta de uns 2.5A da fonte.
Se a fonte estiver boa, vc conseguirá medir os 19V na saída, mesmo com a lâmpada ligada (talvez, um pouco menos).

Se a fonte for de menor corrente, vc precisará usar uma lâmpada com menor potência (24V x 30W). 

Postado
2 minutos atrás, maria luiza disse:

coloque a ponteira preta na parte de fora do plug e o positivo no pino do meio

Este seria o procedimento para medir a tensão da fonte.

Postado
  • Autor
55 minutos atrás, hds-tec disse:

@lord-zeus movi seu tópico para a área de Treinamento Notebooks, já que não tem um modelo específico para inserir no título, ok.

Sobre a sua dúvida, no link abaixo existe um projeto que pode resolver o problema.

https://eletronicabr.com/forums/topic/42968-provador-de-carregadores-de-bateria-de-notebook

Geralmente, o defeito nestas fontes pelo que descreveu, são capacitores esgotados.

@hds-tec Vou tentar montar esse provador, muito útil mesmo. Gostei da ideia. obrigado por me indicar isso. Vou tirar um tempo e fazer para ver como fica. Obrigado. Era exatamente isso que eu gostaria mesmo de fazer, estou com um carregador Dell 90W mas o sistema fica dizendo ser 65W, assim quando o cliente ficar na dúvida também posso demonstrar de uma forma mais simples para ele que o carregador está avariado.

Postado
3 minutos atrás, hds-tec disse:

Este seria o procedimento para medir a tensão da fonte.

a obrigada agora entendi o tópico 

Postado

@lord-zeus sim, é um bom projeto.

Mas como disse, a grande maioria de defeitos nestas fontes são capacitores esgotados, embora algumas nem vale a pena o conserto por causa do baixo valor. No caso desse Dell que citou, talvez sim.

• 4 semanas depois...
Postado

Peque um pedaço de estanho e encoste no pino do conector paga dar contato com a ponta do multímetro e a outra ponta coloque no lado de fora do conector..
Se ajudei dá um Joinha.

Editado: por Eric C

Postado
  • Autor
Em 12/08/2017 às 11:19, Eric C disse:

Peque um pedaço de estanho e encoste no pino do conector paga dar contato com a ponta do multímetro e a outra ponta coloque no lado de fora do conector..
Se ajudei dá um Joinha.

Amigo @Eric C na verdade não quero medir a tensão da fonte, isso é bem simples mesmo, na verdade quero é saber uma forma de forçar o uso completo do carregador, tensão e corrente, para ver se a fonte em questão esta perfeita para o uso, assim como o colega @hds-tec sugeriu acima, um excelente projeto para fazer essa forma de medição.  Mesmo assim obrigado.

Postado

@lord-zeus mesmo que já tenha informado que irá montar o projeto sugerido, cabe aqui uma correção nas informações sobre a lâmpada que citei.

Em conversa com o amigo @Neo, concluímos que esta lâmpada irá drenar uma corrente de 1.63A da fonte
(e não 2.5A, como eu havia afirmado).

Mesmo assim, esta lâmpada serve para fazer o teste, já que iria indicar uma redução na tensão de saída da fonte, confirmando que ela está com defeito.

A título de informação, segue abaixo o método para determinar esta corrente:

Como a lâmpada é de 24V x 50W, temos que usar a resistência da lâmpada para descobrir o consumo dela em uma outra tensão (19V no caso da fonte de notebook) utilizando a fórmula R = V / A.

Como não temos o valor da corrente, fazemos o cálculo 50W / 24V = 2.08A, depois  então, nosso calculo da resistência fica assim: 24V / 2.08A = 11.53 ohms.

Agora usamos a fórmula A = V / R para descobrir qual o consumo dessa lâmpada na tensão que vamos usar:
19V / 11.53 ohms = 1.63A.

Postado
  • Autor
4 minutos atrás, hds-tec disse:

@lord-zeus mesmo que já tenha informado que irá montar o projeto sugerido, cabe aqui uma correção nas informações sobre a lâmpada que citei.

Em conversa com o amigo @Neo, concluímos que esta lâmpada irá drenar uma corrente de 1.63A da fonte (e não 2.5A, como eu havia afirmado).

Mesmo assim, esta lâmpada serve para fazer o teste, já que iria indicar uma redução na tensão de saída da fonte, confirmando que ela está com defeito.

A título de informação, segue abaixo o método para determinar esta corrente:

Ocultar conteúdo

Como a lâmpada é de 24V x 50W, temos que usar a resistência da lâmpada para descobrir o consumo dela em uma outra tensão (19V no caso da fonte de notebook) utilizando a fórmula R = V / A.

Como não temos o valor da corrente, fazemos o cálculo 50W / 24V = 2.08A, depois  então, nosso calculo da resistência fica assim: 24V / 2.08A = 11.53 ohms.

Agora usamos a fórmula A = V / R para descobrir qual o consumo dessa lâmpada na tensão que vamos usar:
19V / 11.53 ohms = 1.63A.

Perfeito, realmente uma boa sugestão, penso que pode ajudar e com certeza vai ajudar na dúvida de outros membros, deveríamos até instigar mais o pessoal a investir nesse teste da fonte, pelo que vejo aqui muitos acabam testando apenas a tensão e entendendo que a fonte não é o problema e eu mesmo já peguei em minha bancada recentemente uns 5 Acer desses mais novos que o defeito era no carregador, mas marcava os 19v de tensão possivelmente capacitor com defeito e na carga dele não deixava o equipamento ligar.

Postado

Voce pode montar um dc jack externo, ficaria assim :

1- a fonte vai ligada no dc jack externo ( avulso )

2 - ligue um cabo, igual destes que é vendido para reparo, igual ao da sua fonte.

3- Após o dc jack externo, neste ponto voce cria um ponto de leitura de corrente ( em série ), e o cabo que sai deste dc jack externo, vai para o seu notebook.

Desta forma, voce preserva a sua fonte, e cria condições de leitura da corrente de consumo.

Postado

Para complementar, voce pode ainda, instalar a lampada de controle de carga, neste mesmo circuito após o dc jack externo. Desta forma, voce pode controlar o consumo, e efetuar a leitura de corrente.

Postado
  • Autor

@regisfatef aí que está, a ideia não é saber quanto esta consumindo a fonte em tempo real, e sim fazer um aparelho igual ao que o @hds-tec citou neste link

Que ele gera o consumo para ver se o carregador está funcionando ou não da forma que deveria.

Dê uma olhada que vale a pena.

Postado

Certo, vou verificar o tópico do provador de carregadores de bateria de notebook.

Fiz um desenho simples de como ficaria a proposta de se fazer um teste de limitar a corrente por uma lampada e tambem medir a corrente, sem ter de mexer no cabo original da fonte do notebook. Segue desenho em anexo.

desenho teste fonte note.png

Postado

Verifiquei o tópico do provador de carregadores. Fiz um novo desenho, levando em conta, como carga, não mais um notebook, e sim um circuito fechado, em corrente de curto circuito, limitando a corrente pela lâmpada. Acredito que desta forma, se pode verificar se a fonte suporta o consumo constante de corrente. Segue o desenho.

desenho teste fonte note2.png

Postado

@regisfatef só uma observação: Na sua imagem, vc está usando um amperímetro para verificar a corrente.
Sem problemas e o teste seria válido sim.

Mas, como já sabemos que neste circuito irá circular 1.6A no máximo, poderia ser ligado apenas um voltímetro em paralelo com a lâmpada e teríamos dois resultados possíveis:

- Se a fonte mantém a tensão de 19V, ela está boa.
- Caso a tensão encontrada for muito abaixo deste valor, indica uma fonte com defeito.

No projeto original do nosso colega  @William_R ele utilizou um medidor de tensão e corrente.

Postado
  • Autor

@hds-tec eu realmente já encontrei exatamente o que encontrava quando você postou a dica do @William_R.

Postado

Certo, o projeto do colega William está muito bem aplicado. Tambem ocorreu comigo, de fonte de notebook começar a carregar bem a bateria, com o notebook ligado e utilizando, porem após decorridos aprox. uma hora de uso, a tela começava a variar a iluminação, então percebi que a fonte não suportava o tempo todo ligada. Este foi um dos casos.

O assunto é bem interessante, e demonstra bastante criatividade, de formas simples e mais técnicas, de se tratar um mesmo assunto.

Vou acompanhar o tópico e continuar aprendendo

Postado

@lord-zeus Ok.

Sendo assim, caso queira finalizar o tópico, é só editar a sua primeira msg e alterar o prefixo para Resolvido.

Postado
  • Autor

@hds-tec minha pergunta é, se quiserem continuar mais a fundo sobre o assunto penso que poderíamos deixar aberto para que todos possam conversar e dar ideias e trocar informações, caso contrário fecho o tópico sem problemas.

Postado

@lord-zeus sem problemas...
Então seria mais viável deixar o tópico em aberto por mais algum tempo, para analisarmos outras possibilidades e idéias.

j+

Postado

Certo, gostei da participação.

Se entender que o meu tópico foi de ajuda, depois mande um jóinha.

Quanto a fechar o tópico como resolvido, acredito que sim, da minha parte.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.