Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo sobre gravadores de BIOS e EEPROM

Avalie este tópico:

ES Tech

Posts em destaque

E ai pessoal, tudo blz?

Estava olhando os gravadores que o pessoal informou aqui e surgiu uma dúvida.

Paulo, qual seria melhor este que você comentou

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

ou este Ezp2010 com o kit de adaptadores Gravador - e Kit ambos são do mesmo vendedor e o valor final é o mesmo que o que você comentou.

O dúvida cruel viu, rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O valor final não é o mesmo, o segundo é metade do valor do primeiro. Com certeza, a primeira opção é mais completa.

Edit: agora que vi o link dos adaptadores. Neste caso a segunda opção é "mais rica" em adaptadores. Quanto ao gravador em si, não vejo muita diferença. O segundo duplica de um chip para outro direto, mas sinceramente nunca precisei disto.

Link para o comentário

tive exactamente a tua duvida.....

a ezp2010 faz copia offline entre ICS. so faz flash e eeprom

a tl866cs tem uma construção superior e tem tido actualizações recentes e muito importante pode a porta isp,"a versão CS não tem".

faz mais tipos de memorias e processadores."no meu caso e uma vantagem"

ps- estava a navegar nos russos e vi que o software e igual ao WizardProg-87 mas não foi este que acompanha o meu programador apesar do layout ser igual !!! vou investigar  :)) ta nos russos  :P "

9_9

Pelo que tenho lido maior parte do pessoal que quer programadores baratos que sirvam para vários ic tem ido para o tl866.

precos identicos ,,,,,, :-\ :-\ :-\

foi isto que me levou para a tl866cs, já fiz umas quantas gravações e tudo ok, e preciso sempre limpar ic antes de por no suporte para não dar falhas

espero que ajude isto e so uma opinião minha porque passei pelo mesmo.

:)

Link para o comentário

Não sabia que isso era possível! que eu saiba: o firmware é o mesmo pra os 2 modelos, mas TL866A tem diferenças de hardware do TL866CS, o TL866A tem alguns componentes inexistentes no TL866CS, e mesmo instalando estes componentes: o recurso ICSP não é reconhecido, digo isso por experiencia própria "tenho as 2 versões e instalei os componentes que faltavam no TL866CS" e mesmo assim a função ICSP não foi reconhecida.

Link para o comentário

eu também ainda não testei.

mas pelo fórum aonde foi encontrar todos o que fizeram deu ok, aparentemente só algumas boards e que vem incompletas, tem mais lógica a nível de construção ser a mesma e só trocar o FW.

edit.....

todos os creditos desta alteracao para radioman no EEVblog.

---"The simple method of changing from TL866CS to TL866A version:

1. download my firmware updater here: TL866 firmware updater and unzip it.

2. connect your device to USB cable.

3. run TL866.exe from the above downloaded archive

4. in the update.dat file section browse for that file (you can find this file in the minipro installation folder)

5. in the "Firmware to write" section select TL866A firmware

6. click reflash button

Your device will be reflashed with the A firmware version.

Done!

The only drawback of this method is that future firmware upgrades can be done only with my tool, the minipro software will revert to original "CS" version.

The dangerous and complicated method:

1. run TL866.exe from downloaded archive

2. in the update.dat file section browse for that file (you can find this file in the minipro installation folder)

3. in the "Firmware to write" section select firmware dumper

4. click reflash button

now a custom firmware will be programmed into your device, just wait to finish

5. The Advanced button will become available, just click it and another window will appear!

6. in this advanced window we have three fields: Bootloader section, Copy protection section and device serial number section

7. in the Bootloader section select "A Bootloader" and click Write button

now your bootloader will be reflashed.

8. just close this advanced window and from main window in the "Firmware to write" section select TL866A firmware

9. click reflash button

now your device will be reflashed with the A version firmware.

done!

With this method your device will be permanently transformed to A version and future upgrades will be possible from minipro software. But why is this method dangerous? because if something goes bad (power failure, computer crash etc.) during  bootloader reflash your device will be bricked (and you will need an external programmer). "

Link para o comentário

Não sabia que isso era possível! que eu saiba: o firmware é o mesmo pra os 2 modelos, mas TL866A tem diferenças de hardware do TL866CS, o TL866A tem alguns componentes inexistentes no TL866CS, e mesmo instalando estes componentes: o recurso ICSP não é reconhecido, digo isso por experiencia própria "tenho as 2 versões e instalei os componentes que faltavam no TL866CS" e mesmo assim a função ICSP não foi reconhecida.

lol vais ficar com duas versoes A  :-* :-* :-*

Link para o comentário

Saiu a versão 6.0 do software para o gravador TL866CS / TL866A e pode ser baixada no link

Com os créditos para nossos amigos Max SV-Tec e Elder3.

Link para o comentário

Oi, à pouco tempo me deparei com um chip de bios Serial Flash SPI 45PE16, olhando é igual aos comuns 25XX, porém ao tentar gravar, dava erro, então fui pesquisar o datasheet desse componente, e pude perceber que a única diferença, é realmente na pinagem, toda invertida, então tive que montar um adaptador, para que eu pudesse gravar em meu gravador genérico da smetalo modelo lite, creio que funcione em outros gravadores como o sivava willem ou  nano programmer USB e outros que tem no mercado.

Bom, chega de introdução, segue o esquema:

Pinagem 25XX do gravador ---> pinagem do 45PE16

1 ---> 4

2 ---> 8

3 ---> 5

4 ---> 7

5 ---> 1

6 ---> 2

7 ---> 3

8 ---> 6

Eu utilizei duas plaquinhas adaptadoras que vende no ebay, vejam como ficou a minha, não ficou muito bonita, mas posso gravar tanto as 25XX quanto a 45PE16

Att. Marco.

45up.jpg.bde1aefe6a0e6901686d47c78ae94833.jpg

45down.jpg.6980a2435c74f82b01c694256c400a68.jpg

Link para o comentário

Boa tarde,

Pessoal estou com duas dúvidas sobre gravadora Genius G540 :

Primeiro que o adaptador que comprei foi o Soic8 200 mil se está correto com relação quanto ao pino 1 e tbm vi na internet que o modelo que tenho tem mais pinos.

Estou querendo gravar o chip da bios 25Q80BVS1G do Hp cq40. Quero saber se o adaptador eh compatível?

Foto 0295.jpg

e segundo sobre o encaixe do adaptador na gravadora se está correto.

Foto 0297.jpg

Foto_0295.jpg.eed59c3c62d05a2369a110c15786c815.jpg

Foto_0297.jpg.6404433a115c01c813e8e9ed8b52fcd6.jpg

Link para o comentário

Amigo Woille, pelo que me lembro do G540 que tive acho que ele precisa encostar na parte de cima do gravador com o pino 1 voltado para baixo então como o CI em formato SOIC8 tem 4 terminais de cada lado, você deve colocar o pino 4 no contato mais acima e a direita do gravador. Parece que a posição do CI no adaptador está correto.

Na duvida, você pode olhar a ilustração que aparece no programa quando selecionar o tipo de CI que irá utilizar e posicionar de forma semelhante.

Link para o comentário

ablacon64, Amigo, vc poderia dizer que modelo vc usou? comprei um na china e não estou conseguindo gravar, também tenho um hpa qui parado e estou rpecisando muito!

Você me mandou MP sobre o HP (

), o gravador que usei foi o de menos de R$ 10,00 somente para testar se o gravador funciona:

Qual gravador você comprou?

Link para o comentário

não precisa ser exatamente o mesmo fabricante do chip, pode usar outro da serie 25x64 ou mais que funciona

Irei Testar, Obrigado pela informação Eder...

Realmente não consegui gravar a memória que queria (En25q64-Q64-Cfeon104Hip), da um erro no programa do gravador, dizendo possíveis problemas, chip mal encaixado...

tentei utilizar o modelo 25x64 da Windbond e duas outras marcas que encontrei com a referencia 25x64, todas dão o erro.

para testar a gravadora peguei uma memória que tem na lista, funcionou certinho, consegui ler, apagar e regravar... normalmente.

Link para o comentário

ablacon64, Amigo, vc poderia dizer que modelo vc usou? comprei um na china e não estou conseguindo gravar, também tenho um hpa qui parado e estou rpecisando muito!

Você me mandou MP sobre o HP (

), o gravador que usei foi o de menos de R$ 10,00 somente para testar se o gravador funciona:

Qual gravador você comprou?

Comprei um chamado "SP200SE", fiz algumas pesquisas na internet e parece que joguei dinheiro fora ^^ Mas vi aqui no forum que o melhor mesmo é um 866CS, tem alguma dica ou tutorial que voce me aconselhe para ler e aprender mais sobre bios ?

Link para o comentário

A gravadora g 540 é muito boa, eu uso e sempre me atendeu muito bem, basta comprar os adaptadores no mercado livre.

segue o link pro mercado livre, este ja vem com o adaptador soic 8:

Link para o comentário

Olá sou novato aqui no fórum,

então comprei um nanobios no mercadolivre

e não veio com nenhum software

dai preciso regravar a bios de um hp g42

gostaria de saber como usar o nanobios

em qual sistema operacional ele é compatível

se tem algum programa para rodar com ele

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...