Jump to content

Tudo sobre gravadores de BIOS e EEPROM

Rate this topic

Recommended Posts

• 2 years later...
Em 29/03/2024 às 23:36, deusejusto disse:

Preciso só fazer um update na bios... neste caso é necessário algum equipamento?

Entendi nada

Se sua máquina tá funcionando e quer atualizar a bios, veja no site do fabricante em suporte se tem a atualização, se tiver só baixar e seguir os procedimentos de atualização, geralmente é bem simples, de qualquer forma sempre há um risco também.

Roberto

• 2 months later...
11 horas atrás, Jack O'Neo disse:

@prcalemao CH341A + Neoprogramer, rt809H, rt809F, os sucessores do tl866 atualmente Xgecu T48/T56 e vários outros.

obrigado pela resposta vendo que no caso o CH341A + Neoprogramer seria o mais em conta desses modelos... mas aproveitando quem sabe pode me ajudar com um assunto....... eu não tenho  gravadora de SIO e vejo que está me fazendo falta, acha que seria viável já investir em uma gravadora dessa pra gravar SIO e já também gravar esse modelo de Bios que citei acima

Então...
O SVOD4 promete mundos e fundos e não cumpre, estes tempos precisei gravar um ENE KB9052D e não houve cristo que fizeste o SVOD 4 gravá-lo (entrei em contato com o suporte deles e me trataram como fosse um idiota), não tem atualização para o RT809H que o grave até o momento, acabei utilizando o CH341A + flashrom pra gravar o dito cujo e funcionou belezinha.
Esse carinha CH341A é um trunfo na manga e salva o cara em várias situações, e é o menos caro de todos, mas falando de KBCs só grava a linha ENE até onde sei.
O RT809H é um bom programador que grava quase tudo na linha de KBCs, na minha experiência pessoal não lida bem com os ITE.
O SVOD4 grava bem os ITE.

Os próprios Xgecu gravam a linha ENE e alguns ITE também segundo a lista de CIs compatíveis (nunca testei).

O Vertyanov tem agora um programador chamado Sucessor ou algo do gênero, nunca tive um em mãos mas quem tem diz que funciona.

A minha experiência pessoal tem sido melhor com o RT809H até então, pode ser que em alguma atualização futura o SVOD4 venha a funcionar adequadamente, mas atualmente não me agrada.

Se eu fosse comprar um gravador hoje pra substituir um tl866A/CS eu compraria o RT809H, mas é questão de gosto pessoal, nenhum é perfeito, o SVOD tem uns adaptadores pra KBC que o RT809H não tem por padrão, e tem algumas funcionalidades extras que ajudam na área de notebooks como comunicação com baterias, teste de flat cables, teste de teclados que considero legais, mas, o principal que é a gravação de kbcs (no meu caso), e que é o motivo dele existir, ele está deixando a desejar.

Talvez surja algum produto novo no mercado em breve, afinal todos os atuais utilizam USB 2.0 e com a necessidade de gravar NANDS grandes é provável que surja algum utilizando USB 3.0 pra agilizar, talvez valha apena esperar, mas é pura especulação da minha parte... 

Edited by Jack O'Neo
adição de virgulas ausentes.
  • Like 2

• 3 months later...
  • 2 months later...

Fazendo uma contribuição a respeito do Ch341A, não sei se todos sabem disso, recentemente vi

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.
uma adaptação feita no CH341A para corrigir um erro de projeto, a tensão de entrada no pino de dados do programador é 5v e deveria entrar 3,3v.

Os 5v podem danificar alguns chip de memoria, a gravação pode até ocorrer com sucesso, assim como o apagamento do chip e a verificação também, mas pode ocorrer erro na gravação em algumas memórias e elas não funcionam mais. Adaptando a tensão para 3v isso é resolvido!

• 1 month later...

@victorocha Ambos são excelentes gravadores ja tive um rt809h e tenho um svod3 e um TNM5000, o que vai mudar basicamente de um pro outro no uso em  laptops sera a maneira de regravar SIO o svod acho melhor para esta finalidade pois usa flats no conector do teclado, enquanto o rt809h vc tem que soldar fios em alguns pontos para poder conseguir gravar. Então eu iria de svod4

Edited by Túlio Bastos