Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo sobre gravadores de BIOS e EEPROM

Avalie este tópico:


ES Tech

Posts em destaque

  • 1 mês depois...
Em 08/12/2020 às 21:44, Robson Zandoná disse:

Que outro aparelho custo baixo eu poderia adquirir para gravar essas eprom 2732, 2764 e na voltagem de 21V?

Pq pelo que vi no manual do TL866II Plus ele só chega mesmo a 18V.

Comprei o TL866 Minipro e gravou a eprom 2732A 21V. Achei num preço camarada e peguei ele, problema resolvido. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Boa noite pessoal

Existe alguma formar de descobrir qual o modelo das eprom?

Pq qdo vou tentar usar o modelo especificado

ST

M27C256B

Não da certo e só consigo gravar usando no gravador TL866II Plus, como um modelo da Fujitsu MBM27256.

Vi algumas informações que tem como saber qual seria, pois na china eles regravam nomes e modelos.
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 1 mês depois...

@geek889 Ainda não peguei esse chip por aqui, mas se a única diferença é ser menor em tamanho físico e ele tem os seus 128 pinos, provavelmente a lógica de programação deve ser a mesma, toda a linha da ENE (pelo menos a antiga) até onde sei usa exato os mesmos pinos e o mesmo algoritmo de gravação.
Seria portanto questão de fazer exato as mesmas conexões feitas num KB9012 (mesmos KSIs e KSOs, e testar, o ideal pra evitar aborrecimentos seria fazer os testes em uma placa sucata imagino eu, ou talvez tirar o kbc da placa e fazer as ligações dele no adaptador externo do kb9012 usando fios pra prolongar as conexões, se funcionar no adaptador externo vai funcionar direto na placa também, mas se por ventura não funcionar e for ocasionar algum problema, será só no kbc, não na placa toda, aí limitas as possibilidades de danos.

Se alguém tiver outras informações, sou todo ouvidos. ;D

Editado: por Jack O'Neo
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/09/2021 às 19:52, Jack O'Neo disse:

@geek889 Ainda não peguei esse chip por aqui, mas se a única diferença é ser menor em tamanho físico e ele tem os seus 128 pinos, provavelmente a lógica de programação deve ser a mesma, toda a linha da ENE (pelo menos a antiga) até onde sei usa exato o mesmos pinos e o mesmo algoritmo de gravação.
Seria portanto questão de fazer exato as mesmas conexões feitas num KB9012 (mesmos KSIs e KSOs, e testar, o ideal pra evitar aborrecimentos seria fazer os testes em uma placa sucata imagino eu, ou talvez tirar o kbc da placa e fazer as ligações dele no adaptador externo do kb9012 usando fios pra prolongar as conexões, se funcionar no adaptador externo vai funcionar direto na placa também, mas se por ventura não funcionar e for ocasionar algum problema, será só no kbc, não na placa toda, aí limitas as possibilidades de danos.

Se alguém tiver outras informações, sou todo ouvidos. ;D

Vou verificar se é a mesma pinagem...ele tem 128 pins tbm, irei tentar isso. Obrigado @Jack O'Neo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

O RT809H ainda seria uma boa opção para quem usaria basicamente em computadores e notebooks? Quais seriam os principais adaptadores a serem adquiridos nesse caso?

 

Outra pergunta, bem newbie, e eu já imagino a resposta. No caso de gravar Roms de celular e tablets, esses gravadores daria certo? Ou apenas Box estilo a Medusa que faria isso?

Editado: por JoãoNeto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JoãoNeto Não mexo com telefonia não sei responder quanto a isso, RT809H funciona razoavelmente bem, mas exige remover alguns KBCs das placas de note para a gravação, algum tempo atrás quando a demanda era menor para este tipo de serviço eu estava contente com ele (o custo benefício era o melhor), atualmente com o aumento exponencial desse tipo de serviço já não estou mais, aguardando ansioso pela compra do SVOD4 por parte do financeiro/(esposa huahahuauha).
O RT809H poderia ter recebido correções e novas implementações na parte de software que fariam a diferença, como não fizeram acredito que atualmente o SVOD4 é a melhor opção para quem atua exclusivamente no nicho de notes e PCs.

A principal diferença entre os produtos do meu ponto de vista, é que mesmo eu ainda não sendo cliente deles, o pessoal do SVOD respondeu aos meus contatos já um bom tempo atrás e até acataram algumas sugestões, já o pessoal do RT809H nem se deu ao trabalho de responder e nem acatou nada do que foi passado como feedback do produto, pelo menos para comigo... Portanto o diferencial é o suporte.
Comprando direto do fabricante o custo é menor do que comprando no Brasil, e é mais vantajoso portanto adquirir de fora, o @cristi já usa a um bom tempo e pode dar mais detalhes.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jack O'Neo Boa tarde,

 

Comprei o SVOD4 direto do fabricante e saiu + ou - R$ 1.340,00 e levou 40 dias para chegar. Fui taxado em R$ 15,00 taxa de entrega. No meu caso que só trabalho com Mac, não resolveu muita coisa, no entanto passei para um colega que trabalha com notebook.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só acho uma pena que ela não salva em .JED é tudo .BIN usei ela ante ontem pra fazer um discrete em MAC e salei em bin oque não serve para uma restauração de backup, tenho um colega em POA que usa uma que le e salva em JED mas por enquanto vou ficando só com a SVOD mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jack O'Neo Eu comprei para desativar os mac's de 15 com dedicado. A placa de 15 trabalha com um Mux onde existe o chaveamento entre intel e dedicado. Este gravador iria programar o Mux, somente para Intel desabilitando o dedicado. No meu caso ele dava erro e não reconhecia o Mux. Larguei de lado e vendi para um colega aqui de Sampa.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Jack O'Neo disse:

Que naba meu querido.

É por causa do que o @cristi falou?

Aliás se quiserem me explicar essa questão aí de BIN e JED tô aceitando a aula, não entendi bulhufas...

o@Jack O'Neo@Paulo Noce paulo noce não tem muita paciência kkkk fiz outra aqui ante ontem Paulo e lembrei de ti, um A1297 com a placa diferente das comuns até fiquei com receio de não dar certo mas deu na cabeça, fiquei sabendo de uma gravadora da lattice que esta le e salva em JED conhece ?

Editado: por cristi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Jack O'Neo disse:

Que naba meu querido.

É por causa do que o @cristi falou?

Aliás se quiserem me explicar essa questão aí de BIN e JED tô aceitando a aula, não entendi bulhufas...

o paulo sabe muito nada mais que eu, mas nada mais é que a extensão do arquivo do MUX que faz o discrete, ao invés de BIN como na bios é JED, então quando se lé com a SVOD ele salva esse JED mas no formato BIN oque impede de restaurar esse arquivo depois entende

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, cristi disse:

o paulo sabe muito nada mais que eu, mas nada mais é que a extensão do arquivo do MUX que faz o discrete, ao invés de BIN como na bios é JED, então quando se lé com a SVOD ele salva esse JED mas no formato BIN oque impede de restaurar esse arquivo depois entende

Está aqui lê o arquivo original dos gringos.

9FBEB7DE-E848-47AD-89B4-D13AD659AB55.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/02/2022 às 16:59, Jack O'Neo disse:

@cristi Deixa eu ver se entendi, o SVOD consegue gravar o arquivo extraído com outros gravadores, mas o BKP que ele faz é inútil. É isso?

@Jack O'Neo desculpe a demora na resposta, sim ! ela grava tanto .JED como .BIN, mas o backup sempre é feito em .BIN, nunca precisei usar backup de GMUX de mac e não conheço ninguém que tenha precisado 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...