Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Qual LCD funciona no Dell Inspiron 1525?

Avalie este tópico:


tiburfi

Posts em destaque

Estou com um Dell Inspiron 1525 que deu defeito no LCD, perdeu imagem.

Ele usa o modelo Samsung LTN154W1-L01.

Testei com um LP154WX4(TL)(CB) e um (C8) do DV6000, com esses dois modelos a luminosidade fica muito fraca e sem ajuste.

Estou desconfiado que esses dois são incompativeis com o Dell, mas estou na duvida.

Alguém já trocou LCD nesse Dell e teve esse problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valew Daniel, vou ver se acho uma dessa, pena que não dá pra usar as unicas duas que tenho.

 

Será que muda alguma coisa no flat pra não funcionar direito?

Sabia isso do Sony, que tem pinagem diferente, inclusive tem LCD de Sony que não funciona em outros, mas do Dell não sabia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja tive um problema desses em um compaq meu... tava com a tela quebrada, troquei por uma do mesmo modelo e ficava escura também e era nova, cheguei a trocar por outra achando que essa nova tava com defeito...,no fim  tive que achar uma tela de outra marca pra por e funcionar... que eu me lembre a original também era uma samsung desse mesmo modelo que postou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essa do dell conheco a bastante tempo.. pois eu tinha um dess que quebrou a tela e ficou assim.. :) ..

 

na epoca, disseram que se trocar o CI da plaquinha da tela (a eeprom de 8 terminais) , ele identifica certinho, mas não tenho ctz...

 

trocar o CI da plaquinha da tela (a eeprom de 8 terminais)

 

ctrl C + ctrl V ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa incompatibilidade eu já conheço há bastante tempo.

Guardo sempre um Kit com tela, cabo flat e inverter, só para utilizar como tira-teima, pois as vezes pode ser outro o causador do sintoma.

O kit que eu tenho e sempre funciona no 1525 é uma Samsung LTN154X3-L0D  Rev.: A00 (15,4 WXGA)

Eu sei que não ajuda muito, mas esta cada vez mais dificil de encontrar similares compativeis.

Boa Sorte ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje fui retomar esse problema e me deparei com o seguinte:

No LCD Samsung do Dell existem 3 CIs de 8 pernas, eles estão indicados como: IC_EEP, IC_REG e IC_ED.

No LCD LG só existe um CI de 8 pernas, que fica próximo do conector do flat.

Fui pela lógica, troquei o CI do Samsung que também fica próximo do conector, os outros dois, IC_EEP e IC_REG ficam próximos do CI grande.

Só que não deu certo, o LCD ficou sem imagem mas com luminosidade.

Agora não sei se é o CI errado ou se essa troca não da certo mesmo.

Quem trocou e deu certo, sabe me dizer qual dos 3 do Samsung que usou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que me achei o problema, o LCD Samsung original do Dell estava sem imagem, ao colocar essa eprom no LCD LG ele também não deu imagem, então posso deduzir que o defeito esta na eprom e não no LCD, é bem provável que ela esta corrompida, por isso não funcionou nos dois.

Agora vai saber se é isso mesmo... teria que conseguir outro LCD desse pra pegar outra eprom e testar.

Aceito sugestões se pode ser isso mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perciva, com o LCD Samsung original não atua, a imagem da uma piscada no POST, aparece o logo da Dell, com baixa luminosidade e logo apaga tudo, sem luminosidade e imagem.

Pior foi o seguinte, esse LG que eu troquei a eeprom dele pela do Samsung, eu peguei a eeprom do LG e testei no Samsung, pra ver se era isso, agora não dá mais imagem com nenhuma das duas no LG, nem com a original do LG nem com a do Samsung, talvez tenha corrompido a eeprom original do LG quando coloquei ela no Samsung.

Não estou achando que esse esquema de trocar a eeprom dê certo, se formos considerar que a flash de qq notebook não funciona em placas de modelos diferentes, porque em um LCD ela funcionaria??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente esse lance de trocar as eeprom é meio estranha mesmo..

escrevi lá em cima porque certa vez li em algum lugar, mas realmente nunca testei..

 

foi bom que voce fez o teste e não deu certo que ai nem penso mais nisso.. :)..

 

infelizmente parece que a unica tela que dá certo nesse aparelho é a original mesmo...

 

eu estava com um aqui ( até citei no topico) testei todas minhas telas LCD e nenhum funcionou legal; inclusive algumas samsung com PN levemente diferentes...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu disse antes, eu já enfrento este problema há muito tempo, revisando minhas ordens de serviço encontrei meu primeiro caso em junho de 2010.

Aproveitei e fiz uma listinha dos displays que eu relacionei nas ordens de serviço que funcionaram com o dito cujo modelo:

 

Samsung - LTN154X3 - L0D - funciona

LG - LP154W01 (TL) (F2) - funciona

LG LP154WP1 - funciona

AU Optronics - B154EW02  funciona

AU Optronics - B154EW08 - funciona

 

Achei desnecessário relacionar os que não funcionaram nos meus testes, pois a lista é grande.

 

O que acontece na minha opinião, mas sem embasamento prático, é o seguinte:

O inverter deste modelo, tem um sensor de luminosidade ambiente, que faz com que outros modelos não relacionados na BIOS do notebook, não sejam compativeis com a função, este sensor serve para mudar o Back ligth via software de forma automatizada. (isto não quer dizer que necessariamente esta função esteja disponivel ou funcionando neste modelo, mas talvez em outros modelos similares da DELL).

Espero que a lista ajude a encontrar um substituto que funcione e resolva seu problema.

Na minha opinião, desiste da ideia de trocar componentes de um fabricante por outro, a menos que tenha conferido a equivalencia nos datasheets dos mesmos.

Boa sorte ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...