Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

PLACA ASUS P5LD2-X 1333... sempre estufando capacitor da Memória

Avalie este tópico:

MOISES

Posts em destaque

Boa tarde, estou com essa placa que chegou ontem a tarde ,,com o capacitor 3.300uF x 6.3V da memória estufado e logo troquei os 2 e é claro como estava muito suja lavei a placa normal,,,sequei-a e ligou normalmente dando video, reconhecendo memoria e processador,,,más quando fui colocar a placa no gabinete,, logo percebi q os mesmos capacitores estavam estufados novamente,,,acabei de troca-los e a maquina esta ligado normalmente com todas as voltagens,,,exatas,,,de 1,8...,5..v da memória , 12V e 1,37 do processador,,....tudo normal...

Alguém ja pegou algum caso assim,,,,,

• Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma possibilidade para isso acontecer é o cap. novo ter tensão de trabalho abaixo do especificado no original, se é para mesma tensão, então meça a tensão a que está submetido no próprio terminal dele. Resta ainda a possibilidade do cap novo ser de baixa qualidade, quem pode confiar nessas coisas hoje , né?

A mecânica da coisa é, estar submetido à tensão maior que a nominal de trabalho causa rompimento do dielétrico, aquecimento elevado, produção de gases e aumento de pressão que se traduz pelo estufamento.

abraço

Márcio Campos

• Joinha 1
Link para o comentário

Uma possibilidade para isso acontecer é o cap. novo ter tensão de trabalho abaixo do especificado no original, se é para mesma tensão, então meça a tensão a que está submetido no próprio terminal dele. Resta ainda a possibilidade do cap novo ser de baixa qualidade, quem pode confiar nessas coisas hoje , né?

A mecânica da coisa é, estar submetido à tensão maior que a nominal de trabalho causa rompimento do dielétrico, aquecimento elevado, produção de gases e aumento de pressão que se traduz pelo estufamento.

abraço

Márcio Campos

Concordo com sua opnião,,,mais o exemplo citado é por que um dia antes entregue uma placa do msm modelo com o msm problema nos capacitores de 3.300uF x 6.3V da memoria,,,,e a msm nao estufou novamente os capacitores, já esta com todas as tensões normais,,,e tbm com o msm problema,,,nos capacitores da memoria,,,já permanece com os capacitores estufando,,,sendo q bem citado,,nao devemos confiar,,,em um so tipo de modelo de componetes,,,,

Link para o comentário

ola amigo eu sujeria medir as tensoes dessa fonte de alimentaçao ela pode estar com alguma avaria

no ultimo caso trocar por uma nova e ver se o problema persiste.

espero ter ajudado!

Se estufou é porque foi submetido a tensões fora de seu limite e tolerancia, ou quem sabe um erro de impressão das suas especificações; a analise dele trabalhando no circuito é interessante, porem a troca da fonte por uma nova a título de teste, diminui qualquer possibilidade de erro!!

Link para o comentário

ola amigo eu sujeria medir as tensoes dessa fonte de alimentaçao ela pode estar com alguma avaria

espero ter ajudado!

Se estufou é porque foi submetido a tensões fora de seu limite e tolerancia, ou quem sabe um erro de impressão das suas especificações; a analise dele trabalhando no circuito é interessante, porem a troca da fonte por uma nova a título de teste, diminui qualquer possibilidade de erro!!

8) 8) 8)  novamente,,,,vejo bons argumento,,,e sim,,,sempre são feitos,,,varios,,,procedimento,,,e é claro,,,as tensões de 5.05v mosfet de entrada e 1.85 no mosfet de saida,,,sempre estao,,ok,,e sempre é valido ter o conhecimento,,,como falei,,,esta com os novos capacitores,,,e ainda nao estufou,,mas qndo fiz a 1ª troca liguei e td bem,,,e qndo desliguei,,e fui monta no gabinete,,,reparei,,,estufados novamente,,refiz as trocas e ate agora nada,,,mais a maquina esta 100% ,,,minha duvida é saber se alguém ja passou por isso,,,,.......

Link para o comentário

espero ter ajudado!

8) 8) 8)  novamente,,,,vejo bons argumento,,,e sim,,,sempre são feitos,,,varios,,,procedimento,,,e é claro,,,as tensões de 5.05v mosfet de entrada e 1.85 no mosfet de saida,,,sempre estao,,ok,,e sempre é valido ter o conhecimento,,,como falei,,,esta com os novos capacitores,,,e ainda nao estufou,,mas qndo fiz a 1ª troca liguei e td bem,,,e qndo desliguei,,e fui monta no gabinete,,,reparei,,,estufados novamente,,refiz as trocas e ate agora nada,,,mais a maquina esta 100% ,,,minha duvida é saber se alguém ja passou por isso,,,,.......

Nunca vivenciei algo assim, mas sabemos que tudo tem uma causa, o importante é elaborar teses e buscar prová-las, ou derrubá-las e fazer nova hipótese para o problema.

Muitas vezes não vermos mais motivos não significa que eles não existam, apenas não são os óbvios. Como disseram roi e Miguel, essa tensão de fonte também deve ser bem examinada antes de condenarmos os próprios capacitores por "baixa qualidade" (elevado ESR), ou defeito de fabricação, ou velhos(sem uso, mas fabricados há muito e com muito "tempo de gaveta").

Se tiver um osciloscópio, examine se a tensão que chega aos capacitores não apresenta picos, pulsos do chaveamento. Se muito elevados, indicam que o capacitor, embora com capacitância nominal e tensão de trabalho adequados, podem não estar bons.

Força na peruca, colega

Abraço

Márcio Campos

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Fonte ATX ruim. De onde vc acha que vem a tensão que alimenta esse circuito?

:D :D

Boa hipotese, más uso fonte real de 400 e nao a do cliente q era de 230 P/ os meus treste de bancada e providencie a troca por uma pelo menos de 350 nao real ,,,e msm assim qndo coloquei houve um pouco de estufamento,,,e falei ao cliente q é provisório....

Más todas as idéias são bem vindas.... principalmente como a do nosso colega marciocampos,,,, :-* :-*

Link para o comentário

Já peguei um caso parecido, só no meu caso era no circuito Vcore, só resolvi depois que troquei o PWM do processador, o PWM estava alterado e com isso mandava voltagens erradas para os mosfets , que esquentavam muito e os capacitores abriam o bico rs..., verifique todo o circuito da memória, principalmente o PWM da memória.

Link para o comentário

Se vc já testou com outra fonte ATX de boa qualidade e ainda sim o defeito persistiu, entao, faça o seguinte procedimento: troque a Bobina por onde entra essa tensão de 5v. É defeito raro, mas, indutância alterada produz tal defeito de estufar rapidamente os capacitores. Já resolvi defeito semelhante em TVs de LCD.  Mas, tenha certeza de trocar por capacitores novos e de qualidade. Cuidado com a serigrafia dessas Asus, pois pode induzir a erro na hora de soldar um novo capacitor.  ^-^

Link para o comentário

• 3 meses depois...

Boa tarde onde é o problema eu não sei,so sei de uma coisa esse problema é de serie todas as placas p5ld2-x-1333 que trabalham com esses 2 capacitores próximo as memórias sempre estufam,já peguei varias placas e todas recaem nesse problema,acredito que seja defeito em serie do fabricante.

Link para o comentário

A hipótese mais provável e a do circuito PWM estar enviando pulsos de alta freqúência (tipo spikes) junto com a oscilação normal. O o tipo de pane que só é possível tentar verificar com um osciloscópio com resposta mínima de 100 MJz.  Boa sorte, esta pane é realmente um elefante branco.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  • 3 meses depois...

colega, não sei se foi o seu caso , mas alguns capacitores eletrolíticos, principalmente aqueles com temperatura de trabalho  de 85graus, são os mais propensos , devido ao excesso calor no ato da soldagem, creio que deve ocorrer algo como uma fervura da eletrolise do capacitor. passei a observar esse detalhe , quando de certa feita  fui soldar os eletrolíticos do Vcore com a estação de ar quente  porque a estação de solda  estava pifada e o ferro que tinha era de 40W e a solda não conseguia chegar ao ponto ideal. feita a soldagem , liguei a placa e os capacitores estufaram. retirei e após consertar a estação soldei os capacitores e aí ficou tudo normal. outro caso, foi com um modulo roadstar rs700d, fui fazer uma ressolda no toroidal da fonte e os 03 eletrolíticos de 3300/16  da entrada  da fonte , ferveram e estufaram.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...