Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Remover resina BGA na hora do reball - Qual a melhor forma ?

Featured Replies

Postado

eu tenho tido sucesso só passando fluxo amtech e aquecendo a 160 graus e retirando com uma agulha

Também faço dessa, mas o problema é que em alguns chips eles injetam essa resina até em baixo do chip bem profundo... tem que haver algum reagente a essa resina, mas qual?

• 1 mês depois...
  • Respostas 101
  • Visualizações 33,1k
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Postado

Tenho feito molhando o algodão no oleo de banana e deixando por um tempo sobre a resina, coloco a placa dentro de um saco antiestatico. Pois quando deixo fora o oleo seca muito rapido, deixo lá por pelo menos 30 minutos.Ele vai amolecer a resina. depois com o ar quente entre 150 e 180 graus, é só ir tirando com um palito de madeira e sai todinho. O chato é o que fica debaixo do chip tem que ser tirado com algo bem fino, e com muita paciencia, pois tem uns que penetram para muito abaixo do chip.

Postado

Eu uso palito de churrasco q é de bambu e geralmente o calor nem chega a 200 que já esta saindo fácil fácil...

Postado

Insistindo muito nessa tática do ar + álcool acabei aprendendo e deixei de usar esse removedor de resina. Aprendi que o segredo é aquece bem a resina antes de começar a retirá-la com a exploradora. Deixo minha estação em 200 graus e vazão máxima, não tem perigo, já que a temperatura de fusão da solda lead free é 227 graus.

Uso o mesmo sistema e sempre tive sucesso, só calor nada de AI.

8)

• 1 mês depois...
Postado

A melhor forma é a mais barata e eficiente!!! Compra o óleo de banana em qualquer farmácia por R$ 1,00. Basta encharcar algodão em volta da resina com o óleo de banana e vedar a placa com plástico anti estático por uns 30 min. Depois retirar do plástico e jogar calor em 200º direto e ar no máximo com o bico fino da estação. As vezes só com a força do ar já remove a resina sem precisar de uma pinça ou exploradora de dentista!  Fica a dica....

Postado

Uso o soprador termico e uma cureta de denstista e vou tirando bem levemente.

Postado

Utilizo explorador dentário e estação a 180º.

Postado

Nunca testei, porem acetona nunca faz muito bem para placa... porem no algodão acho interessante... eu sempre usei estação de ar +pinça exploradora adaptada e ate mesmo agulha de serginda com a ponta amassada, de forma que não danifique a placa.

vlw,... e vamos todos ajudar o forum para ganhar Joinhas  C:-)

• 2 semanas depois...
Postado

Para remover a resina usamos Óleo de Banana embebido em algodão e depois com um palito removemos a cola.

Para certificarmos que a resina saiu, verificamos com o microscópio USB, se faltar é remover com cuidado.

Mas é como os colegas escreveram, existem muitos métodos, tens é de ver qual o que te dá mais jeito.

Postado

Boa tarde turma. A maneira mais eficiente para remoção da resina que cola o chip, é colocar um pouco de fluxo de solda, o mesmo utilizado para retrabalho, colocar o soprador na temperatura de 350º e a vazão de ar em 4,5. Uso uma joaninha grande para remoção da cola, como a ponta é fina ele entra em baixo do chip e remove tudinho. Já havia usado, removedor, acetona entre outras coisas, mas nenhuma funcionou como fluxo de solda e calor, a dupla é infalível. Boa sorte.

• 3 semanas depois...
Postado

aquece a resina a 200 graus, ela vai soltar bem facil

Postado

Uso a estaçao de ar em uns 250º, ar no maximo e vou retirando com uma pinça de dentista. Sai praticamente tdo sem problemas.

Depois quando retiro o chip com minha SP360C sai sem danificar nada. Boa sorte...

Postado

Eu uso óleo de banana vendido em farmácias. Umedeço algodão e deixo por 20 min em saco antiestético fechado. Depois aplico calor em 200º e com a exploradora vou removendo cuidadosamente.

Removido a resina, coloco a fita krapton onde devo isolar o calor e mando a placa pra estufa por 12H. Saindo da estufa vai direto pra executar o reballing...

• 3 semanas depois...
Postado

Pessoal, já experimentei literalmente todas sugestões dadas aqui e muito mais. O que resolveu mesmo é fluxo de retrabalho e calor. Como estou no Sul do País, uso soprador térmico na temperatura de 350 graus e fluxo de ar no nível 4. Exploradora ou uma joaninha grande que penetra em baixo do chip removendo totalmente até aquelas resinas: vermelha escura ou a preta que são super difíceis de sair. É tiro dado e Bugiu deitado. Boa sorte.

Postado

Todas essas dicas são boas, mas o principal é ter paciência, peguei uma placa aqui que a resina parecia fazer parte do chip. Demorei duas horas para retirar toda a resina com uma agulha bem fina. Aff sufoco!!

Postado

Fiz uma ferramenta especial... Recortei a moldura da tela de 14.1, aquela chapinha em inox, da para recortar faci com uma tesoura, de uma desentortada com um martelo e uma acertada com uma lima.

Para o problema de resina dura ou mole, e a mesma coisa, 150 graus e paciencia, um pouco de fluxo mesmo.

Postado

cara pega a estação de ar quente

bota ela nuns 200 graus

e só da um tostadinha e vaicom a pinça

q sai bem facil

vlw

Postado

eu uso somente a estacao de ar quente e uma agulha de croche com a ponta fina, e vou retirando pelos cantos , comigo sai facil

• 1 mês depois...
Postado

180 graus um pouco de fluxo,palito eu uso o de manicure mais resistente e paciência

sai na boa muito cuidado para não danificar a placa

Postado

sempre usei soprador termico a 180º graus com fluxo amtech e um palito de dentes, sempre saiu em todos os casos.

• 2 meses depois...
Postado

Uso a estação de ar a 120 graus para amolecer a resina e um palito de dente (madeira) para remover, tomando o cuidado para não danificar algum componente ou a trilha.

• 1 mês depois...
Postado

eu só uso ar quente e palito de dente para remover... as vezes uso um fluxo quando a maldita resina teima em não sair...

Postado

Eu uso um extrator de tartaro (usado por dentistas). Foi comprado em uma loja do ramo.

Com o soprador termino em 220º, aqueço por uns 20 segundos, depois disto com cuidado para nao toacar a placa e o chip, eu vou puxando lentamente a resina que se solta por inteira, da impressão que ela vira uma borracha.

Ja tentei outras formas, até mesmo importei um produto que era promessa de remover com facilidade a resina, mas nao teve resultado satisfatorio, esta forma que uso no momento ta sendo rapido e pratico.

Valeu, forte abraço a todos

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.