Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Sergio Penido

em análise HP Laserjet P3015 / Não fixa toner 100% após troca película e rolo

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Bom dia a todos. Já tem uns dias que estou lutando com essa HP 3015 aqui para conseguir uma impressão perfeita. Ela veio para mim com papel enrolado no fusor. Ao desmontar, vi que a película e o rolo já estavam ruins. Ela tem uns 2 anos de uso e imprimiu 151000 paginas.  Fiz a troca da película, rolo, buchas, limpeza, lubrificação correta e testei mas o toner não estava fixando quase nada. Troquei novamente a película por desencargo, diminuí um pouco a lubrificação (quantidade aceitável), isolei os termistores com filete de película (pra diminuir a sensibilidade da temperatura). Coloquei no EconoMode. Agora tenho uma fixação de 80%. A cor cinza que é mais difícil de fixar ainda solda bastante pó. Eu medi a tensão da cerâmica e está Ok. Será que devo tentar uma outra cerâmica? Não tenho nenhuma aqui, eu teria de comprar...  O que vocês acham?

Compartilhar este post

Link para este post
Compartilhar em outros sites
marciobaldo    8

Bom dia

Pelo jeito tem bastante experiência em fusores. Se estiver tudo ok, eu iria para a placa fonte baixa ver se o triac ou algum capacitor está com defeito

Compartilhar este post

Link para este post

Boa tarde! 

Eu ja tive caso parecido que após a troca da película e do cilindro de pressão, ficou sem fixar conforme você está informando.

No meu caso (já tive mais de um caso) era o cilindro de pressão, ele estava muito macio e não fazia a pressão necessária.

Compartilhar este post

Link para este post
Rods    134

@Sergio Penido Vida util da unidade fusora ja era. Não perca tempo, cote uma nova. Ainda vale a pena. Custo benefício dessa impressora é ótimo. Essas unidades empenam quando chegam no fim da vida util. Boa sorte.

Compartilhar este post

Link para este post

Boa tarde, se conseguir outra ceramica para testar seria uma boa.... mas pode ser como o amigo acima disse, pode ser pressão do rolo pressor, pode testar se é pressão usando uma mola mais "dura" de outro fusor. 

Abraços.

Compartilhar este post

Link para este post
vado    57
Em 10/02/2019 às 10:03, Sergio Penido disse:

Bom dia a todos. Já tem uns dias que estou lutando com essa HP 3015 aqui para conseguir uma impressão perfeita. Ela veio para mim com papel enrolado no fusor. Ao desmontar, vi que a película e o rolo já estavam ruins. Ela tem uns 2 anos de uso e imprimiu 151000 paginas.  Fiz a troca da película, rolo, buchas, limpeza, lubrificação correta e testei mas o toner não estava fixando quase nada. Troquei novamente a película por desencargo, diminuí um pouco a lubrificação (quantidade aceitável), isolei os termistores com filete de película (pra diminuir a sensibilidade da temperatura). Coloquei no EconoMode. Agora tenho uma fixação de 80%. A cor cinza que é mais difícil de fixar ainda solda bastante pó. Eu medi a tensão da cerâmica e está Ok. Será que devo tentar uma outra cerâmica? Não tenho nenhuma aqui, eu teria de comprar...  O que vocês acham?

faz uma impressão no modo papel grosso "cartolina" pra ver se fica ok, se ficar legal tem que trabalhar nos termistores ou placa fonte (ver se tá sustentando a voltagem pra aquecer bem o fusor)

Compartilhar este post

Link para este post
zazulak    488

Buenas, 

Veja se essa falta de fixação só acontece no centro da folha (fixa bem só na esquerda e direita), ou em toda ela. Se for só no centro, a solução é tirar aquele suporte metálico onde é montada a cerâmica e desentortar. É empenamento pelo tempo de uso. 

Se não fixa direito em toda a folha, aí pode ser um monte de coisas.. qualidade do rolo, como já mencionaram, qualidade da película, molas cansadas, toner errado (ouvi falar que se carregar um cartucho de hp com pó para Samsung ele não fixa direito porque o pó da Samsung tem ponto de fusão mais alto), etc.. Nesses casos, eu costumo colocar um resistor de 2k2 em serie com o termistor. 

Compartilhar este post

Link para este post
Em 10/02/2019 às 11:46, marciobaldo disse:

Bom dia

Pelo jeito tem bastante experiência em fusores. Se estiver tudo ok, eu iria para a placa fonte baixa ver se o triac ou algum capacitor está com defeito

Eu vou explorar o fusor mais um pouco se não encontrar a causa, eu passo para a placa.

Compartilhar este post

Link para este post
Agora, Sergio Penido disse:

Eu vou explorar o fusor mais um pouco se não encontrar a causa, eu passo para a placa.

Bom dia, lembre somente de postar resultados para quem está acompanhando saber da solução.

Abraços e boa sorte.

Compartilhar este post

Link para este post
21 horas atrás, Alberto Rosa disse:

@Sergio Penido Nos informe os valores encontrados nos terminais do fusor: resistência e thermistor

Resistência da cerâmica: 11,6ohm fria e 12ohm morna (após imprimir). Eu não consegui medir os thermistores no plug, vou desmontar pra testar com outras molas e posto os valores. O problema aqui é pressão ou temperatura.

Compartilhar este post

Link para este post
19 horas atrás, RodrigoMendes90 disse:

Boa tarde! 

Eu ja tive caso parecido que após a troca da película e do cilindro de pressão, ficou sem fixar conforme você está informando.

No meu caso (já tive mais de um caso) era o cilindro de pressão, ele estava muito macio e não fazia a pressão necessária.

O rolo pressor foi trocado e a densidade dele está boa, mas vou verificar as molas. testar com outras mais fortes.

Compartilhar este post

Link para este post
18 horas atrás, Rods disse:

@Sergio Penido Vida util da unidade fusora ja era. Não perca tempo, cote uma nova. Ainda vale a pena. Custo benefício dessa impressora é ótimo. Essas unidades empenam quando chegam no fim da vida util. Boa sorte.

No meu caso aqui é uma impressora com 151 mil pag. Esse modelo roda bem mais que isso. Não creio que esteja empenado. Vamos deixar essa opção pro final.

Compartilhar este post

Link para este post
16 horas atrás, vado disse:

faz uma impressão no modo papel grosso "cartolina" pra ver se fica ok, se ficar legal tem que trabalhar nos termistores ou placa fonte (ver se tá sustentando a voltagem pra aquecer bem o fusor)

Em modo cartolina fixa bem. No economode também fica bem melhor que o normal. O problema aqui parece ser pressão ou temperatura. Foi testar novamente os termistores e a pressão das molas.

9 horas atrás, zazulak disse:

Buenas, 

Veja se essa falta de fixação só acontece no centro da folha (fixa bem só na esquerda e direita), ou em toda ela. Se for só no centro, a solução é tirar aquele suporte metálico onde é montada a cerâmica e desentortar. É empenamento pelo tempo de uso. 

Se não fixa direito em toda a folha, aí pode ser um monte de coisas.. qualidade do rolo, como já mencionaram, qualidade da película, molas cansadas, toner errado (ouvi falar que se carregar um cartucho de hp com pó para Samsung ele não fixa direito porque o pó da Samsung tem ponto de fusão mais alto), etc.. Nesses casos, eu costumo colocar um resistor de 2k2 em serie com o termistor. 

A fixação / falta de fixação é uniforme. Por isso penso que não tenha empeno... deve ser falta de pressão ou temperatura...

Compartilhar este post

Link para este post
Alberto Rosa    413
12 minutos atrás, Sergio Penido disse:

Em modo cartolina fixa bem. No economode também fica bem melhor que o normal. O problema aqui parece ser pressão ou temperatura. Foi testar novamente os termistores e a pressão das molas.

A fixação / falta de fixação é uniforme. Por isso penso que não tenha empeno... deve ser falta de pressão ou temperatura...

@Sergio Penido Eu solicitei uma informação relevante acima: valores do thermistor e fusor. Com base nessa informação, podemos isolar o problema no fusor. Tudo o que os colegas acima falaram, tem relação mas, não adianta sair trocando se vc pode medir algo antes concordas ?

A primeira coisa seria medir, depois, limpar bem o thermistor.

Se vc está mandando impressão no modo "pesado" e está fixando o pó, é nítido que tens problema ou de thermistor sujo ou a própria resistência.

Existe a possibilidade de colocar um resistor em série com o terra do thermistor pra dar uma sobre vida pro fusor. Como o colega acima falou, em algumas situações, o correto é sua troca mas .... sabemos que tem alto custo.

Eu sempre falo pro cliente, o procedimento que vamos realizar é um paleativo pois o fusor se desgasta com o tempo e, pra não trocar, reparamos.

Não esqueça que pra fazer as medições o fusor tem que estar em temperatura ambiente.

Volte com o resultado.

Compartilhar este post

Link para este post
Rods    134

Eu sinceramente não confio muito nesses contadores, um problema com o firmware pode alterá-los. Eu confio mais no que estou vendo acontecer. Como disse que vc ao abri-la ja notou o pressão e a película ruins, pode ser que o cliente tenha rodado bastante desse jeito, o que condenaria de vez essa UF. Não encontramos tão fácil, mas o que daria certo com menos custo seria trocar o cilindro de fusão completo, com resistência, termostato, termistor e película. Tenho um cliente que tem 6 dessas ha mais de 8 anos, conheço bem, ja passei pela situação parecida, solução foi a troca da UF inteira, mas o seu problema como ja relataram pode ser outro. Abs.

Compartilhar este post

Link para este post
3 horas atrás, Alberto Rosa disse:

@Sergio Penido Eu solicitei uma informação relevante acima: valores do thermistor e fusor. Com base nessa informação, podemos isolar o problema no fusor. Tudo o que os colegas acima falaram, tem relação mas, não adianta sair trocando se vc pode medir algo antes concordas ?

Se vc está mandando impressão no modo "pesado" e está fixando o pó, é nítido que tens problema ou de thermistor sujo ou a própria resistência.

Existe a possibilidade de colocar um resistor em série com o terra do thermistor pra dar uma sobre vida pro fusor. Como o colega acima falou, em algumas situações, o correto é sua troca mas .... sabemos que tem alto custo.

Eu sempre falo pro cliente, o procedimento que vamos realizar é um paleativo pois o fusor se desgasta com o tempo e, pra não trocar, reparamos.

Não esqueça que pra fazer as medições o fusor tem que estar em temperatura ambiente.

Volte com o resultado.

A resistência dos termistores está em 350k.  Resistência da cerâmica é 11.6 ohm. Os thermistores e  cerâmica estão limpos. Vou tentar com outras molas, se não der, vou colocar resistores pra testar.

Editado: por Sergio Penido

Compartilhar este post

Link para este post
Alberto Rosa    413

@Sergio Penido O valor do thermistor está aceitável como não tenho anotado desse fusor e está próximo do que tenho da P2035 que é 17 ôhms, o seu abaixo, eu partiria pra qualidade da película, lubrificação e pressor.

Compartilhar este post

Link para este post
Agora, Alberto Rosa disse:

@Sergio Penido O valor do thermistor está aceitável como não tenho anotado desse fusor e está próximo do que tenho da P2035 que é 17 ôhms, o seu abaixo, eu partiria pra qualidade da película, lubrificação e pressor.

Eu acredito que não tenho defeito nessa máquina, por ela ser muito nova. O que tenho é uma película que tem qualidade de fusao inferior, e por isso que não está fixando. 

Compartilhar este post

Link para este post
Alberto Rosa    413
1 minuto atrás, Sergio Penido disse:

Eu acredito que não tenho defeito nessa máquina, por ela ser muito nova. O que tenho é uma película que tem qualidade de fusao inferior, e por isso que não está fixando. 

Exatamente, tenho comprado muitas delas de baixa qualidade com esse mesmo problema.

Compartilhar este post

Link para este post
marciobaldo    8
19 minutos atrás, Sergio Penido disse:

A resistência dos termistores está em 350k.  Resistência da cerâmica é 11.6 ohm. Os thermistores e  cerâmica estão limpos. Vou tentar com outras molas, se não der, vou colocar resistores pra testar.

Nossos testes no termístor é aproximar uma fonte de calor nele e verificar se o ponteiro do multímetro analógico sobe. Escala x100

Não confiamos mais medindo na resistência

• Legal 1

Compartilhar este post

Link para este post
23 minutos atrás, Sergio Penido disse:

Não tem nenhuma meia vida aí só pra testes? Vale a pena guardar uma quando trocar de algum equipamento. 

Pensando agora, eu já tive esse problema de não fixar nas P2035/2055 e era película falsa. 

Abraços

Editado: por christian.ricard

Compartilhar este post

Link para este post
6 horas atrás, christian.ricard disse:

Não tem nenhuma meia vida aí só pra testes? Vale a pena guardar uma quando trocar de algum equipamento. 

Pensando agora, eu já tive esse problema de não fixar nas P2035/2055 e era película falsa. 

Abraços

Já tentei duas aqui, mas eram novas e iguais.

Compartilhar este post

Link para este post
vado    57
23 horas atrás, Alberto Rosa disse:

Volte com o resultado.

vc tem razão postei essa mensagem pra ele (faz uma impressão no modo papel grosso "cartolina" pra ver se fica ok, se ficar legal tem que trabalhar nos termistores ou placa fonte (ver se tá sustentando a voltagem pra aquecer bem o fusor), mas parece que ele tá trocando tudo antes de fazer as análises 

Compartilhar este post

Link para este post
7 minutos atrás, vado disse:

vc tem razão postei essa mensagem pra ele (faz uma impressão no modo papel grosso "cartolina" pra ver se fica ok, se ficar legal tem que trabalhar nos termistores ou placa fonte (ver se tá sustentando a voltagem pra aquecer bem o fusor), mas parece que ele tá trocando tudo antes de fazer as análises 

Bom dia, ele te respondeu na mensagem #14. 

Mas tb seria bom ele testar a placa como disse. 

Abraços.

Compartilhar este post

Link para este post

Registre-se ou faça login para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...