Postado 15 de Março de 2019 7 anos Boa noite pessoal. Meu bebedouro Latina Acquatronic modelo da placa DY 260 parou. Estou ingressando na atividade de reparos em celulares, mas estou inclinado para a área da eletrônica, mas ainda sou recruta. Observei com o multímetro, que não há os 12v de saída, nada funciona. Presa a um dissipador, um ci emitia um zunido, quando a placa estava ligada, então resolvi trocá-lo. Esse CI me parece que controla a tensão( me corrijam) é o Q0765R, de 5 pinos( a placa tem 6 furos) troquei por um DQ0765RT( o vendedor falou que era o mesmo e nada aconteceu. O capacitor que fica na entrada acumula 160V, mesmo com a placa desligada( li isso em algum tópico se referindo a isso como algo errado). Acredito que o problema esteja da primeira para a segunda parte do circuito. Nao testei os capacitores de saída, pois nem chega corrente lá. Troquei o diodo zener também( posição Z1 da placa. Vou sacar o fotoacoplador para testá-lo fora. Editado: 20 de Agosto de 2019 6 anos por Arn 78000
Postado 15 de Março de 2019 7 anos Autor Um vendedor do ML me confirmou que as CIs referidas acima são compatíveis.
Postado 17 de Março de 2019 7 anos Autor Saquei o fotoaclopador 817a e fiz os testes e deu ok. ( pino 1+ e 2 - apresentou resistência, invertendo deu infinito e os pinos 3 e 4 deu infinito nas duas posições do multímetro na escala de diodo).
Postado 1 de Abril de 2019 7 anos Autor Não tenho. Tenho multímetro. Eu os substituí, mas antes, tirei-os da placa, coloquei uma determinada voltagem e eles mantiveram essas voltagens, acumularam bem, mesmo assim eu os troquei.
Postado 8 de Abril de 2019 7 anos @Arn 78000 saudação nobre. Nao achei o datasheet do componente que seu vendedor lhe vendeu, mas tenho quase certeza que não é compatível com o original. Se o original tem 6 pinos vc precisa trocar por um igual, duvido muito que um CI com 5 pinos vai funcionar aí. Conheço os dois (Fsq0765r / Q0765r) que podem ser substituido. o componente Q0765R é um pwm que gerencia a tensao de saida. Vc encontra o original no ML facilmente. Em todos caso,s nao obtiver exito no reparo, pode fazer adaptação com fonte atx de computador.
Postado 8 de Abril de 2019 7 anos Autor Quando saquei o original da placa Q0765R ele tinha 5 pinos.( a menos que um tenha se desprendido sem que eu percebesse e estou com essa informação falsa de 5 pinos na memória). Também estou achando que esse CQ0765RT não tem a mesma aplicação por isso retirei-o. Eu tinha duas sucatas de computador e joguei fora. Eu vou reparar essa placa. A placa é pequena e menos complexa que muitas outras que virão. Estou aprendendo.
Postado 9 de Abril de 2019 7 anos ok amigo, sugiro a compra do componente original, te garanto que ele tem 6 pinos sim. Já auxiliei, em outra ocasião, um colega do forum com esse problema.
Postado 20 de Agosto de 2019 6 anos @Arn 78000 show de bola amigo, obrigado pelo feedback. Parabens pelo conserto.
Postado 20 de Agosto de 2019 6 anos Autor Estou com outro desse que não está desligando quando atinge a temperatura, mesmo desconectando o NTC. Depois abro outro tópico.
Postado 23 de Setembro de 2025 23 Set @R2-D2 Bom dia. Estou com uma placa parecida que não liga, troquei 2 capacitores na saída C13 e C15 que estavam estufados e mesmo assim a placa não liga, sabe me dizer onde mais posso verificar? Estou iniciando agora e estou perdido. Outra coisa, li que dá pra adaptar um fonte ATX, sabe me dizer como consigo adaptar? Obrigado, Alex
Postado 23 de Setembro de 2025 23 Set 3 horas atrás, Alex Gutt disse: @R2-D2 Bom dia. Estou com uma placa parecida que não liga, troquei 2 capacitores na saída C13 e C15 que estavam estufados e mesmo assim a placa não liga, sabe me dizer onde mais posso verificar? Estou iniciando agora e estou perdido. Outra coisa, li que dá pra adaptar um fonte ATX, sabe me dizer como consigo adaptar? Obrigado, Alex
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.