Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Bebedouro latina placa não sai 12V- Resolvido.

Featured Replies

Postado

Boa noite pessoal. Meu bebedouro Latina Acquatronic modelo da placa DY 260 parou.

Estou ingressando na atividade de reparos em celulares, mas estou inclinado para a área da eletrônica, mas ainda sou recruta. 

Observei com o multímetro, que não há os 12v de saída, nada funciona. 

Presa a um dissipador, um ci emitia um zunido, quando a placa estava ligada, então resolvi trocá-lo. Esse CI me parece que controla a tensão( me corrijam) é o Q0765R, de 5 pinos( a placa tem 6 furos) troquei por um DQ0765RT( o vendedor falou que era o mesmo e nada aconteceu. 

O capacitor que fica na entrada acumula 160V, mesmo com a placa desligada( li isso em algum tópico se referindo a isso como algo errado). 

Acredito que o problema esteja da primeira para a segunda parte do circuito.

Nao testei os capacitores de saída, pois nem chega corrente lá.

Troquei o diodo zener também( posição Z1 da placa.

Vou sacar o fotoacoplador para testá-lo fora.

Editado: por Arn 78000

Postado
  • Autor

Um vendedor do ML me confirmou que as CIs referidas acima são compatíveis.

Postado
  • Autor

Saquei o fotoaclopador 817a e fiz os testes e deu ok.

( pino 1+ e 2 - apresentou resistência, invertendo deu infinito e os pinos 3 e 4 deu infinito nas duas posições do multímetro na escala de diodo).

Postado

Possui capacímetro? Se sim, retira os capacitores e testa

• 2 semanas depois...
Postado
  • Autor

Não tenho. Tenho multímetro. Eu os substituí, mas antes,  tirei-os da placa, coloquei uma determinada voltagem e eles mantiveram essas voltagens, acumularam bem, mesmo assim eu os troquei.

Postado

@Arn 78000 saudação nobre. 

Nao achei o datasheet do componente que seu vendedor lhe vendeu, mas tenho quase certeza que não é compatível com o original. Se o original tem 6 pinos vc precisa trocar por um igual, duvido muito que um CI com 5 pinos vai funcionar aí.  Conheço os dois (Fsq0765r / Q0765r) que podem ser substituido.

o componente Q0765R é um pwm que gerencia a tensao de saida. Vc encontra o original no ML facilmente.

Em todos caso,s nao obtiver exito no reparo, pode fazer adaptação com fonte atx de computador. 

Postado
  • Autor

Quando saquei o original da placa Q0765R ele tinha 5 pinos.( a menos que um tenha se desprendido sem que eu percebesse e estou com essa informação falsa de 5 pinos na memória).

Também estou achando que esse CQ0765RT não tem a mesma aplicação por isso retirei-o.

Eu tinha duas sucatas de computador e joguei fora.

Eu vou reparar essa placa.

A placa é pequena e menos complexa que muitas outras que virão. Estou aprendendo. 

Postado

ok amigo, sugiro a compra do componente original, te garanto que ele tem 6 pinos sim. Já auxiliei, em outra ocasião, um colega do forum com esse problema. 

• 4 meses depois...
Postado

@Arn 78000 show de bola amigo, obrigado pelo feedback. Parabens pelo conserto. 

gUGwVY

Postado
  • Autor

Estou com outro desse que não está desligando quando atinge a temperatura, mesmo desconectando o NTC. Depois abro outro tópico.

• 6 anos depois...
Postado

@R2-D2  Bom dia.

Estou com uma placa parecida que não liga, troquei 2 capacitores na saída C13 e C15 que estavam estufados e mesmo assim a placa não liga, sabe me  dizer onde mais posso verificar? Estou iniciando agora e estou perdido.

Outra coisa, li que dá pra adaptar um fonte ATX, sabe me dizer como consigo adaptar? Obrigado, Alex

17586335746111391697702992216132.jpg

Postado
3 horas atrás, Alex Gutt disse:

@R2-D2  Bom dia.

Estou com uma placa parecida que não liga, troquei 2 capacitores na saída C13 e C15 que estavam estufados e mesmo assim a placa não liga, sabe me  dizer onde mais posso verificar? Estou iniciando agora e estou perdido.

Outra coisa, li que dá pra adaptar um fonte ATX, sabe me dizer como consigo adaptar? Obrigado, Alex

17586335746111391697702992216132.jpg

topico_antigo.PNG

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.