Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Macbook AIR A1465 - MB 820-2855-A - Sem Backlight

Featured Replies

Postado

Boa noite pessoal, entrou esse Mac não iluminando o lcd, a imagem gera no fundo. Verifiquei que o fusível F9700 estava com defeito e substitui. A tensão de 8v passou a alimentar o restante do circuito até o CI Q9706, nesdte percebi que no pino 1 onde era para sair 8v está com 0v, não alimentando o D9701. Esta linha tem uma bobina e alguns capacitores com tensão zerada também. No D9701 não tenho nenhuma tensão nos dois pinos e pelo esquema deveria ter uma tensão de 50v ou 25V que seria a PPBUS_SW_LCDBKLT_PWR_SW que é a tensão do pino 3 do conector do LCD. Alguém pode me dar uma ajuda com este aparelho?  Obrigado meus amigos.

Segue o link do esquema: https://eletronicabr.com/files/file/15219-esquema_schematic_apple-_macbook_air_a1465_ano_2011_placa_j11_820-3208_12565-eletronicabrcomrar/

Editado: por michel.cleber

Postado

@michel.cleber Colega veja se Q9706 está chaveando normal. Tem 2 sinais que vem do PCH para ele chavear LCD_BKLT_EN e BKLT_PLT_RST_L sem estes sinais atuando em Q9707 não há chaveamento e não há alimentação do circuito de backlight.

Eu costumo testar, alimentando a saída de Q9706 com a mesma tensão que passa pelo F9700 e se não tiver curto, faço um jumper nele para testar se sobe backlight

Editado: por Roberto275803

• 2 semanas depois...
Postado
  • Autor
Em 22/03/2019 às 08:29, Roberto275803 disse:

@michel.cleber Colega veja se Q9706 está chaveando normal. Tem 2 sinais que vem do PCH para ele chavear LCD_BKLT_EN e BKLT_PLT_RST_L sem estes sinais atuando em Q9707 não há chaveamento e não há alimentação do circuito de backlight.

Eu costumo testar, alimentando a saída de Q9706 com a mesma tensão que passa pelo F9700 e se não tiver curto, faço um jumper nele para testar se sobe backlight

Boa tarde companheiro desculpe a demora. Retirei o componente e o mesmo não está chaveando mas mesmo sem ele na placa fiz um jumper para ver se funcionava e ficou na mesma. Estou desconfiado do U7701. Vou rebalar ele para ver se tenho algum resultado.

• 3 semanas depois...
Postado
Em 01/04/2019 às 13:33, michel.cleber disse:

Boa tarde companheiro desculpe a demora. Retirei o componente e o mesmo não está chaveando mas mesmo sem ele na placa fiz um jumper para ver se funcionava e ficou na mesma. Estou desconfiado do U7701. Vou rebalar ele para ver se tenho algum resultado.

Amigo qual foi o resultado do u7701? Estou com um problema muito similar num a1465 11" 2012.

Postado
  • Autor
Em 19/04/2019 às 02:52, apicolis disse:

Amigo qual foi o resultado do u7701? Estou com um problema muito similar num a1465 11" 2012.

Então meu amigo eu comprei um novo, troquei mas nada de brilho. Estou nele a alguns dias sem resultado tá osso esse.

Postado
  • Autor

Apenas para atualizar informações deste aparelho foi trocado o U7701 e testado o Q9706 e mesmo assim nada de brilho. Alguém poderia dar uma luz?

Postado
2 horas atrás, michel.cleber disse:

Apenas para atualizar informações deste aparelho foi trocado o U7701 e testado o Q9706 e mesmo assim nada de brilho. Alguém poderia dar uma luz?

Michel,

Só para explicar o que estava acontecendo com o Mac que estou consertando. Ele tinha backlight mas ele ficava variando a intensidade, dando flash, então como de costume para backlight troquei o indutor L9701. Depois disso o backlight apagou de vez. Coloquei outro e nada.

Então fui na linha:

F9700 - ok - tensão de chegada 8,3V que é a mesma tensão PPBUS_S0_LCDBKLT (apesar de a linha estar dizendo 12,6V, essa tensão, pelo que andei vendo, é a mesma PPBUS_G3H que deve ser 8,3V mesmo, porém não entendi pq no esquema está falando 12,6V)

R9788 - ok 

R9789 - ok

C9782 - trocado (não deu resultado)

Q9706 - trocado (não deu resultado)(engraçado que esse cara não dava tensão alguma e depois de trocar ele dá uma tensão mas ela cai até 0V quando faço sua leitura....quando tiro o multímetro e coloco novamente ele lê algo em torno de 7V mas cai.

Q9707 - trocado (não deu resultado)

L9701 - trocado (depois que mexi que o backlight que ficava variando apagou de vez).

D9701 - ok

XW9720 - tensão de feedback, linha normal com continuidade.

U9701 - Não mexido ainda.

Vou pegar todas a tensões e postar aqui as medidas.

Postado
  • Autor
12 horas atrás, lucaspolli disse:

sei que é meio basico, mais ja testou outra tela?

Não tenho outra meu amigo mas como não tem a tensão necessária acredito não ser a tela.

Postado
11 minutes ago, michel.cleber said:

Não tenho outra meu amigo mas como não tem a tensão necessária acredito não ser a tela.

sim entendo, essa tela é bem chata para abrir, disse isso pq pode ter um curto na "plaquinha" da tela, ja aconteceu isso comigo, quebrei a cabeça achando que era a placa o fim era a tela

Postado
  • Autor
Em 01/04/2019 às 13:33, michel.cleber disse:

Sabe me dizer qual é a tensão do Pulso: LCDBKLT_EN_DIV_L que faz chavear o Q7706?

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.