Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Positivo, Stilo xc3660/71r-s1 4bw4-t811 nao liga curto, no u30

Avalie este tópico:

Jcnogas Da Conceição

Posts em destaque

@SDTech Rapaz infelizmente eu tao agoniado não tinha medido só atentei pras tençoes 19 v tava chegando e  não tava passando mas com sua dica eu medi e agora descobro  que não tem curto nele não e agora a tenção de 19 v entra mas não sai preciso do esquema amigo

• Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, SDTech disse:

O correto é injetar  uma tensão de forma gradativa que o culpado aquecerá. Na saida do pino  5 do u30. Comece com 1v, corrente pode deixar em 3a. Isso sem o u30 no circuito.

Amigo eu ja fiz ejetei a tenção mais não deu nada absolutamente nada me fala uma coisa nesse caso a fonte tem que ta ligda na ora que eu ejeta 1v  ou não ? 

Link para o comentário

Veja bem, vc relatou que o u30 aquecia no início do tópico, o q nos leva a crer q há curto na linha dele, ou seja de entrada ou saída. A saída é de 5v, vc injetou 1v, por não ter experiência ainda. Recomendo q sete a corrente em 2a, anteriormente sugeri 3a, e vá subindo a tensão de forma gradativa, até haver algum consumo. Minha suspeita é q o u74 esteja com problema e não o u30.

Obs:  Não ultrapasse a tensão do circuíto., suba de 1v para 1,2 e assim vá aumentando. Se com 2v não houver consumo, relate aqui.

Editado: por SDTech
Link para o comentário

2 minutos atrás, SDTech disse:

Veja bem, vc relatou que o u30 aquecia no início do tópico, o q nos leva a crer q há curto na linha dele, ou seja de entrada ou saída. A saída é de 5v, vc injetou 1v, por não ter experiência ainda. Recomendo q sete a corrente em 2a, anteriormente sugeri 3a, e vá subindo a tensão de forma gradativa, até haver algum consumo. Minha suspeita é q o u74 esteja com problema e não o u30.

Isso mas eu ja fiz gradativamente 2a  1 v,3 v ,e 5 v e nada esquentou o interessante e que tirei ele e nao ha curto nele realmente também  estou desconfiado de u74  mas o u30 quando na placa  ele esquenta muito faz um  zumbido teteteetettetetetete 

Link para o comentário

10 minutos atrás, Jcnogas Da Conceição disse:

Isso mas eu ja fiz gradativamente 2a  1 v,3 v ,e 5 v e nada esquentou o interessante e que tirei ele e nao ha curto nele realmente também  estou desconfiado de u74  mas o u30 quando na placa  ele esquenta muito faz um  zumbido teteteetettetetetete 

E so lenbramndo que u73 tenções normais ok 

Link para o comentário

17 horas atrás, SDTech disse:

Vish, fb 18v ?

Aí tem algo estranho, porque feedback é o mesmo que retorno, ou seja: Uma amostra da tensão de saída que no seu caso tá zerada. A pergunta é: De onde tá vindo 18v ??

O amigão e exatamente isso que ocorre aqui vc teria alguma dica a mais cara comprei este note 2 messes 1650 rais nao sei o quefazer to quase desistindo o que vc acha☹️ ?

Link para o comentário

Procurar identificar a origem desses 18v no pino de feedback. Refaça com bastante atenção e calma. Pois as vezes a ânsia e pressa nos faz cegar. Remova o u30 e energize a placa veja se surge novamente 18v na linha de feedback (aliás eu citei feedback, por ventura vc está aferindo no pino 4 do ci (FB).

Faça uma aferição gerla do circuito envolvido, aferindo tensões, medindo componentes se estão funcionais, r331, r2219,r2218,c1557,c1541

Link para o comentário

Deve ter curto ou uma impedancia baixa no pino 5 do U30 (VOUT / +5VA_EN),  se tiver, o problema é exatamente o que você estava desconfiado, o U74 ou o U73. Pra identificar qual dos 2 está com problema você pode retirar o R1138 que fica no pino "EN" do u74, e verifica se o curto sumiu, se continuar o curto mesmo sem o resistor e com o u30 fora da placa, o problema vai ser o U73 (ou os dois).

Depois de identificar qual dos 2 (u73 ou u74) está com problema e eliminar o curto, você pode ligar a placa com o u30 no lugar pra ver se você tem 5v ou uns 6.2v no VOUT dele, dessa forma você vai descobrir se o u30 está OK ou se ele queimou de tanto ser sobrecarregado. Se o u30 estiver OK você provavelmente só vai precisar trocar o u74 ou u73 (ou os dois) pra resolver o problema da sua placa.

Outra coisa, caso não conseguiga achar o 'APW8713A' pra comprar e só consiga o 'APW8713' como foi o meu caso quando eu precisei, você pode fazer a adaptação que eu mencionei nesse post, que é ligar 5v no pino 21 dele:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

• Joinha 1
Link para o comentário

Estou com o  menos com mesmo problema 😕 

fiz a remoção do CI U74 pra testar como disseram em comentários acima, porem o U30 continua aquecendo, notei estranho que com o u30 na placa com o multímetro vejo as tensões no pino 1 19V, no pino 2 18V, no pino 5 6,2v, e em continuidade o pino 3 esta dando como GND, diferente do esquema, notei tbm. 

Notei outra coisa aqui , o Botao power esta dando 9v 😞

Link para o comentário

33 minutes ago, infomarques said:

Estou com o  menos com mesmo problema 😕 

fiz a remoção do CI U74 pra testar como disseram em comentários acima, porem o U30 continua aquecendo, notei estranho que com o u30 na placa com o multímetro vejo as tensões no pino 1 19V, no pino 2 18V, no pino 5 6,2v, e em continuidade o pino 3 esta dando como GND, diferente do esquema, notei tbm. 

Notei outra coisa aqui , o Botao power esta dando 9v 😞

Se o u30 está aquecendo mesmo com o u74 fora da placa o problema pode ser o u73, o proprio u30, ou o C1541. Mas vale lembrar que o u30 esquenta com facilidade porque o vin dele recebe 19v. Como ele é pequeno e tem uma diferença relativamente grande entre o vin e vout mesmo se o consumo dele estiver bem a baixo dos 150ma que é a corrente maxima de saida dele, o componente vai esquentar. Mas se estiver esquentando muito tem algo errado porque ele só alimenta o pino EN dos dois APW8713A, então o consumo normalmente não deve chegar nem a 1ma.

Sobre a tensão de saída do u30, se o seu u30 for o L556, 6.2v na saída dele está normal porque o VREF do L556 (APL5155BI) é 1,24v e não 1v como indicado no esquema. Mas isso não é problema porque o pino EN do APW8713A pode receber até uns 7v e o C1541 é de 6.3v.

18v no pino 2 do u30 também é normal.  Na verdade não, tem que ter 18v no pino 3 e pino 2 é GND, mas confere se você mediu corretamente pode ser que tenha medido errado, no esquema a posição ta invertida.

@infomarques O seu u73 ta ligando normal? Tem 5V na saida dele?

9v é normal no botao de power dessa placa.

Editado: por e1D
Link para o comentário

• 2 semanas depois...
Em 22/04/2019 às 21:54, e1D disse:

Se o u30 está aquecendo mesmo com o u74 fora da placa o problema pode ser o u73, o proprio u30, ou o C1541. Mas vale lembrar que o u30 esquenta com facilidade porque o vin dele recebe 19v. Como ele é pequeno e tem uma diferença relativamente grande entre o vin e vout mesmo se o consumo dele estiver bem a baixo dos 150ma que é a corrente maxima de saida dele, o componente vai esquentar. Mas se estiver esquentando muito tem algo errado porque ele só alimenta o pino EN dos dois APW8713A, então o consumo normalmente não deve chegar nem a 1ma.

Sobre a tensão de saída do u30, se o seu u30 for o L556, 6.2v na saída dele está normal porque o VREF do L556 (APL5155BI) é 1,24v e não 1v como indicado no esquema. Mas isso não é problema porque o pino EN do APW8713A pode receber até uns 7v e o C1541 é de 6.3v.

18v no pino 2 do u30 também é normal.  Na verdade não, tem que ter 18v no pino 3 e pino 2 é GND, mas confere se você mediu corretamente pode ser que tenha medido errado, no esquema a posição ta invertida.

@infomarques O seu u73 ta ligando normal? Tem 5V na saida dele?

9v é normal no botao de power dessa placa.

Boa tarde, fiz uma boa limpeza na placa e notei que o U30 parou de esquenta, não sei se foi por conta da limpeza ou "milagrosamente" hahah, mais a placa ainda não liga, fiz um imagem demonstrando as tensões que encontrei se @e1D  puder me ajudar no entendimento, vamos la

- Na fonte de bancada ao conectar a placa não consta nenhum consumo nem apertando botão power. 

- o botão power continua chegando os 9v normal. 

- no CI U30 tenho as tensões como na imagem 1. não entendi muito bem como funciona a sequencia de pinagem, vou me aprofundar mais na leitura de esquemas pra aprender.

- no u73 tenho as tensões como na imagem 2, também nele esta chegando 19v porem não consigo identificar em quais pinos no CI

-no u74 tenho as tensões como na imagem 3, nele também ha tensão 19v porem também não consigo identificar o pino que é.

-a imagem 4 e onde tirei as referências para os testes. é do esquemada da placa.

Sou bem leigo ainda na interpretação dos esquemas mas pelo que intendi foi mais ou menos isso, poderia me dar uma mão de onde eu posso ta testando pra identificar o problema.

1img.jpg

2img.jpg

3img.jpg

u30u74u73.jpg

Link para o comentário

A tensão de saída do u30 ta normal como eu falei, ela está diferente do esquema porque o componente usado na placa não é o mesmo do esquema e o VREF dele é diferente.

Você precisa medir a saída do u73 e u74 pra ver se as tensões geradas por eles estão normais. Você pode fazer isso medindo as bobilas L47 (tem que ter 5v) e L48 (1.05v).

Editado: por e1D
Link para o comentário

Em 01/05/2019 às 18:07, e1D disse:

A tensão de saída do u30 ta normal como eu falei, ela está diferente do esquema porque o componente usado na placa não é o mesmo do esquema e o VREF dele é diferente.

Você precisa medir a saída do u73 e u74 pra ver se as tensões geradas por eles estão normais. Você pode fazer isso medindo as bobilas L47 (tem que ter 5v) e L48 (1.05v).

@e1D verificado ambas as bobinas L47 e L48 estão zeradas (0v), deve ser dissubstituídos u73 e u74 né ? 

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...