Postado 27 de Abril de 2019 6 anos Não identifiquei onde poderia colocar a minha dúvida, então se estiver errado, favor transferirem para o local certo. Minha dúvida é de como poderia controlar a velocidade de um motor de liquidificador, tenho um dimmer de 1000w, coloquei para esta função porém a velocidade mínima não está legal, queria uma velocidade inicial bem menor, será que é possível, se sim como poderia proceder ? Obrigado a todos!!
Postado 28 de Abril de 2019 6 anos Para ter potencia, em um motor de um veículo, observe que existe uma caixa de marchas, ou seja, uma redutora, desta forma, voce tem o motor com bastante rotação, transmitindo pouca velocidade, ao elemento final, que seriam as rodas do veículo. Então, para voce obter baixa rotação com potencia, acredito que não vai conseguir, a não ser, que tenha uma caixa de redução de velocidade, assim poderia manter a rotação normal do motor, mas com pouca velocidade, no caso, na hélice do liquidificador. Pense no funcionamento, de uma roda gigante, em um parque de diversões, observe que a roda gigante roda lentamente, porem os motores de acionamento, estão em rotação máxima. Veja o exemplo, no carrinho de pastel e caldo de cana, em uma feira, o moedor de cana, tem o seu motor em alta velocidade, porem a máquina que esmaga a cana, roda em baixa velocidade, porem tem alta potencia. A fórmula em elétrica para potencia, seria : P = E x I. Potencia = Tensão x Corrente Portanto, com o dimmer, voce altera a tensão, fazendo diminuir, e com isto, cai a potencia. Espero ter ajudado. Editado: 28 de Abril de 2019 6 anos por regisfatef corrigir texto.
Postado 28 de Abril de 2019 6 anos @regisfatef muito bom! Até poderia usar outro dimmer que faria a função! Mas o mesmo rodando em baixa velocidade vc poderia para-lo com um pedaço de papel!
Postado 29 de Abril de 2019 6 anos Autor 7 horas atrás, regisfatef disse: Para ter potencia, em um motor de um veículo, observe que existe uma caixa de marchas, ou seja, uma redutora, desta forma, voce tem o motor com bastante rotação, transmitindo pouca velocidade, ao elemento final, que seriam as rodas do veículo. Então, para voce obter baixa rotação com potencia, acredito que não vai conseguir, a não ser, que tenha uma caixa de redução de velocidade, assim poderia manter a rotação normal do motor, mas com pouca velocidade, no caso, na hélice do liquidificador. Pense no funcionamento, de uma roda gigante, em um parque de diversões, observe que a roda gigante roda lentamente, porem os motores de acionamento, estão em rotação máxima. Veja o exemplo, no carrinho de pastel e caldo de cana, em uma feira, o moedor de cana, tem o seu motor em alta velocidade, porem a máquina que esmaga a cana, roda em baixa velocidade, porem tem alta potencia. A fórmula em elétrica para potencia, seria : P = E x I. Potencia = Tensão x Corrente Portanto, com o dimmer, voce altera a tensão, fazendo diminuir, e com isto, cai a potencia. Espero ter ajudado. Se dimmer diminuir a velocidade, mesmo com perda de potência, serviria, pois o que quero, não preciso de uma potência grande, o problema é que mesmo com o dimmer, a velocidade é muito alta 7 horas atrás, Jesiel disse: @regisfatef muito bom! Até poderia usar outro dimmer que faria a função! Mas o mesmo rodando em baixa velocidade vc poderia para-lo com um pedaço de papel! Mas que dimmer devo usar ?
Postado 29 de Abril de 2019 6 anos Se precisa de uma rotação bem baixa e não necessita de muito torque, você pode alimentar o motor com uma fonte de corrente continua ajustável. Se for um motor de 110V, com 12Vcc ele já gira.
Postado 29 de Abril de 2019 6 anos Autor 6 horas atrás, zazulak disse: Se precisa de uma rotação bem baixa e não necessita de muito torque, você pode alimentar o motor com uma fonte de corrente continua ajustável. Se for um motor de 110V, com 12Vcc ele já gira. Obrigado, vou dar uma olhada.
Postado 29 de Abril de 2019 6 anos @Hamilcar Boa noite! Não sei se motor de liquidificador vai rodar com 12v não! Motor desse tipo usa escova e não tem um giro mínimo baixo! Pq não usa um motor de ventilador pro seu projeto meu amigo! Não usa escova e pode usar esse dimmer que vc tem que a velocidade mínima dele será parado! Podendo ser ajustado a qualquer velocidade
Postado 30 de Abril de 2019 6 anos use um redutor de velocidade de ventilador, as engrenagens que fazem o ventilador alternar os angulos que ele direciona o ár. Já explodi um dimer tentando utiliza-lo para regular a velocidade de uma politriz eletrica manual. Talvez pq o triac não suportou a pontência que faz o motor começar a girar, existe um diferencial de potência alto na partida desses motores, exigem mais corrente para começar a trabalhar. Talvez um triac mais potente teria resolvido. Achei esse vídeo para servir de base para seu projeto: Boa sorte!
Postado 1 de Maio de 2019 6 anos Autor Em 29/04/2019 às 20:24, Jesiel disse: @Hamilcar Boa noite! Não sei se motor de liquidificador vai rodar com 12v não! Motor desse tipo usa escova e não tem um giro mínimo baixo! Pq não usa um motor de ventilador pro seu projeto meu amigo! Não usa escova e pode usar esse dimmer que vc tem que a velocidade mínima dele será parado! Podendo ser ajustado a qualquer velocidade Pensei em usar um liquidificador porque tenho um velho que vou jogar fora, mas vou ver aqui com relação a outro motor, obrigado.
Postado 1 de Maio de 2019 6 anos Autor Em 30/04/2019 às 11:33, rodrigotrck disse: use um redutor de velocidade de ventilador, as engrenagens que fazem o ventilador alternar os angulos que ele direciona o ár. Já explodi um dimer tentando utiliza-lo para regular a velocidade de uma politriz eletrica manual. Talvez pq o triac não suportou a pontência que faz o motor começar a girar, existe um diferencial de potência alto na partida desses motores, exigem mais corrente para começar a trabalhar. Talvez um triac mais potente teria resolvido. Achei esse vídeo para servir de base para seu projeto: Boa sorte! Obrigado pela orientação.
Postado 3 de Maio de 2019 6 anos Esse cara ai é bom exatamente com o que vc quer montar, se vc perguntar nos vídeos dele ele demora um pouco mas sempre responde. O cara é muito bom exatamente nisso que vc quer montar recomendo
Postado 23 de Maio de 2019 6 anos Чувствуйте себя прекрасно каждый раз, когда вы посещаете этот сайт, который знает
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.