Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Gigabyte - GA-M61PME-S2P - eosem vid

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

ola

Eu tenho essa placa-mãe na bancada que parte, pisca teclado, sem vídeo, ela desliga e o ventilador da fonte fica girando

já tente:
mudar de fonte
mudar micro
mudar memórias
com pilha
sem pilha
desconectar periféricos, usb, som, tudo desconectado e continuar assim.

O LED do mouse está aceso o seja que o PN seja resetado
microprosesador não aquece.
antes de fazer mudanças importantes e complicar o problema é que eu pergunto aqui se alguém já passou por essa situação.
também tente remover os 12 volts de micro.
 a ventoinha do microprocessador gira por cerca de 15 segundos e para, o LED do mouse permanece aceso e o ventilador da fonte gira.

a placa-mãe está limpa e fora do gabinete. Verifique também se nenhum contato USB está em curto com o chassi.

nem está carregando o sistema operacional sem dar vídeo.

algum conselho?

Editado: por CJ
Eu ampliei os detalhes
Postado

Passos a serem seguidos:

Testes dos mosfets do circuito do processador (requer conhecimento eletrônico básico)

Remover tudo da placa, processador, memória, fonte, tudo......everything.

Efetuar um reset no jumper da cmos (bios) clr_cmos

Inspecionar sinais de oxidações e/ou solda fria na placa.

Regravar a bios caso tudo acima estiver ok.

Postado (editado)
hace 20 minutos, SDTech dijo:

Passos a serem seguidos:

Testes dos mosfets do circuito do processador (requer conhecimento eletrônico básico)

Remover tudo da placa, processador, memória, fonte, tudo......everything.

Efetuar um reset no jumper da cmos (bios) clr_cmos

Inspecionar sinais de oxidações e/ou solda fria na placa.

Regravar a bios caso tudo acima estiver ok.

hola. ya removi "everything" ya reset jumper cmos, nao oxidacoes e soldas frias... Vou testar fases vcore, tentar regravar então. Eu não queria fazer isso caso fosse algum regulador. 

vou voltar. 

Eu tenho o esquema ... o que acontece é que eu não tenho muito tempo para testar porisso eu pedi alguma contribuição básica.

Editado: por carloslicata
Postado

Bom dia amigo. Não existe mágica, e cada caso é um caso. Placa não funciona e está ligando...Nela existem  geradores voltagens básicos, que se não estiverem ok, não vai funcionar, e detalha, o principal (Vcore), depende dos outros ok. Portanto veja  se existe voltagem processador (vcore), parece que não, porque não está aquecendo. Veja gerador voltagem do chip set, e também o das memórias. Muito estranho é ventilador da fonte ficar girando, e o da placa não? é isso?

• Joinha 1
Postado
hace 49 minutos, boards dijo:

Bom dia amigo. Não existe mágica, e cada caso é um caso. Placa não funciona e está ligando...Nela existem  geradores voltagens básicos, que se não estiverem ok, não vai funcionar, e detalha, o principal (Vcore), depende dos outros ok. Portanto veja  se existe voltagem processador (vcore), parece que não, porque não está aquecendo. Veja gerador voltagem do chip set, e também o das memórias. Muito estranho é ventilador da fonte ficar girando, e o da placa não? é isso?

hola flaviotech. o estranho caso este. 

se apaga todo como si alguna etapa desconectara los 12v de fases. y el fan de todas las fuentes atx probadas...sigue girando. por eso acudi a ustedes por si alguien ya paso por esta situacion. ya cambie varios prosesadores que se que estan optimos y las memorias tambien. tampoco hay evidencias en la serigrafia del SIO, chip de sonido chip de red, las letras estan impecables.letras blancas. ya me toco en la inspeccion ocular ver serigrafias oscuras en algunas zonas de SIO pero revise todo con microscopio y no hay nada visible, nada calienta,el microprosesador sin el disipador cuando la placa inicia, comienza a querer calentar pero como se apaga a los 15/20 segundos queda frio. el chipset o PN esta frio. tengo reset en pin 15 A de slot pci.

un caso raro...

Postado
hace 25 minutos, FLAVIOTECH dijo:

@carloslicata  ¿el amigo comprobó si el chip de red o de audio no está en corto calentando más allá de la cuenta?

todo frio.

Eu também tenho o IR Thermomether, spray detector de temperatura e nada 

com o tester medi os mosfet de cada fase. caso raro.

Eu deveria usar "fumigation" :)

Postado

Primeiro estou tentando sem modificar nada, sem substituição até que fique mais seguro, mas complicaria o sintoma. Vou tentar um reflux para o SIO
Eu pergunto: se o cristal do clock...o clock mesmo está com defeito, o que aconteceria? Isso faria o mesmo?

Postado
Justo ahora, SDTech dijo:

Verifique o pwm, alimentação, enable

Com relação ao SIO, ontem à noite eu medi as pontes resistivas e há uma ponte de 822 que não dá continuidade a partir da resistência ao SIO. Eu vou medir com o testador analógico.

Postado

Pode está analisando de forma equivocada. A placa não inicia a sequência de start. Mas já que está no sio, então averigue alimentação, botão power, rsmrst#, s5, s4.....tensões da bobina no circuíto da memória. Poste link do esquema caso esteja está seguido

Postado (editado)

enquanto a placa está ligada, meço com o termômetro infravermelho e o micro está aumentando a temperatura
isto é, a placa-mãe estaria iniciando 😶. mas corta de repente e somente a fonte permanece com o ventilador girando.

Alguém que passou por este defeito?

Perguntei ao cliente se ele havia notado que houve um choque de tensão ou algo que desligou a máquina?
- respondeu que  ele desligo normalmente e no dia seguinte a maquina não começou a dar o vídeo.
É provável que algo tenha acontecido durante a noite e alguma variação na alimentação elétrica tenha sido ativada e desligado o equipamento danificando-o.
portanto, amanhã eu vou começar a reescrever bios.

Editado: por carloslicata
Postado

o monitoramento de temperatura auxilia na detecção de algum componente superaquecendo, mas no seu caso precisa aferir as tensões dos circuitos para identificar até onde ocorre o funcionamento da sequencia de start. Sem aferir, não irá muito longe em sua tentativa de reparo. Sem análise, sem reparo, esse é meu lema.

Postado

ola
1-motherboard fora do gabinete com nada conectado.
2-medições de cada fase com multimetro digital e analogico y sem conectar a fonte, sem bateria, sem micro. resultado: nada curto.
3 - a fonte está conectada. ele inicia automaticamente e depois de 5 segundos ele para, mas a fonte continua funcionando até ser desconectada.
4- Enquanto estiver ligado, as medições dos mosfet altos e baixos estão corretas. Existe tensão vcore.
5-Quando o fancooler do micro se apaga, não há voltagens de trabalho nos mosfet baixos.
6- pwm não aquece
7- medições na saída do conector atx da placa-mãe: mosfets entregando voltagens corretas - nada aquece.
8-quando o fan cooler do micro está desligado, a fonte continua girando ... os filtros e a bobina estão sem tensão 0 volts-ver foto-

Então aqui está tudo que eu pude verificar.
Placa-mãe sem energia está correta, nada curto. quando você liga as medições estão corretas, apenas sem vídeo e nada esquenta, apenas o micro começa a levantar, mas quando ele pára, logicamente, fica frio.
parece que algum componente (uma vez que a placa começa), é colocado em curto ou vazamento e é difícil adivinhar qual é ...
Eu digo acho que, enquanto isso começa, tudo parece bem.
como a fonte permanece ligada e nada aquece, não há curto, mas seria protegido.
então aqui todo o teórico acho que já usei.
obviamente mude memórias, fontes, micros, pilhas, multímetros, termômetros, esquemáticos ... tudo muito bom em teoria mas na prática, as horas investidas não são redituais. então vou deixar sem solução.

20190602_180040.jpg

Postado
En 2/6/2019 a las 21:33, SDTech dijo:

Poste as tensões do circuito de memória pinos: 1, 238, na bobina wl4 veja se tem 1.8v, No pino 4 DE WU2 confirme se tem ddrvtt

hola. mientras esta en marcha todas las tensiones estan correctas el problema es quien desliga todo...

Postado

ultimo post.

Eu não tenho uma fonte assimétrica.
Eu não tinha injetado tensões em cada fase e testar.
Como a fonte ainda está ligada, não foi necessário forçá-la e ver qual componente explode.
Devido à complexidade do problema com essa placa, perguntei se alguém já havia passado por essa falha.
fim do tópico

• carloslicata alterou o título para Gigabyte - GA-M61PME-S2P - eosem vid

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...