Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

DELL INSPIRON N4030 palca-mãe em curto desligando fonte.

Avalie este tópico:


onclock

Posts em destaque

Olá, a todos sou novo no site, e não tenho privilégios de feras como vocês, e venho humildemente pedir uma ajuda, pois meu laptop esta com a placa-mãe em curto, como achou essa solução, nos testes com a fonte direto na placa com a placa filha de alimentação interna, percebi que ela desarma a fonte, retirei tudo da placa, processador memoria coloquei só a placa-mãe e a placa interna da alimentação (placa filha).

E mais uma novidade estou pronto a sempre ajudar se possível, pois estou começando nesse ramo que e caro e cheio de lacunas, obrigado a todos, pobre e assim mesmo sempre mexilhão desculpas pelas letras em maiúsculo na postagem anterior.

preciso de uma chance para poder iniciar, sem ela ficaria no limbo, obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo, bem vindo ao fórum, inicialmente fique atento as regras :

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja fiz o teste apenas com a placa filha, e não desarma a fonte, mas as duas juntas desarma, estou aguardando o procedimento de estufa para não me precipitar e começar a dessoldar os componentes, pois alguém pode ter derramado líquidos sem eu perceber.

e não achei nenhum componente ruim na placa filha, mas achei vários resistores bipando na placa mãe, mas derre pente alguns são da rede de filtro de aterramento, mas ainda estou na duvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

onclock,

identifique o chassis desse note para podermos lhe ajudar na localização do defeito:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Esse N4030 utiliza mais de um modelo de placa-mãe.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

onclock,

"o site esta me enchendo de restrições"

o fórum não está lhe enchendo de restrições.

Evitamos que usuário se cadastre aqui, tenha acesso as informações/arquivos e depois nunca mais apareça, ou eventualmente, quando precise.

Como colocado pelo Paulo, "as restrições são válidas para todos!"

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom onclok, aquestao ae e simples.

 

Primeiro o curto e na linha B+ ou no seu caso na linha de 19,5v, possivelmente está depois dos mosfets de entrada, uma vez que com a placa filha na fonte o problema não ocorre.

 

Peque seu multímetro e teste curto na linha de 19,5v, possivelmente vc vai encontrar nos capacitores cerâmicos, mais não quer dizer que sejam eles. Se estiver com a fonte de bancada, coloque ela em 5v e alimente a linha de 19,5 (se estiver em curto), nesse momento algo deve aquecer na placa, não utilize o dedo para localizar, jogue álcool isopropílico nos capacitores e mosfets.

 

Algumas vezes e possível achar capacitores cerâmicos em curto só procurando rachaduras neles, outras vezes essas rachaduras são minimas ou estão por baixo do capacitor.

 

Coloque o resultado do teste, vou acompanhar esse tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda de todos, mas descobri vários componentes em curto todos os mosfets, a metade dos capacitores cerâmicos, ai sem querer perguntei para o filho mais novo do dono e ele me respondeu que deixou cair água salgada no passeio da praia, matei a charada, resumo placa-mãe para ter tantos componentes queimados só pode estar toda em curto e a placa filha não estar queimada??? e porque estava sendo utilizado o laptop na bateria, eu contei apenas 23 capacitores em curto, mas incrível que as memorias e o processador estão bons.

Caso resolvido, substituição da placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda de todos, mas descobri vários componentes em curto todos os mosfets, a metade dos capacitores cerâmicos, ai sem querer perguntei para o filho mais novo do dono e ele me respondeu que deixou cair água salgada no passeio da praia, matei a charada, resumo placa-mãe para ter tantos componentes queimados só pode estar toda em curto e a placa filha não estar queimada??? e porque estava sendo utilizado o laptop na bateria, eu contei apenas 23 capacitores em curto, mas incrível que as memorias e o processador estão bons.

Caso resolvido, substituição da placa-mãe.

 

amigo na verdade vc deve ter apenas um componente em curto, não a placa inteira.

se um componente entra em curto a linha toda dele também entra.

um amigo já deu a dica, olha a parte de B+, e possivelmente alguma das fontes que são alimentadas por esse Sinal esta em curto também.

(Uma dica) quando vc achar o defeito, pegue essa placa e de um banho de Álcool isopropílico e depois coloque para fazer backig, pois água salgada pode apresentar

eletromigração com o tempo e oxidação dos componentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Onclok me desculpa mais e quase impossível que esse 23 capacitores esteja em curto, possivelmente e um ou dois que estejam em curto, faz o que eu te disse alimenta a linha B+ com a fonte de bancada. se nao tiver a fonte vai ter que tirar um por um ate achar o que esta em curto. Vai no visual primeiro de repente vc acha algum quebrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...