Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Placas mãe com ruídos estranhos.

Avalie este tópico:

tecvalter

Posts em destaque

bom nao sei a que voce se refere com barulho estranho, mais si te sei falar que quando voce nao tem uma tensao correta na placa os chipset trabalhan a uma frequencia diferente, entao eles faz um barulho de tic tic tic, seguidos... esso pode ser um barulho estranho, eu percevi esso varias vezes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi. Num desktop poderá ser uma bobina afectada (frequencia) ou um capacitor alterado.  Nunca peguei um notebook fazendo ruido desse tipo, por isso o melhor conselho que lhe posso dar é de tentar isolar o local exacto de onde vem o ruido para perceber qual o componente responsável e, se necessário, substituir. Tente primeiro os Ic's, e depois siga nos outros componentes. abraço. :)

Link para o comentário

esse barulho se da com  a Fonte em stand-by.

Lei de Corrente e Tensao.

a tensao e sempre mesmo mas a corrente não,

sempre quando o note esta em stand-by nao tem tensao nas bobinas, o notebook esta em estado de corte, mas tem que ~dissolver~ a corrente que a fonte esta gerando...

ou seja os capacitores tem que dissipar, e quando  tem um pouco elevada, faz barulinho, rsrs

isso acontece nas placas da Clevo (positivo, philco) nao e regra mas ja vi isso nesses notes

Link para o comentário

boas,se o notebook desliga ao carregar o windows então o mais certo é que tenhas condensadores de tantalo com alto valor esr,equivale a dizer que os tens que tira-los a todos e medires com um bom medidor esr ou com multimetro analogico principalmente no circuito vcore e tambem no circuito stand by.alias acredito que esse barulho venha de algum capacitor com fuga .....

boa sorte.

pmv

Link para o comentário

Eu pensei em Esr ja que quando a placa liga.. carrega o windows e depois desliga... se eu tentar ligar de novo ela não liga so liga apos algumas horas. e como se algum componente estivesse ainda muito carregado tipo um capacitor.  o barulho vem de uma bobina tenho certeza.

Legenda:

Amarelo preciso saber o nome desse ci alguém sabe?

Vermelho: o Barulhinho vem dessa bobina.

6111_1.jpg.ffd7581a3564c50db8d595fe1148cc27.jpg

Link para o comentário

Apanho muitas placas assim, mas parece que o ruido não afecta em nada o bom funcionamento do pc, de onde vem nunca descobri, é provavel que seja dos capacitores, mas tirar um a um para testa-los é complicado.

As placas que encontro com esse problema o ruido não é muito audivel, só mesmo com a placa a nú.

Para quem tiver esse problema e o ruido seja intoleravel, fica aqui um video do youtube.

Basicamente o que se faz é isolar a bobine com epoxi, dessa forma isola o ruido saido dela, é uma gambiarra.

Link para o comentário

ja vi esse barulho em um antigo pc pentium 4 toda vez que abria ou fazia algum processo o processador emitia ruídos finos e bem baixos como se tivesse algo passando pelas trilhas e arranhando o mesmo. fiquei impressionado com isso e como se os códigos binários dos processos fossem carro de formula 1 percorrendo pistas internas dentro do núcleo do processador.

Link para o comentário

sempre quando o note esta em stand-by nao tem tensao nas bobinas, o notebook esta em estado de corte, mas tem que ~dissolver~ a corrente que a fonte esta gerando...

ou seja os capacitores tem que dissipar, e quando  tem um pouco elevada, faz barulinho, rsrs

isso acontece nas placas da Clevo (positivo, philco) nao e regra mas ja vi isso nesses notes

Não não posso concordar com isso!

Uma fonte de tensão provê tensão; se a carga(circuito que é alimentado) no caso a placa do notebook solicitar corrente a corrente fluirá, se não não tem problema, a corrente não vai. Ninguém terá de "dissolver" corrente nenhuma, afinal a fonte é uma fonte de tensão e não de corrente. Por exemplo: 19V x 3,5A, quer dizer: fornece 19V constante e ATÉ 3,5A. Então quem diz quanto quer de corrente é o notebook. Para saber isso são necessários conhecimentos de eletricidade e eletrônica.

Agora sobre a questão do barulho é o seguinte.

Os circuitos trabalham com sinais elétricos que oscilam em certas frequências.

Existe uma faixa de frequência de sinais acústicos audível que vai de 20Hz (20 Hertz) a 20KHz(20.000 Hertz). Isso é teórico e a realidade varia de pessoa para pessoa mas na média vai de uns 100Hz a 15000Hz.

espectro_sonoro.jpg

Se por exemplo no notebook um circuito, a qualquer momento, alterar sua frequência de trabalho para um valor próximo da nossa faixa de frequência audível, aí esse sinal atuando em algum componente que chegue a vibrar(uma bobina, um auto falante, etc) de maneira que isso vibre movimentando o ar em volta dele, criando assim uma onda sonora, então podemos ouvir esse chiado, zumbido ou como queiram chamar.

Eu por exemplo tenho o ouvido sensível para altas frequências. Se alguém ligar uma TV CRT(de tubo), cujo oscilador horizontal oscila em 15.750Hz.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Eu ouço(com o SOM DESLIGADO em em AMBIENTE SILENCIOSO  é claro).

Mesmo que eu esteja de costas, com os olhos vendados, e a pessoa ligar a TV com o controle remoto para não fazer barulho de chave liga desliga,  eu acerto sempre se a TV está ligada ou desligada. Pois ouço a vibração dos 15.750Hz aplicada na bobina defletora horizontal da TV. Já outras pessoas não escutam.

Um caso prático:

Um note Toshiba A205 que ligava e não dava imagem, não inicializava. Eu escutava um chiado ao ligar a placa. Com o osciloscópio no local do VCORE do processador visualizei uma onda toda maluca, quer dizer, o PWM estava fora da frequência correta de trabalho. Resultado, essa frequência era convertida em som pelos componentes do circuito envolvido. Depois do conserto o barulho sumiu completamente.

Link para o comentário

Não não posso concordar com isso!

Uma fonte de tensão provê tensão; se a carga(circuito que é alimentado) no caso a placa do notebook solicitar corrente a corrente fluirá, se não não tem problema, a corrente não vai. Ninguém terá de "dissolver" corrente nenhuma, afinal a fonte é uma fonte de tensão e não de corrente. Por exemplo: 19V x 3,5A, quer dizer: fornece 19V constante e ATÉ 3,5A. Então quem diz quanto quer de corrente é o notebook. Para saber isso são necessários conhecimentos de eletricidade e eletrônica.

Agora sobre a questão do barulho é o seguinte.

Os circuitos trabalham com sinais elétricos que oscilam em certas frequências.

Existe uma faixa de frequência de sinais acústicos audível que vai de 20Hz (20 Hertz) a 20KHz(20.000 Hertz). Isso é teórico e a realidade varia de pessoa para pessoa mas na média vai de uns 100Hz a 15000Hz.

espectro_sonoro.jpg

Se por exemplo no notebook um circuito, a qualquer momento, alterar sua frequência de trabalho para um valor próximo da nossa faixa de frequência audível, aí esse sinal atuando em algum componente que chegue a vibrar(uma bobina, um auto falante, etc) de maneira que isso vibre movimentando o ar em volta dele, criando assim uma onda sonora, então podemos ouvir esse chiado, zumbido ou como queiram chamar.

Eu por exemplo tenho o ouvido sensível para altas frequências. Se alguém ligar uma TV CRT(de tubo), cujo oscilador horizontal oscila em 15.750Hz.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Eu ouço(com o SOM DESLIGADO em em AMBIENTE SILENCIOSO  é claro).

Mesmo que eu esteja de costas, com os olhos vendados, e a pessoa ligar a TV com o controle remoto para não fazer barulho de chave liga desliga,  eu acerto sempre se a TV está ligada ou desligada. Pois ouço a vibração dos 15.750Hz aplicada na bobina defletora horizontal da TV. Já outras pessoas não escutam.

Um caso prático:

Um note Toshiba A205 que ligava e não dava imagem, não inicializava. Eu escutava um chiado ao ligar a placa. Com o osciloscópio no local do VCORE do processador visualizei uma onda toda maluca, quer dizer, o PWM estava fora da frequência correta de trabalho. Resultado, essa frequência era convertida em som pelos componentes do circuito envolvido. Depois do conserto o barulho sumiu completamente.

Não vamos nem discutir sobre tensão e corrente. E pelo contrario. O circuito tem uma corrente mínima trabalhando nele. Esse circuito  pode estar alterado. Ai sim gerando. Ruído não foi uma nem duas vezes. Pego esse exemplo da própria positivo, pois sou autorizada e eles mandam um tal de manual de defeitos,

em todo caso o amigo ainda não recebeu ajuda.

se a maquina liga. Esqueça o secundário. Pois nesse caso a placa já saiu do estado de sono. Nesse caso o mais aconselhável é o forno

tensao nao gera onda

Leia isso amigo Romero..

e simples mas da pra se ter uma ideia :

Link para o comentário

Muito bom esse texto foi uma verdadeira aula, pelo que eu entendi o som pode ser normal ou não, então nem sempre devo trabalhar em cima dele pode ser que o problema venha de outro componente antes causando uma variação de corrente ou tensão.

já que estamos aqui tirando duvidas as bobinas servem para dissolver corrente/tensão?

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...