Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Qual o melhor Multimetro ? Analógico ou Digital ?

Avalie este tópico:

Vidalk1

Posts em destaque

Em 07/02/2014 às 12:23, Perciva disse:

Tá novinho. poli ele outro dia  ficou novo..

só a parte onde tem a chave de funções que tá bem oxidada já....

Legal! Senão eu ia te passar uma manha legal para você polir, fica como novo.

Posta uma foto da chave de funções oxidada aí, vamos ver se dá para fazer algo. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra quem ta acompanhando o tópico uma dica de um multímetro barato e com escala x100k é o Victor VC3021, a Minipa vende ele aqui com o modelo ET-3021, pena que ele não tem output se tivesse seria muito bom, mesmo assim é um excelente aparelho.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

Em 07/02/2014 às 12:46, Cesert - Vianotes Notebooks disse:

Pra quem ta acompanhando o tópico uma dica de um multímetro barato e com escala x100k é o Victor VC3021, a Minipa vende ele aqui com o modelo ET-3021, pena que ele não tem output se tivesse seria muito bom, mesmo assim é um excelente aparelho.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

cesert, ele é alimentado como? já estive para comprar um desses para experimentar, mas há quem diga que não leva pilha de 9v...

rsrsrs, desculpe, mas repeti-me porque escrevi sem ler o post do perciva...

Link para o comentário

Em 07/02/2014 às 13:11, ablacon64 disse:

Esse Minipa é fraco, alimentado só com pilhas e não tem X10K nem output. Ele tem teste de transistores mas isso não importa muito.

Edit: A saida output faz uma falta danada.

Essa saída output será que pega o ripple naquele capacitor NEC/TOKIN dos Toshiba? Uso o osciloscópio pra medir aquele capacitor pra saber se ta com muito ripple, se a output pegar seria uma dica muito boa pra testar ele sem um equipamento caro. Mas acho que não pega, a tensão é muito pequena.

Link para o comentário

Mas ele tem uma vantagem, o galvanômetro dele é muito bom.

Em 07/02/2014 às 13:17, Cesert - Vianotes Notebooks disse:

Essa saída output será que pega o ripple naquele capacitor NEC/TOKIN dos Toshiba? Uso o osciloscópio pra medir aquele capacitor pra saber se ta com muito ripple, se a output pegar seria uma dica muito boa pra testar ele sem um equipamento caro. Mas acho que não pega, a tensão é muito pequena.

Nunca testei. Mas sobre a tensão ser pequena não tem problema pois já identifiquei problemas em circuitos controlados por PWM que tinham a tensão bem baixa.

Link para o comentário

Em 07/02/2014 às 18:15, cdrinfor disse:

prefiro o digital,uso o Icel MD-6111.

E para mim você está mais que certo.

Impossível testar com precisão com analógico em casos com amplificador etc.

junção de diodos transistor e ai. como fica.

hehhe.

Nova era é digital.

Para mim quem usa somente analógico, fez um curso em 1900 bolinha e mesmo assim não estudou bem o funcionamento dos componentes.

Goiano

Link para o comentário

Boas,

Eu tenho um Fluke 87 III, paguei €160 cá em Portugal e não o trocaria por nada, a não ser por outro Fluke 87 da serie V. É True RMS, adoro o facto de ter autorange, não tenho de me preocupar em mexer em escalas, tem o min/max que dá para apanhar ripples em certos casos e é bastante rápido. Tenho um amigo que tem um dado pela empresa há 10 anos, tem que ir para calibragem todos os anos e em todas as vezes não foi preciso mexer nele.

Já sofreu alguns abusos, tipo tentar medir coisas na sitio errado (220V na escala de resistencia etc) e não tem problema nenhum. Veio com umas pontas muito fixe e com uns cabos em silicone tb fixe.

O mais importante é que tenho confiança que mede as coisas bem, os mutlimetros chineses baratos as vezes mostram coisas que não têm nada a ver.

Para quem

Link para o comentário

eu também tenho um fluke 87V que anda por casa para quando quero fazer umas brincadeiras nos meus tempos livres com electrónica de potência ou electricidade (o que infelizmente é raro hoje em dia por falta de tempo).

mas, de um modo geral, à excepção desse modelo, nunca fui grande fã dos multímetros da fluke. acho que são muito caros para o que oferecem e não são muito versáteis (como solução tudo em um) para a área da reparação de motherboards. mas eu também nunca fui grande fã de tudo o que é mainstream, sempre gostei de bom e barato, até porque sempre defendi e defendo que nesta área não é preciso gastar muito dinheiro para estarmos bem servidos em termos de ferramentas.

acho que esta noção é muito importante especialmente para quem está a começar, porque para um iniciante é fácil, muitas vezes por desconhecimento, perder a cabeça e gastar uma fortuna em ferramentas para equipar a sua oficina.

Link para o comentário

ah, e para quem gostar de usar multímetros analógicos, aconselho este modelo. é barato e bom, como eu gosto 8).

o galvanómetro é muito bom, a carcaça é resistente, as pontas de prova são boas, o teste de continuidade é muito bom também, vem com as pilhas (9V+ duas de 1,5V) e fusíveis extra, null dcv, etc.

MT-2017-pic02.jpg.baf687a6d3d47a106c71158dbc063688.jpg

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...