Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Acer Aspire 5250-0465 - P5WE6 LA-7092P - CI charger entrando em curto

Avalie este tópico:

Zoom1966

Posts em destaque

Olá amigos!

Estou precisando de uma ajuda para tentar entender um problema que está me assombrando a vida.

O notebook da descrição chegou em minhas mãos sem sinal de vida.

Analisando, vi que não havia alimentação no CI charger (PU1, ISL6251AHAZ). Encontrei o resistor PR22 de 10 ohms aberto. É por ele que passa a alimentação do CI charger, indo ao pino 24 do mesmo. Substituí o CI charger e o resistor, fazendo o note voltar a funcionar normalmente, carregando a bateria e com todas as funções normais.

Após 20 dias, o note retornou, exatamente com o mesmo defeito. Porém, dessa vez a substituição dos mesmos componentes não ajudou. A fonte 3VALW estava com o mosfet de alta e o capacitor PC42 em curto. Ao injetar 3.3V na saída dessa fonte, descobri a FCH em curto também.

Nessa altura, resolvi encontrar uma outra placa e substituir, pois o custo compensava. Todos os testes OK, enviei ao cliente.

Mais uns 20 dias e o note voltou com o mesmo defeito!!!

Aí eu pergunto aos amigos mais experientes aqui do forum: Que diabos é isso??

Eu testei o carregador (aparentemente original) e não houve variação de tensão ou ripple aparente. Inclusive o cliente o usa em outros notes iguais a esse.

Poderia ser algum defeito na bateria?

Ou algum defeito de série? No Mercado Livre há muitas placas dessa com defeito à venda, o que me levanta a suspeita.

Agradeço a todos que puderem opinar.

PS: Não lembro de onde baixei o esquema, mas aqui no fórum tem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zoom1966 eu começaria suspeitando do cliente, ja que ele diz que usa a mesma fonte em vários aparelhos, pois pode ser que ele tenha dessas fontes universais.

Outra possibilidade seria a bateria com defeito, dai ja complica, a não ser que você ou o cliente tenha outra bateria pra teste.

Quando você reparou da primeira vez, chegou a monitorar a temperatura do pwm em funcionamento?

Link para o comentário

@CJ  

Você diz o CI charger? Sem a bateria, antes de montar, até conferi, mas estava normal. Com a bateria, não me lembro. Mas a bateria carregou normalmente, sustentou o note ligado, tudo aparentemente normal.

O carregador até veio na primeira vez, porém tudo parecia ok.

Obrigado!

Link para o comentário

Em 13/05/2020 às 14:58, Zoom1966 disse:

Aí eu pergunto aos amigos aqui do forum: Que diabos é isso??

Expandir  

Isso se chama AMD meu amigo!!! Eu procuro passar longe dessas encrencas. Só de olhar da problema

Em 13/05/2020 às 14:58, Zoom1966 disse:

Mais uns 20 dias e o note voltou com o mesmo defeito!!!

Expandir  

Qual defeito foi dessa vez, queimou o charger ou foi a FCH? 

Quais programas o cliente utiliza, estressa muito a maquina? Esses notes aí recomendo só para word e excell. E com uma base de cooler embaixo hehe. Eles não esquetam, fritam!

Link para o comentário

@R2-D2 

Pois é, amigo! Eu nunca recomendo note com tecnologia AMD a meus clientes. 

Quanto a esse note, na primeira vez que veio era o CI charger em curto. Na segunda vez (20 dias depois de entregue), novamente o CI charger estava em curto, mas também o mosfet de alta da fonte 3VALW e o capacitor de saída dela. Esse defeito na fonte 3VALW levou a FCH pro brejo também.

Troquei a placa, pois o reparo já não estava compensando. O mesmo defeito no CI charger voltou, no mesmo prazo da segunda vez!

Diante de tudo isso, eu também passei a suspeitar do carregador, apesar dele ter vindo junto com o note no primeiro reparo, era original e estava com a tensão de saída em 19V. Só não cheguei a testar se tinha ripple.

Quanto aos programas, se não me engano é Power Point o mais usado. O note é de uma escola.

Uma coisa que me ocorre é que podem estar usando um carregador paralelo eventualmente, mesmo tendo o original. Um carregador defeituoso explica até o mosfet de alta danificado. E olha que esses mosfets aceitam tensões de até 30V!!

Estou correto?

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...