Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Toshiba Qosmio X70 , Quanta BDD DA0BDDMB8H0 REV A1A board queimada

Avalie este tópico:

Duarte Rosa

Posts em destaque

Olá a todos.

Tenho aqui este belo portatil,que infelizmente chegou a mim com a board queimada(fotos em anexo) e sem ligar,claro.

Pela analise que fiz do esquema, os mosfets queimados sao do Vcore,queimaram 2 deles,assinalados a vermelho,PQ18 e PQ6,o PQ17 sobreviveu. o lado queimado é dos pins do Vin. Alem dos mosfets queimou esse transístor PU10. Alem disso, queimou mais 2 capacitores junto ao PQ18.

Retirei os mosfets,os capacitores e o PU10 e substitui-os(menos os capacitores,porque achei que nao iam influenciar no ligar da placa. Contimuou morta na mesma. Testei com e sem o mosfet mais queimado, o PQ18.

Alem disso, os diodos e o mosfet assinalados no outro print, PD4,PD3 e PQ7 todos aquecem ao ligar o charger e nao há voltagem,nem na saida do  PCN1.Tudo o que é capacitor apita com o terra,tal como os mosfets,bobinas PL3,PL4 e PL5.Eu penso que o que levou a queimar o PQ18, PQ6 e PU10pode estar antes deles.e rebentou com tudo. O Pior é que no PQ18 rebentou com as trilhas dos drenos (pinos 2)e do gate e principalmente do gate é impossivel de reconstruir.

Acham que isto tem salvaçao? A board estava carbonizada junto ao PQ18, e esta board ainda custa 200€.

print1.jpg

print2.jpg

WIN_20200608_21_04_59_Pro.jpg

P6085956.JPG

WIN_20200608_22_01_07_Pro.jpg

Editado: por Duarte Rosa
ainda não resolvi a avaria
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Jakers Binder alterou o título para Toshiba Qosmio X70 , Quanta BDD DA0BDDMB8H0 REV A1A board queimada
  • 2 semanas depois...

Ola.

Ponto da situaçao,ontem tive tempo para voltar a analisar a placa,vi o que aquecia mais em pormenor,os diodos PD3 e PD4 eram os que aqueciam mais. Alguns capacitores ,os que andam ali em redor na linha do VIN tambem,no entanto os primeiros capacitores nao acusam curto com a alimentaçao desligada.O PQ7 ,como tambem aquecia, retirei-o e o curto desapareceu,ja tenho 19v em varios pontos da placa e ja nao há aquecimentos nos diodos e capacitores. Mas continua a nao ligar nada. Chega 19v ao pwm de 3 e 5v,chega ao chip de charger da bateria,mas nao ha 3 nem 5 v nas bobines.

Possivelmente, o PQ7 é importante,claro. Mas está a ser extremamente dificl achar um pra substituir,as minhas sucatas nao tenho nada,so achei em sucata de board de desktop uns parecidos,mas mesmo assim nao achei por diferença de channel N e P.

Link para o comentário

Infelizmente,aqui ninguem foi capaz de ajudar,tambem o caso à partida nao tinha muita soluçao.

Nao consegui reparar, em acordo com o cliente, vai ser comprada uma board de substituiçao e assim resolver o problema. Vai sair caro,mas é um laptop com um I7, grafica nvidia 770 m e 32 gb de ram,ainda vale a pena a substituiçao da board.

Vou marcar como resolvido,se for devolvido, a moderaçao que notifique.

Link para o comentário

• 1 mês depois...

Ola . update da situaçao.

Nova board e... o portatil liga e desliga ,sem sequer girar o cooler. Retirei o processador e ele liga e roda o cooler. Com o cpu, as bobines do Vcore beepam,sem cpu nao beepam. Como o estrago na board foi todo no circuito do Vcore,é possivel que tenha queimado o cpu tambem?

Link para o comentário

@Duarte Rosa Opa tudo bem.

Em 11/08/2020 às 20:30, Duarte Rosa disse:

Como o estrago na board foi todo no circuito do Vcore,é possivel que tenha queimado o cpu tambem?

Expandir  

Com certeza amigo. 

Se tens outro processador com mesmo socket pode colocar ai. 

Esse topico ja esta devolvido acho que não é interessante continuar nele. 

Link para o comentário

Em 12/08/2020 às 22:51, R2-D2 disse:

@Duarte Rosa Opa tudo bem.

Com certeza amigo. 

Se tens outro processador com mesmo socket pode colocar ai. 

Esse topico ja esta devolvido acho que não é interessante continuar nele. 

Expandir  

Só continuei porque pensei que com a substituiçao da board nao havia mais assunto,mas entretanto surgiu esta questao. Já mandei vir novo cpu, amanha ou depois dou feedback e encerro o assunto.

Link para o comentário

Boas.

Vou mesmo ter que reabrir o tópico. Coloquei o CPU novo,o portátil arranca com fan girando,mas sem imagem e desliga se passado um minuto ou dois.Já retirei rams, mudei as de slot,Fiz reset à BIOS e nada. Sobra me a gráfica, dá para remover, que neste laptop é dedicada, que se ter ficado danificada na avaria original, tou completamente encalhado. Também há a hipótese da board não estar boa.Todas as tensões estão presentes, já testei em monitor externo sem resultado.

Editado: por Duarte Rosa
Link para o comentário

Adicionando mais algo,pela minha experiencia, este sintoma, liga e nao da video, costuma ser 2 motivos: ram mal encaixada,ou a fazer mau contacto,ou a grafica ter dado o berro. As rams,que sao 4 de 8 gb cada(ate me doi a alma este portatil nao ter soluçao aparente,é uma bomba)retirei-as mudei-as de slot uma a uma e nada. A grafica,fiz um reflow,as vezes costuma resultar,ao menos ficava a saber se seria esse o problema,sem resultado.

Desliguei tudo,boards perifericas, placa wifi, teclado,touchpad,tudo e como o @R2-D2 diz que há todos esses cpus compativeis com esta board,mesmo que o cpu nao fosse 100% igual,seria compativel com a board e ao menos a bios havia de subir.

Tou num beco sem saida, resta-me duas hipoteses, board avariada(ja fiz uma disputa para reembolso no Alixxxxx a ver se recupero o dinheiro) ou grafica avariada,que passa de 650 reais(120€ ) e começa a tornar o reparo inviável.

Link para o comentário

@Duarte Rosa é uma situação bem complicada amigo. 

Dificilmente a placa vem com defeito. É mais provável seu processador ter danificado a placa. 

No momento da compra você observou quais os CPU compatíveis ou não havia nenhuma lista? 

Pergunto pois pode ser que essa placa esteja com uma BIOS compatível para processadores da linha i5 por exemplo. 

- Uma dica seria pegar a bios da placa antiga. (porém perde a garantia do vendedor) 

Nunca vi essa placa aqui pelo Brasil, vc é de onde, Portugal?

• Joinha 1
Link para o comentário

Boas, sim sou de Portugal. Eu, quando comprei o CPU, comprei exatamente igual ao que estava de origem. Não mandei vir sem falar com o vendedor, também de Portugal,que por acaso encontrei no eBay . Pedi fotos,comparei referências, tudo. Pode haver a hipótese da placa não estar avariada sim, da gráfica dedicada támbem ter sido afetada pelo estrago que mostra nas fotos acima. Está placa não tem cpus i5,tudo i7.Tou num beco sem saída,já falei com a cliente que compreendeu, vou lhe devolver o dinheiro da placa e tentar recuperar no Alixxx e o CPU igual,vendo e pronto. Já perdi a esperança.  Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário

Vc nao tem outra placa para testar esse CPU que comprou? Para saber se está OK.

Em 18/08/2020 às 16:49, Duarte Rosa disse:

Quando diz pegar a BIOS da placa antiga,seria dessoldala e soldar na nova? Seria uma hipótese.

Expandir  

Isso mesmo. Mas perde a garantia do vendedor. 

Em 13/08/2020 às 14:55, Duarte Rosa disse:

Coloquei o CPU novo,o portátil arranca com fan girando,mas sem imagem e desliga se passado um minuto ou dois.

Expandir  

Chega aquecer o processador? 

• Joinha 1
Link para o comentário

Sim,aquecia,tal como o chip grafico.

Se fosse uma board que nao tivesse a hipotese de devoluçao,ou fosse mais barata,tentava esse reparo,mas assim,nao vou tentar.

Ja iniciei o processo de devoluçao da board,o cpu tambem o vou vender e vou dar o laptop como nao reparado,para muita pena minha.

O vendedor,alega que testou a board,por isso,ou a grafica tambem avariou,o a bios nao era compativel com o cpu,nem sei. Vou dar por encerrado o assunto.

Obrigado @R2-D2

• Legal 1
Link para o comentário

• 3 anos depois...
  Em 21/06/2020 às 13:16, Duarte Rosa disse:

Ola.

Ponto da situaçao,ontem tive tempo para voltar a analisar a placa,vi o que aquecia mais em pormenor,os diodos PD3 e PD4 eram os que aqueciam mais. Alguns capacitores ,os que andam ali em redor na linha do VIN tambem,no entanto os primeiros capacitores nao acusam curto com a alimentaçao desligada.O PQ7 ,como tambem aquecia, retirei-o e o curto desapareceu,ja tenho 19v em varios pontos da placa e ja nao há aquecimentos nos diodos e capacitores. Mas continua a nao ligar nada. Chega 19v ao pwm de 3 e 5v,chega ao chip de charger da bateria,mas nao ha 3 nem 5 v nas bobines.

Possivelmente, o PQ7 é importante,claro. Mas está a ser extremamente dificl achar um pra substituir,as minhas sucatas nao tenho nada,so achei em sucata de board de desktop uns parecidos,mas mesmo assim nao achei por diferença de channel N e P.

Expandir  

Sei que muito tempo se passou, mas o PQ7(AOD403) encontra-se disponivel em sucata do Toshiba, DA0NE7MB6D0(2 unidades nesta). O mais brabo de substituir seriam os PQs 17, 18 e 6. Passo pela mesma dificuldade em substitui-los. Alguém teria alguma sujestão para o mosfet HP8S36? A diferença e que minha board está ligando após reparos de trilhas(Isolar em baixo das trilhas com cola S.Bond) e remoção do PQ 7 queimado, minha board já consigo ligar.

20231030_135259.jpg

Editado: por Inforprint
foto e texto
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...