Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Resolvido] DVD Philips com fonte em curto.

Avalie este tópico:

marcioformula

Posts em destaque

[Resolvido] Pessoal, estou com um DVD Philips modelo DVP 3980KX com a fonte em curto. O DVD apresenta o seguinte problema, a fonte esta queimando direto o C.I. chaveador TNY177. Já medi diodos, resistores e bobinas e não encontro nada de anormal, mais assim que troco o C.I. e ligo ela faz um apito bem forte e depois estoura o C.I. Pensei na possibilidade de ser o foto-acoplador com problema, mais não troquei. E ai, o que acham que pode ser? Desde de já, fico grato pelas respostas.  :'(

EDITADO:  Adicionar prefixo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

como vc pode ver, o pino 1 é o responsavel pelo on off, deve vir do foto. verifique algum capacitor com baixa capacitancia ou baixa ESR, teste o foto e veja se nao tem nenhum diodo rapido no secundario alterado, retire-o e meça em maxima escala OK.

Link para o comentário

como vc pode ver, o pino 1 é o responsavel pelo on off, deve vir do foto. verifique algum capacitor com baixa capacitancia ou baixa ESR, teste o foto e veja se nao tem nenhum diodo rapido no secundario alterado, retire-o e meça em maxima escala OK.

Caro amigo ericyoshi, fico grato pelo link do folheto informativo enviado. Fiz os testes que você citou e esta tudo normal. Penso que os referidos componentes que você citou só apresentem algum defeito quando energizados. Vou subistituí-los e após isso, posto o resultado aqui.

deve ter algum resistor aberto ou alterado no transistor chaveador, pra ele está queimando.

Caro amigo kly, medi todos os resistores da placa e estão todos em ordem. Penso que os problemas mais prováveis devam ser o que o amigo ericyoshi citou acima. Vou fazer alguns testes a mais e posto os resultados.

Link para o comentário

Olá pessoal, já troquei quase tudo dessa fonte e ainda continua queimando o C.I. TNY 177. Só não troquei o trafo choper, mais acredito que seja ele. Como não tem o mesmo para venda, condenei de vez a fonte e vou ver se compro uma de sucata. Fico grato pela atenção, tempo e presteza  dos colegas que aqui ajudaram.

Link para o comentário

Olá pessoal, já troquei quase tudo dessa fonte e ainda continua queimando o C.I. TNY 177. Só não troquei o trafo choper, mais acredito que seja ele. Como não tem o mesmo para venda, condenei de vez a fonte e vou ver se compro uma de sucata. Fico grato pela atenção, tempo e presteza  dos colegas que aqui ajudaram.

amigo cite o tudo que voce trocou, pode ser que passou algo desapercebido

Link para o comentário

amigo cite o tudo que voce trocou, pode ser que passou algo desapercebido

Caro moises21942, troquei, C.I. comparador de tenção, Foto-acoplador, C.I. chaveador, Capacitores ligados as linhas desses componentes, Diodos dos secundários e primário da fonte. Só faltou trocar o transformador choper, pois não tem a venda. OBS: Tenho quase certeza que é o bendito choper mesmo pois, o mesmo apresenta um cheiro forte característico da isolação quando queima.

Link para o comentário

Verificou os capacitores cerâmicos ou de poliester ?

To sem o esquema aqui pra ver direito quais, mas eles são de suma importância em fontes chaveadas,

principalmente se ajudam a definir a frequencia do chaveamento.

Cuidado com diodos, alguns deles são rápidos, não pode colocar comuns.

Quanto ao trafo, dá pra enrolar de boa, já fiz muitos, só prestar bem atenção quando desenrolar.

Se não achar outra fonte pra comprar, encara o bicho....rssss

Vc tem osciloscópío ?

Link para o comentário

Talvez ajude o parceiro (?)

Essa fonte é barbada.

Boa Sorte,

Lucas Mattos,

[]

Tico

2qle5pz.jpg

Link para o comentário

Verificou os capacitores cerâmicos ou de poliester ?

To sem o esquema aqui pra ver direito quais, mas eles são de suma importância em fontes chaveadas,

principalmente se ajudam a definir a frequencia do chaveamento.

Cuidado com diodos, alguns deles são rápidos, não pode colocar comuns.

Quanto ao trafo, dá pra enrolar de boa, já fiz muitos, só prestar bem atenção quando desenrolar.

Se não achar outra fonte pra comprar, encara o bicho....rssss

Vc tem osciloscópío ?

Sim, tenho! Todos os componentes que troquei foram iguais aos próprios tirados da placa, ou seja, não coloquei nenhum equivalente. Liguei para uma autorizada em minha cidade (Natal/RN) e eles ficaram de ver se conseguem outra fonte. Observei aqui que quase todas as fontes de DVD´S da Philips utilizão fontes com tensão de 5V e 12V, Talvez se não conseguir a original, tento adaptar uma de outro modelo.

Link para o comentário

Ok parceiro,  se tens o esquema, de onde veio esse, tem fluxograma para soluções de possíveis problemas (troubleshooting)

Nos  procedimentos de praxe,  com uma simulação de carga nessa fonte (isolada da main ou mpeg como queiram) não deveria existir mais  nenhuma dúvida.

Inclusive sobre o trafo.

Boa Sorte,

Lucas Mattos,

[]

Tico

Link para o comentário

Parceiro tenho equipamento na bancada para esses testes,

Mas numa improvisação pode-se usar lampadas (automotivas por causa da baixa tensão)

ou ainda associando resistores respeitando-se a potencia.

Tudo dentro dos padrões da aplicação da lei ohms (coisa básica das leis da eletronica).

Porém se deseja saber como interligar isso, ai já é demais né parceiro?

Lucas Mattos,

[]

Tico

Link para o comentário

Ok parceiro, esse teste foi o inicial feito por mim aqui. É claro que ele mostra que a fonte está em curto, agora dizer qual componente, ai não. Se abri esse tópico é para saber se algum colega já havia se deparado com um problema similar e podesse passar algo que lhe ajudou a resolver. Acredito que aqui todos estão para se dispor a ajudar, caso contrario, nem responderiam as perguntas. Desculpe se lhe ofendi em alguma de minhas postagens, pois não entendo o motivo de suas "piadinhas", no mais fique com Deus.

Link para o comentário

Parceiro, nenhuma piada,  apenas sendo realista.

Esse fórum até onde pude avaliar é para aqueles,  que busca ajuda, dicas,  mas que sejam técnicos ou que tenha ao menos algum conhecimento das leis elétricas.

Agora ensinar o básico do básico,  lamento, isso até hobbysta tem obrigação de saber.

Sem considerar,  que existe na web,  informações para aprendizado, de como diagnosticar,

qualquer  "topologia e classificação de fontes"  ainda mais nessa condição que afirma estar em curto.

Pois se tivesse em curto (total)  a primeira coisa que estaria acontecendo ai, é estourando o fusível do primário.

Lamento,  pensei que estivesse ajudando alguém ao menos com um certo conhecimento técnico das

leis básicas da eletrônica.

Também não é intenção, da minha parte polemizar, e tão pouco ficar ensinando be-a-ba, pois isso deveria ser dever de casa.

Minha humilde opinião,  com transparencia e honestidade !!

Atencisoamente,

Lucas Mattos,

[]

Tico

Link para o comentário

Ok Lucas, fica com teu be a bá ai que eu fico com o meu. Você não me conhece pra falar se eu sei ou não de algo. Vai lá no tópico de apresentação pessoal que você vai saber melhor. O fusivel está abrindo sim, sendo que vai junto o C.I.

Valeu pelad suas " grandes" ajudas e fim de papo.

Link para o comentário

Parceiro vou finalizar minha participação nesse tópico,  leve fé !!

Então,  não deveria , em sua pesquisa,  queimar nenhum componente, ou ver o fusível abrindo,

Numa analogia,  de imediato, nota-se  incoerencia na lógica.

Apenas uma pegadinha para os entendimentos.

Providencie "uma série" para sua bancada,  evitará ficar trocando peças desnecessariamente, por recorrência.

No esquema que baixou no site Pt.  do Duartes de portugal,  tem o caminho das pedras, sem qualquer dificuldade. confira as páginas 3.2 e 3.3.

Lá também tem muitos artigos sobre fontes de alimentação,  que por conceitos de similaridades,

de funcionamentos e leis elétricas seu problema não seria problema,  só solução.

Boa Sorte,

Lucas Mattos,

[]

Tico

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...