Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de Alimentação Regulável + Teste em Flat Cables

Avalie este tópico:

Claudiney

Posts em destaque

E ai pessoal, tudo bom? Espero que sim, venho trazer uma dica que talvez grande parte já saiba, mas mesmo assim acho interessante fazer um pequeno tutorial pra quem ainda não sabe dessa manha que facilita d+ a vida do técnico.

Na verdade são 2 dicas em 1, a primeira é pra diminuir a quantidade de fios e cabos que nós temos que ter na bancada. Para isso vamos precisar de 1 Fonte de Alimentação Regulável DC, de preferência 30v e 5ª, eu uso o modelo HF-3005s da Hikari, e 1 fonte universal de notebook(calma, eu sei que é um lixo), e que de preferência esteja queimada, Vamos usar somente o cabo da fonte universal.

O primeiro passo é separar a parte que sai corrente DC da fonte universal do resto. Deixando somente o fio e as pontas. Guarde bem as pontas pra não perder, a maioria das fontes universais servem em 90% dos notebooks, sendo exceção os notebooks da Samsung, que não tem o pino, e alguns da HP que não dão vídeo às vezes quando usamos esse método.

O segundo passo é prender ou soldar o fio da fonte universal no positivo e terra da fonte regulável,  eu pessoalmente soldei o fio no conector que já vem na fonte e que tem uma presilha tipo jacaré na ponta. Então eu fico com um par de pinos jacaré (positivo e terra) e também o cabo da fonte universal interligado.

0jix.png

Aí vc me pergunta, pra que isso? E eu respondo a você, dá pra identificar curtos mais facilmente, dá pra saber o consumo que a máquina está apresentando, grande parte das vezes que o consumo apresentado é menor do que 1A e a máquina não dá vídeo a probabilidade de ser Chipset ou processador é bem maior. Eu uso aqui e estou muito satisfeito com o resultado.

A segunda dica depende da primeira. Se você tem um sistema desse feito na sua bancada e chega um notebook com a tela piscando branca quando movimentamos o monitor ou mesmo quando está parada a chance de ser o flat cable é de 80%. E os flat cables geralmente dão problema no aterramento. Pra tirar essa dúvida e saber se é problema no aterramento, em outra via do flat cable ou na tela é simples. Se o notebook estiver ligado na fonte Regulável como descrito acima o jacaré preto que está conectado na fonte é o terra. A nível de teste conecte o jacaré na carcaça do flat e tente ligar o notebook novamente e veja se o defeito desapareceu. Se desapareceu o problema é aterramento, você pode reparar o flat, puxar um fio de um ponto de aterramento na placa ou então aproveitar o terra da webcam, que geralmente tem um fio separado do flat de vídeo, para aterrar e resolver o problema.

Bom, espero ter sido claro, caso tenham alguma dúvida eu estou a disposição de todos, não manjo muito de eletrônica ainda mas estou tentando aprender e queria ajudar aqueles que estão aprendendo também.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...