Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte "Universal" mito ou verdade

Avalie este tópico:

tecnotrilha

Posts em destaque

Bom, procurei no fórum e vi alguns tópicos a respeito de fonte universal, mais não encontrei algumas respostas, por isso vim aos amigos com algumas duvidas que eu creio que muitos também a tenham. (Não estou falando de fonte variável ou assimétrica)

Fonte universal queima o notebook?

Fonte universal danifica a bateria do notebook?

Muitas pessoas dizem que pelo fato das fontes universais terem uma amperagem alta, isso danifica a bateria e danifica o equipamento ao longo do uso, é verdade?

Aquelas fontes universais que detectam a voltagem automaticamente e regulam são melhores ou priores?

Caso tenha que usar uma fonte universal, qual a marca e modelo mais indicada?

Enfim, fonte universal é recomendado para uso em bancada, apenas para testes, ou podemos indicar para nossos clientes o uso, no caso de não ter uma original?

Desde já agradeço a todos pelos esclarecimentos e ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só vendo fonte universal aqui quando não tem a original mesmo

acho que é só para usar na bancada, se o cliente por descuido deixar cair ou alguem fuçar na chave seletora ela pode alterar a tensão de saida e acabar queimando o note

Notebook dell e algumas outras marcas não carregam a bateria se não for com o carregador original

abs

Link para o comentário

essas fontes universais com seletor de voltagens dao muito pico de energia ao conectar, ex: ta no 19v quando vc pluga e vai ao 26v e volta p/ 19v, vi aqui no forum mesmo casos de passar 32v,  e tambem pode entrar em curdo na parte da seleçao de cursores, passando a voltagem a mais,

sobre danificar bateria, por experiencia propria, danifica sim, aconteçeu comigo, no meu proprio not, era 18v, sem querer mechi e foi p/ 19v nisso deve ter dado um pico e minha bateria foi pro pau na hora,  então, não recomendo para venda essas fontes universais com seletor,

aqui na loja ja foi vendido da marca c3tech, nao tem seletor voltagem, essa marca eu achei bem boa, de boa qualidade, ate porque custa mais carinha que as outras universais.

Link para o comentário

Muitas pessoas dizem que pelo fato das fontes universais terem uma amperagem alta, isso danifica a bateria e danifica o equipamento ao longo do uso, é verdade?

Isso é mentira e quem falou isso não entende nada de eletrônica, vc pode ter uma fonte de 100A ou 1000A o notebook só vai consumir a corrente da fonte que ele mesmo exigir, ou seja, não é pq vc ta usando uma fonte de 6A num note que só consome 2A que ele vai mandar os 6A e danificar o note, isso é totalmente falso, tensão aí já é outra historia.

O problema dessas universais não é a corrente que elas fornecem, mas sim a qualidade dessa corrente, vcs já pegaram uma fonte dessas universais e colocaram num note e botaram ela num osciloscópio pra ver? É ridículo a forma de onda de uma dessas fontes universais, não é corrente continua, é cheia de transientes e picos de tensão (tanto pra cima quanto pra baixo), não tem qualidade nenhuma a corrente que elas fornecem pro note, e isso com o tempo vai minando os componentes da placa-mãe, principalmente capacitores e mosfets.

Link para o comentário

Pessoal achei esse tópico aqui no fórum e gostei muito, vai nos ajudar esclarecer mais nossas dúvidas sobre as "fontes universais"

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

Caro colega eu uso e recomendo para meus clientes fontes universal da CONTACT aquelas que de acordo com o conector que vc usa muda a tensão de saída ela é um pouco mais cara mais vale a pena na falta da fonte original. Pois realmente o grande problema dessas fontes é a qualidade de filtros de saída que geralmente não presta mais essas eu ja testei com osciloscópio tem uma saída de tensão otíma. Fique  em paz.

Link para o comentário

Pelo que estou percebendo nos comentários dos amigos um dos grandes problemas dessas fontes universais é a "falta de estabilidade na tensão de saída" o que ocasiona queima de componentes na placa, e nas que tem chave seletora de voltagem o grande vilão além do já mencionado é o cliente acidentalmente mudar a chave pra uma voltagem mais alta que a de trabalho do equipamento.

Link para o comentário

Acho que essas fontes universais servem apenas para bancada mesmo, onde o técnico antes de usá-la pode conferir com o multímetro sua tensão de saída e assim saber se é uma fonte que possa ser usada, porque a única vantagem que percebi nelas até agora é a praticidade de ter vários bicos adaptadores o que auxilia nos testes de notes de marcas e modelos diferentes.

Link para o comentário

Bom pessoal acho que deu pra tirar as dúvidas, obrigado a todos os amigos que contribuíram, se gostaram do tópico não deixe de dar um JOINHA.

Conclusão

Fonte universal queima o notebook?

R: Sim

Fonte universal danifica a bateria do notebook?

R: Sim, mais não por causa da amperagem alta e sim porque não é instável a tensão de saída.

R: Não

Aquelas fontes universais que detectam a voltagem automaticamente e regulam são melhores ou priores?

R: São melhores por serem mais seguras, pois a chave seletora pode mover de lugar causando um dano ao notebook

Caso tenha que usar uma fonte universal, qual a marca e modelo mais indicada?

R: Aquela que tiver uma tensão de saída mais estável possível

Enfim, fonte universal é recomendado para uso em bancada, apenas para testes, ou podemos indicar para nossos clientes o uso, no caso de não ter uma original?

R: Sim, apenas para uso de pessoas com conhecimento técnico, pois o cliente na sua maioria não dispõe de equipamento de medição

Link para o comentário

olha isso ai que sua duvida vai ser sanada rapidinho

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

Eu tb acho q nem para bancada serve, no meu casa aki para bancada , comprei umas universal so para aproveitar o fio dela do plug, coloquei em uma fonte original e uso, um tempo ate vendi da universal, mas colocar equipamento de cliente em risco, nem pensar entao parei e so vendo original . nao compensa se queimar so por causa de uma venda de fonte.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...