Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Asus S400CA Rev. 3.1 i5 - Não liga, com 19 e 3,3 e sem 5v

Avalie este tópico:


Leandro Nunes Souza

Posts em destaque

Boa tarde pessoal,

 

Vi que houveram alguns casos semelhante ao meu aqui no foram mas são muito antigos e não tiveram resposta, se puderam ajudar com o meu agradeço, de 2017 (últimos tópicos) para cá muita informação ja foi consumida.

 

É um notebook pessoal mesmo, parou do nada com fonte original. Não liga nada, na fonte bancada não há consumo significativo, 19V passa tranquilo pela placa vejo 3v na bobina perto da memoria, porem não há 5V, quando alimentada o consumo ficava uns 140ma, e um PW esquentava bem, (imagem anexa) retirei ele e a tensões 3v continuou porem alguns pontos de 19v pararam, e o consumo caiu para quase zero. Carreguei a bateria externamente para ver se só na bateria mudava o cenário mas não.

MOsfete próximo a entrada da fonte entrando 19V e saindo menos de 1v, antes da retirada do pwm estava entrando 19 e saindo correto, para os dois mosfet, tanto saida 19v quanto 24v

 

O que achei interessantes, é que na imagem abaixo, ao lado direito do processador, apos a retirada do pw os pads e a bobina indicam curto. desculpe o linguajar pouco técnico, mas aprendi oq sei por pesquisas e acabo não assimilando alguns termos em algumas situações e uso termos mais amigáveis as vezes.

 

OBS: escrevi na imagem alguns pontos que medi, e alguns que vi que mostrava curto

 

 

2.jpg

1.jpg

Editado: por Leandro Nunes Souza
Melhoria da imagem
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, fiz algo de errado? Minha intenção foi, como ele é para gerar a fonte secundária, eu retirando ia conseguir identificar oq estava fazendo ele esquentar tanto, mas componentes bem próximo a fonte primária já se comportaram diferente após isso.

1 hora atrás, rampa disse:

@Leandro Nunes Souza Amigo você retirou o pwm ? Ligou a placa sem ele? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leandro Nunes Souza Não se deve remover o pwm e ligar a placa meu amigo, o pwm além de fornecer as tensões corretas ao circuito trabalha também com uma proteção, você pode remover e realizar testes com a placa desenergizada, logo depois recoloca-lo no lugar ou outro idêntico no lugar, você tem o esquema para acompanhar os testes a serem feitos?

Editado: por rampa
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela informação, achei que sem o pwm só ficaria aberto, sem a corrente naquela linha, bom se isso ajuda só liguei medi e desliguei tomara que não tenha estragado mais kkk. Nâo tenho o esquema dela o que dificulta, e pelo que tenho lido nos foruns não tem esquema dessas placas asus.

ontem depois de muitas leituras ver casos semelhantes voltei para placa para mais medições, e uma coisa que me desanimou foi.... 

 

Medindo continuidade nos PADS do PWM que retirei, percebi que o terminal 10, que no datasheet indica LGATE2 esta fechando com o GND. pelo que pesquisei deveria ser 3V, 

 

Segui então fui seguindo essa linha e vi varios compontes, fechando com o GND, como na linha ha varios componentes em paralelo pode ser um desses mil...rs mas tem alguns praticamente impossíveis de retirar, bem inviável tirar todos até descobrir. 

 

A resistência entre o pad 10 e o gnd está de 1,24ohm é normal? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/10/2020 às 08:50, rampa disse:

@Leandro Nunes Souza Não se deve remover o pwm e ligar a placa meu amigo, o pwm além de fornecer as tensões corretas ao circuito trabalha também com uma proteção, você pode remover e realizar testes com a placa desenergizada, logo depois recoloca-lo no lugar ou outro idêntico no lugar, você tem o esquema para acompanhar os testes a serem feitos?

Boa tarde, recoloquei os componentes com sua sugestão. 

Mas agora a placa esta se comportando diferente, talvez eu tenha conseguido piorar o cenário..rs agora quando ligo não acho nenhum consumo mais, o Gate do mosfet primário não é mais energizado com 24v.

PIor que por ser asus não acho o esquema, não consigo identificar o CI Charge para ver se ele esta mandando par ao mosfet a corrente do gate.

 

E quanto ao "Curto" que mencionei ainda não consegui identificar onde tbm, pode ser que seja normal 1,25ohm e não ser curto?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leandro Nunes Souza Amigo estou tentando localizar o esquema ou boardview pelo menos, tem placas que é complicado mesmo de encontrar, as vezes um amigo no fórum possa disponibilizar os esquema. Faça um tópico nessa área solicitando uma ajuda aos amigos = 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Editado: por rampa
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, rampa disse:

@Leandro Nunes Souza Amigo estou tentando localizar o esquema ou boardview pelo menos, tem placas que é complicado mesmo de encontrar, as vezes um amigo no fórum possa disponibilizar os esquema. Faça um tópico nessa área solicitando uma ajuda aos amigos = 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Obrigado pela sugestão, mas por enquanto ainda não consigo fazer download no fórum.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Leandro Nunes Souza disse:

 

@rampa Ajuda muito, mas sinceramente estou bem desanimado, pesqusiei bastante sobre o PWM e por ter ligado sem talvez tenha perdido definitivamente a placa, porem como não houve consumo de corrente talvez ainda tenha chance, e finalmente entendi o motivo da minha confusão, vim de atividades mais relacionadas a manutenção de módulos de injeção e o termo PWM faz referencia apenas a pulso oscilantes, e acreditei que apenas faltaria o pulso onde era o gate de acionamento das tensões secundarias, agora entendi todo universo..rs um aprendizado caro...kkk mas assim grava na mente mais forte kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...