Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Como ter um sinal de saída ativo por 2segudos

Avalie este tópico:

emersonbc

Posts em destaque

Tenho um sinal de 12v que liga e desliga um motor.

Preciso que assim que tiver energia (12v), um circuito seja acionado e mantenha um 12v na saída  por apenas 2 segundos, e depois esse circuito fique com 0v na saída.

Segue diagrama do problema.

diagrama.png

Estou tentando resolver esse problema com um 555 em modo monoestavel, no Proteus o circuito funciona, porém na pratica o circuito não funciona. Na pratica a saída não é ativada.

Segue esquemático do circuito.

esquematico.jpeg

Alguém sabe um maneira de resolver esse problema ou o que posso estar fazendo de errado com o 555.

Gostaria de usar o 555, pois já tenho alguns aqui.

OBS 1: O sinal de 12v que vem do motor,  é ativado algumas vezes ao dia, e fica ativo em média 10 min.

OBS 2: Não quero utilizar nenhum microcontrolador, queria fazer um circuito simples e barato.

Obrigado pela atenção. 

Editado: por emersonbc
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais detalhes nesse site: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Confira se a placa está igual ao esquema.

Esse aqui funciona por 5 segundos após pressionar o botão!!!

5Segundos555.png

Só recalcular de acordo com o tempo desejado.

O trigger só fará oscilar o circuito se houver um pequeno pulso negativo!

Flw...

Editado: por nagkiller
Link para o comentário

4 horas atrás, nagkiller disse:

Mais detalhes nesse site: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Confira se a placa está igual ao esquema.

Esse aqui funciona por 5 segundos após pressionar o botão!!!

5Segundos555.png

Só recalcular de acordo com o tempo desejado.

O trigger só fará oscilar o circuito se houver um pequeno pulso negativo!

Flw...

O circuito com 555 que estou testando funciona usando um botão no trigger. Porém o circuito que eu preciso tem que funcionar automático (aqui o problema),  esse circuito não vai ter alimentação direta pra ele, a alimentação vem nessa linha de 12v (que é acionada para ligar o moto), e após alimentado ele vai gerar uma saída por 2seg, então a saída vai pra 0v. (Não é tão simples, eu acho kkkk)

Link para o comentário

Algumas perguntas:

1) Por quanto tempo esse sinal de 12v fica ativo?

2) Após o sinal de 12v ser suspenso, a entrada ficará flutuando ou vai para nivel lógico baixo?

Se você quiser fazer algo um pouco mais dinâmico, vá para um microcontrolador e implemente essa lógica via código. Usando um PIC12F629 seria muito simples fazer tudo isso e muito mais.

Abraço.

Link para o comentário

Buenas,

estou meio que sem saco pra desenhar o diagrama no Proteus e calcular os valores dos componentes da temporização, então fiz um rabisco à mão mesmo. Experimente montar um circuito assim:

image.thumb.png.21e6f7bae592a1a918635161ab877a7b.png

O capacitor CT e o resistor RT determinam o tempo que o relé ficará acionado. O fet pode ser um 2N7000, ou algum IRF que você eventualmente tenha perdido por aí. Os diodos podem ser 1N4148. O resistor RB (a única função dele aí é descarregar o capacitor de temporização quando o circuito deixar de receber alimentação) pode ser de uns 10K. O relé é um relé comum com bobina de 12V. 

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...