Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Avell G1711 MB 6-71-W3700-D03 nao liga

Avalie este tópico:


andrei fauth

Posts em destaque

Ola a todos! Estou com esta maquina na bancada com o seguinte sintoma: tenho 3VALW mas nao tenho os 5VALW, aperto o botao de power, tensao zera mas nao acende os leds.

 

Analisando cheguei no seguinte componente: PU7(uP6182) PWM das tensoes 3 e 5 always.

> troquei por outro novo, mas dai nao tenho as tensoes de 3valways, voltando com o pwm antigo tenho os 3v mas sem os 5v...

Segue as tensões que medi(pwm original)

 

Pino1 EN1            0v

Pino2 VFB1          0v

Pino3 VREF          0.128v

Pino4 TONSEL     0.128v

Pino5 VFB2          2v

Pino6 EN2            1.07v

Pino7 VO2            3.32v

Pino8 LDO3          3.3v

Pino9 BOOT2       7.61v

Pino10 VGATE2   4v

Pino11 PHASE2   3.3v

Pino12 LGATE2    3.95v

Pino13 EN0           3.45v

Pino14 SKIPSEL   0.13v

Pino16 VIN            19v

Pino17 LDO5         4.88v

Pino18 VCLK         0v

Pino19 LGATE1     0v

Pino20 PHASE1    0v

Pino21 VGATE1    0.129v

Pino22 BOOT1      4.80v

Pino23 POK           0v

Pino24 VO1           0v

 

Segue esquema que estou me baseando (power sequence pagina 106) 

 

Editado: por andrei fauth
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Átomos disse:

Qual a impedância da pl11, vc tentou ligar a placa e manter a ponta de prova nessa bobina. já vi em algumas placas da clevo subir 5v apenas após power; conforme for, veja se há curto na linha de 5v. Isole esse jumper, abra-o removendo a solda. 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Entendi, bom pelo esquema eletrico os 5v vem antes do powerbuton ser pressionado. A linha de 5v nao esta em curto, estou desconfiado do duplo mosfet dessa linha, estou esperando chegar

Sem título.png

Editado: por andrei fauth
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Leonildo disse:

@andrei fauth faz o que o amigo pediu sobre pressionar o botão e verificar se os 5V sobe na bobina! Essa tensão de 5v sobe depois que acionar o botão. Quando tem essa duvida o melhor é fazer as aferições dessa forma... Tem consumo na fonte em stand?

Entao a linha transversal delimita o momento do acionamento da tensao nessa sequencia de start? eu pensei que a ordem de start era de cima para baixo, sequencial, por isso pensei que os 3 e 5v vinham antes do power butom...

Entao, os 3v estando presentes antes de apertar o botao nao esta conforme precisa ser...

Fiz a afericao, a tensao de 5v nao sobe apos apertar o start, a impendancia da bobina esta em 0,01ohms, resistencia apos a bobina com o jumper aberto esta em 1,75kohms

 

Consumo na assimetrica normal, 0,01a

Editado: por andrei fauth
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Leonildo disse:

@andrei fauth 

Curto amigo! Já conferiu os capacitores pc223, pc194 e pc193? Pode jogar 3v no lado do jumper pra ver se algo esquenta?

Curto? eu fiz a aferição na bobina, entre saída e entrada da bobina... isso não e curto, bobina tem resistência baixa mesmo... mas se fosse em relação ao terra, ai seria outra historia, mas não, a resistência ao terra se mantem em 1.7m

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, andrei fauth disse:

eu fiz a aferição na bobina, entre saída e entrada da bobina.

@andrei fauth pensei que era em relação ao gnd! Nao entendi isso e para qual proposito? Se puder explicar? Curto se medi em relação ao gnd correto? Desculpas a minha ignorância! 

Veja se quando vc pressiona o botao de ligar o sinal DD_ON chega no pino 2 do pq61 e aterra o 6 e 5. A tensao de Vreg5 dos pinos 5 e 6 tem que ser aterrado.

 

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Leonildo disse:

@andrei fauth pensei que era em relação ao gnd! Nao entendi isso é para qual proposito! Se puder explicar? Curto se medi em relação ao gnd correto? Desculpas a minha ignorância! 

Veja se quando vc pressiona o botao de ligar o sinal DD_ON chega no pino 2 do pq61 e aterra o 6 e 5. A tensao de Vreg5 dos pinos 5 e 6 tem que ser aterrado.

 

Pediram aferição de curto, eu já havia falado que medi e não havia, pediram impedância da bobina, aferi e passei, só respondi o que foi pedido... Eu nao estou no topico pra tirar mais um equipamento free pela analise dos colegas, estou como, acredito ser, pela maioria dos usuários, buscando conhecimento. Essa placa recebi de um cliente, como presente, estou aproveitando que esta intacta pra estudar e aprender mais sobre ela

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@andrei fauth a placa tem as seguintes tensoes em stand, 19v, 5VREG, 3.3VREG e VDD3.3v correto?

VDD3 é AC_IN# quando está em nivel alto (desabilitado).

VDD3 alimentando o IO.

VDD3 KBC_WRESET# tirando o IO do reset.

VDD3 alimentando o BIOS.

VDD3 alimenta o botao power PWR_SW#.

Aqui em cima tem tudo que a placa precisar para iniciar. Se tiver faltando algo acrescenta. Então pode sim os 5 dessa bobina subir só depois do start.

As tensoes que sabem quando esse sinal  DD_ON vai a nivel alto e esse DD_ON# vai a nivel baixo, sao os 5v da PL11 e os mosfet que transferem as tensoes de 3/5v. Essa sequencia é bem resumido e confusa.

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, andrei fauth disse:

Pediram aferição de curto, eu já havia falado que medi e não havia, pediram impedância da bobina, aferi e passei, só respondi o que foi pedido..

Ok! Tranquilo, entendido! Vou deixar o parceiro continuar analise ele vai saber explicar e conduzir melhor o topico. Vou ficar acompanhando qualquer coisa só chamar. ;D

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leonildo disse:

@andrei fauth a placa tem as seguintes tensoes em stand, 19v, 5VREG, 3.3VREG e VDD3.3v correto! 

VDD3 é AC_IN# quando está em nivel alto (desabilitado).

VDD3 alimentando o IO.

VDD3 KBC_WRESET# tirando o IO do reset.

VDD3 alimentando o BIOS.

VDD3 alimenta o botao power PWR_SW#.

Aqui em cima tem tudo que a placa precisar para iniciar. Se tiver faltando algo acrescenta. Então pode sim os 5 dessa bobina subir só depois do start.

As tensoes que sabem quando esse sinal  DD_ON vai a nivel alto e esse DD_ON# vai a nivel baixo, sao os 5v da PL11 e os mosfet que transferem as tensoes de 3/5v. Essa sequencia é bem resumido e confusa.

Realmente, os 5v aparecem apos pressionar o botao, antes nao aparecia, achei com muito custo uma sucata deste componente(uP6182), acredito que os que comprei todos estao com defeito(maldito chines...), agora sim, apos pressionar o start os 5v aparecem mas ficam oscilando.

Verifiquei nos mosfets, pq26 e pq24 e a tensao de saida oscilava junto, abri o jumper pj12 e a tensao de 5v parou de oscilar, porem a placa liga sozinha, so de conectar a alimentação e o pch esta esquentando junto... =./

Editado: por andrei fauth
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem alimentar a placa, no pad do pj12 que apresenta o curto, injete 1v e veja o consumo, em conformidade vá tateando e vendo o que aquece, em especial o dedo logo no pch

pois 5v não alimenta ele. Se aquecer algo está com fuga levando ele a aquecer. Aí seguiremos.

Sobre medir impedância, medimos aterrando a ponta de prova positiva e encostando a negativa no ponto a ser aferido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Átomos disse:

Sem alimentar a placa, no pad do pj12 que apresenta o curto, injete 1v e veja o consumo, em conformidade vá tateando e vendo o que aquece, em especial o dedo logo no pch

pois 5v não alimenta ele. Se aquecer algo está com fuga levando ele a aquecer. Aí seguiremos.

Sobre medir impedância, medimos aterrando a ponta de prova positiva e encostando a negativa no ponto a ser aferido.

PJ12 nao possui curto, ja fiz a afericao e teste de consumo na fonte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Átomos disse:

Mano como vc testa curto explica aqui pra nós ?

Pq pelo o que entendi vc tem um problema na linha de 5v, e ao abrir jumper vc constatou a estabilidade da linha de 5v antes do jumper, então pedir pra q vc injetasse tensão no outro pad do jumper no qual estará isolado dos 5v ) vdd5

Escala ohms, ponta preta terra, ponta vermelha no ponto que precisa ser aferido, a depender do circuito, resistencia proximo de zero ha um curto na linha. Com fonte assimetrica, ponta preta no terra, ponta vermelha no ponto a ser aferido, se o consumo chega ao limite estabelecido na fonte, ha um curto ou fuga de corrente...

Agradeco a ajuda de todos, vou finalizar o topico e distribuir os joias para quem ajudou.

Editado: por andrei fauth
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, andrei fauth disse:

Escala ohms, ponta preta terra, ponta vermelha no ponto que precisa ser aferido, a depender do circuito, resistencia proximo de zero ha um curto na linha. Com fonte assimetrica, ponta preta no terra, ponta vermelha no ponto a ser aferido, se o consumo chega ao limite estabelecido na fonte, ha um curto ou fuga de corrente...

Agradeco a ajuda de todos, vou finalizar o topico e distribuir os joias para quem ajudou.

Adote aferir impedância amigo, aterrando a ponta de prova positiva e aferindo com a negativa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...