Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Corsair - CX750 V2 CP-9020123 - Mosfets e resistores estourados

Avalie este tópico:


Giovani Gomes'

Posts em destaque

22 horas atrás, Giovani Gomes' disse:

não mudou muito, medi no capacitor e não diretamente no pino

20211106_181121.jpg

 

Parcialmente o OB5269B está operando, podemos ver que o capacitor ligado ao pino 6 é carregado pelo pino 8 HV, porém ao atingir a tensão de UVLO(OFF) a tensão cai abaixo de  UVLO(ON) e o processo reinicia.

 

Tente retirar o resistor R90A de 10R do circuito e faça a medição para verificar se a tensão se mantém por um período um pouco maior, e se surge pulsos no pino 5.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, adrianopluz disse:

Tente retirar o resistor R90A de 10R do circuito e faça a medição para verificar se a tensão se mantém por um período um pouco maior, e se surge pulsos no pino 5.

Em um primeiro momento pareceu funcionar após remover o resistor, mas voltou a cair. Não pulsou pois medi a tensão de entrada antes do PWM, e logo depois de medir voltou a cair a tensão.

20211107_175943.jpg

20211107_174331.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, ohm disse:

@Giovani Gomes' mude a configuração do seu osciloscópio para trigger normal (deixe próximo de 5v) e base de tempo em 100ms por divisão e veja que consegue visualizar pwm no pino 6.

ainda nada de pwm, acho que o ob5269B não funciona nessa placa. O difícil é achar um pra vender que deixe claro que não seja a versão B.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Giovani Gomes' O circuito da placa é compatível com a versão B, ele tem a função brownout e também de descarga dos capacitores X, no OB5269 não tem essas funções, teria que fazer algumas alterações para funcionar.

 

Outro detalhe, a frequência de trabalho desse CI é na faixa de 65kHz, logo o período é de 15us, então ajuste a base de tempo para algo mais próximo a esse período e veja se há pulsos no pino 5.

Editado: por adrianopluz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O vdd (pino 6) ainda não está estável, por isso o pwm n pulsa, eu troquei o capacitor de 22uF para o antigo (original) que tem uma qualidade melhor e também pois a tensão estava aumentando numa rampa muito lenta (min 30s até atingir 15v) vou desconectar a alimentação do pino 6 e ver se estabiliza a tensão (para ter certeza que o problema está a partir do CI).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a tensão é estável em aproximadamente 17v no pino 6, sem conectá-lo a nada. No esquema que eu desenhei, o zener zd5 tem a serigrafia de "K2", encontrei 2 valores possíveis para ele: 2v7 e 24v (tensão zener, resultado do smanuals) porém a tensão despenca em exatamente 15V, que eu creio ser o valor real dele. A questão é: Tenho que trocá-lo? Se sim, qual valor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Giovani Gomes' Experimenta isolar o pino 1 do ob5269CP. Ele tem função diferente neste pino do seu "irmão" ob5269B. Tem um pontinho de solda na trilha deste pino bem perto do CI que é fácil de abrir com um estilete. Muito provavelmente o CI que você comprou não é o ob5269B. Este não tem o "CP" na serigrafia e é muito muito difícil de encontrar. Pesquisei e só encontrei no Alibaba com frete de 35 dólares... Na minha fonte Corsair CX850M o "CP" só funcionou quando interrompi a trilha. Foi dica valiosa do colega@adrianopluz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa tarde@Giovani Gomes' A minha Corsair CX850M tinha exatamente as mesmas ligações/layout/trilhas no pino 1. E era originalmente um "OB5269B". Como não encontrei para reposição, coloquei um "OB5269CP" que tive que adaptar (com a ajuda do@adrianopluz)  : interrompi a trilha do pino 1 e instalei (2) resistores de descarga dos capacitores X do filtro de entrada (já existiam os locais pré-definidos na placa e estavam vazios). Está funcionando normalmente. Não sei se ajudo, mas como a diferença entre eles está apenas na função do pino1, eu instalaria o novo CI já interrompendo esta trilha. E, caso funcione normalmente, faria o teste refazendo a ligação.

 

OB5269B.jpg

OB5269.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...