Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Sony VAIO VPCSB25FB PCG-41212X - Foxconn V031_MP_10L_HDI_MB MBX-237 Rev. 1.2 - desligando ao carregar o Windows

Avalie este tópico:


e_favero

Posts em destaque

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

 

Cliente reclamava de estar muito lento e desligando sozinho. Percebi que esquentava muito, o cooler disparava e poucos minutos depois ele congelava, travava totalmente. Após a limpeza e troca da pasta térmica (Arctic MX-4) da CPU e GPU ele não congelou mais e não desligou mais sozinho. A lentidão resolvi instalando o Windows 10 + 4 gigas de RAM que vendi pro cliente (este modelo tem CPU, GPU e 4GB de RAM soldados na placa). Então devolvi o equipamento feliz pela graninha que entrou e julgando estar resolvido o problema.

 

Bem, após alguns dias o cliente me trouxe de volta e é aqui onde quero chegar: ao ligá-lo, me deparei com desligamentos ao carregar o Windows 10, mas algo que me chamou a atenção foi que o HD permanecia ligado apesar de todo o restante da máquina estar inoperante, inclusive LEDs. Percebi que no SETUP a data/hora estavam bem atrasadas como se fosse do dia que entreguei ele (vendi também uma bateria pra CMOS porque a do cliente estava com 2,4V ou menos se não me engano). Conferi bem se havia plugado o cabinho da bateria na polaridade certa e estava. Desconfiei que pudesse se bug do BIOS tanto os desligamentos repentinos quanto a data/hora erradas por trabalhar tanto tempo com a bateria mais fraca. Então troquei o HD por um meu de testes, corrigi a data/hora e instalei o Windows 7 pra poder regravar a mesma versão do BIOS ou gravar uma versão mais antiga (já veio pra mim com a versão R2087H4 que é a última) para testar se iria resolver meus problemas. Desde que botei meu HD e formatei ele não tinha desligado mais, então gravei a versão R1031H4 do BIOS que parece ter corrigido o bug de data/hora, mas percebi que:

 

1. se após o POST o cooler fica girando no máximo, ele carrega o Windows normalmente, não desliga sozinho e posso usar o notebook o tempo que quiser.

 

2. se o cooler fica girando normalmente após o POST acontecem os desligamentos repentinos.

 

Li neste tópico abaixo que o amigo @Roberto275803 disse ter pego um caso assim que o defeito era num resistor de 6 pernas aberto. Gostaria de uma ajuda pra tentar identificar ele pois não há identificação dos componentes na placa...

 

 

Aqui está o esquema: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Obrigado!

 

### Edit. - notebook devolvido sem conserto.

 

 

Editado: por e_favero
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@e_favero 

seu tópico foi movido para a área correta » Notebook's

 

Saiba como selecionar a área correta para criar o seu próximo tópico »

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...