Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Sony VAIO VPCSB25FB PCG-41212X - Foxconn V031_MP_10L_HDI_MB MBX-237 Rev. 1.2 - desligando ao carregar o Windows

Featured Replies

Postado

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Cliente reclamava de estar muito lento e desligando sozinho. Percebi que esquentava muito, o cooler disparava e poucos minutos depois ele congelava, travava totalmente. Após a limpeza e troca da pasta térmica (Arctic MX-4) da CPU e GPU ele não congelou mais e não desligou mais sozinho. A lentidão resolvi instalando o Windows 10 + 4 gigas de RAM que vendi pro cliente (este modelo tem CPU, GPU e 4GB de RAM soldados na placa). Então devolvi o equipamento feliz pela graninha que entrou e julgando estar resolvido o problema.

Bem, após alguns dias o cliente me trouxe de volta e é aqui onde quero chegar: ao ligá-lo, me deparei com desligamentos ao carregar o Windows 10, mas algo que me chamou a atenção foi que o HD permanecia ligado apesar de todo o restante da máquina estar inoperante, inclusive LEDs. Percebi que no SETUP a data/hora estavam bem atrasadas como se fosse do dia que entreguei ele (vendi também uma bateria pra CMOS porque a do cliente estava com 2,4V ou menos se não me engano). Conferi bem se havia plugado o cabinho da bateria na polaridade certa e estava. Desconfiei que pudesse se bug do BIOS tanto os desligamentos repentinos quanto a data/hora erradas por trabalhar tanto tempo com a bateria mais fraca. Então troquei o HD por um meu de testes, corrigi a data/hora e instalei o Windows 7 pra poder regravar a mesma versão do BIOS ou gravar uma versão mais antiga (já veio pra mim com a versão R2087H4 que é a última) para testar se iria resolver meus problemas. Desde que botei meu HD e formatei ele não tinha desligado mais, então gravei a versão R1031H4 do BIOS que parece ter corrigido o bug de data/hora, mas percebi que:

1. se após o POST o cooler fica girando no máximo, ele carrega o Windows normalmente, não desliga sozinho e posso usar o notebook o tempo que quiser.

2. se o cooler fica girando normalmente após o POST acontecem os desligamentos repentinos.

Li neste tópico abaixo que o amigo @Roberto275803 disse ter pego um caso assim que o defeito era num resistor de 6 pernas aberto. Gostaria de uma ajuda pra tentar identificar ele pois não há identificação dos componentes na placa...

Aqui está o esquema: https://eletronicabr.com/files/file/9173-esquema_schematic_sony-_mbx-237_v030_-_rev_13_2390-eletronicabrcomrar

Obrigado!

### Edit. - notebook devolvido sem conserto.

Editado: por e_favero

Postado

@e_favero 

seu tópico foi movido para a área correta » Notebook's

Saiba como selecionar a área correta para criar o seu próximo tópico » 4Rds7S

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.