Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida TV SamsungPL43E490 VA VS caindo

Avalie este tópico:


Posts em destaque

@Leandro Nunes Souza Ainda vejo falhas! O sinal do gate também não está em 5v ou essa terceira foto é da yout? 

 

Entretanto um pequeno detalhe me chamou atenção. Você está usando Linux e rodando um Windows xp em Máquina virtual para instalar o software da hantek?  Sem sim, não fica fiel máquina virtual, aconselho separar uma partição e gerar dual boot em seu pc, ou, utilizar outro pc. 
 


 

 

04E5EE28-8FE5-4C8F-9446-BB9241A521AC.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, ohm disse:

@Leandro Nunes Souza Ainda vejo falhas! O sinal do gate também não está em 5v ou essa terceira foto é da yout? 

 

Entretanto um pequeno detalhe me chamou atenção. Você está usando Linux e rodando um Windows xp em Máquina virtual para instalar o software da hantek?  Sem sim, não fica fiel máquina virtual, aconselho separar uma partição e gerar dual boot em seu pc, ou, utilizar outro pc. 

A terceira foto é do Gate mesmo, e sim, não esta em 5V , esta em -150 -200, esqueci de por os mensuradores em tela desulpe.

 

Sim, coloquei o Hantek em uma VM no linux, tive problemas para fazer o Hantek (o modelo que tenho 6072 não tem suporte) funcionar no linux.

 

meu outro PC o cabo não chegou..rs tentei um extensor de USB mas ai piorou o reconhecimento, mas vou fazer  odual boot com windows então, não sabia que influenciava. Cara, tu conhece muito de tudo heim..rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm Cara a diferença rodando o windows direto e não na VM foi absurda, obrigado pela dica.

 

Refiz as medições dessa forma troquei o mosfet como falou mas por outro motivo (burrice/descuido...rs) o fui do gate que soldei para testar esbarrei aqui e ele encostou no terra e queimou, mas ja troquei e não afetou mais nada.

Medições, Cibuffer, Dreno mosfet1, Dreno mosfet2, vscan e Yout.

 

o sinal com excessão do Ci buffer parecem normais para mim, somente o cibuffer que ta errado? ou nem ele? nas imagem tem algum indicio ainda do motivo de armar a proteção?

 

Cibuffer.jpeg

Dreno mosfet1.jpeg

Dreno mosfet2.jpeg

Vscan.jpeg

Yout.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...
Em 13/10/2021 às 12:11, ohm disse:

@Leandro Nunes Souza Ainda vejo falhas! O sinal do gate também não está em 5v ou essa terceira foto é da yout? 

 

Entretanto um pequeno detalhe me chamou atenção. Você está usando Linux e rodando um Windows xp em Máquina virtual para instalar o software da hantek?  Sem sim, não fica fiel máquina virtual, aconselho separar uma partição e gerar dual boot em seu pc, ou, utilizar outro pc. 
 


 

 

 

 

Boa tarde, Consegue me dar mais um help? Traei aqui na descoberta do motivo da proteção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 29/11/2021 às 20:25, ohm disse:

A forma de onda da yout continua como acima ?

 

Desculpe a demora, tie uma problemas pessoais estou me organizando ainda para voltar a rotina essa semana sem falta eu testo de novo, o formato acredito que continua mas como passou bastante tempo vou re-testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/12/2021 às 16:46, ohm disse:

Boa tarde @Leandro Nunes Souza 

 

Ainda está com a televisão para manutenção?

Realizei a manutenção hoje de uma do mesmo modelo e com sintoma parecido. Se sim, tenho novidades para a análise.

Boa noite, 

 

Estou sim, o cenario permanece o mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leandro Nunes Souza Vamos lá então.

 

Minha primeira suspeita do motivo da proteção era a irregularidade dos -200v na forma de onda yout  no período onde irá ocorrer os endereços na saída yscan. E por incrível que pareça entre os 4 últimos  períodos de endereço ocorre essa falha nesse modelo específico de tv. Confirmei pois reparei uma. É causado, como suspeitava, no mosfet onde o source ligado nos -200v. Mas nao é um defeito, e sim característica desse modelo. Sempre repete nos 4 últimos períodos de endereço!
 

Abaixo, na foto do osciloscópio,  no canal 1 (amarelo) a forma de onda no gate do mosfet set-down, repare nos detalhes circulados em vermelho. No canal 2 (verde) a saída yscan. Então, resumindo, a proteção não é por esse motivo. 
 

Seguindo na análise, por coincidência na tv que reparei, após manutenção da ysus, a tv ligava, piscava a tela e em seguida a vs e va caiam (proteção era acionada). 
 

O motivo da vs cair é características (componente falso ) do igbt sus-down (como mencionei acima, ele é crítico). Nesse modelo é usado o fgd4536 em invólucro smd. Confira se no que você colocou na placa existe um diodo entre coletor e emissor (basta remover o igbt da placa e testar com multímetro). Se tiver o diodo o componente é um mosfet e não igbt.

 

Conclusão: acredito fortemente que seu fgd4536 é falso. Aí ocorre falha no período de sustentação acionando a proteção. 
 

 

5590FAE5-6246-4C79-B9D8-253D5F194245.jpeg

Editado: por ohm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abaixo a forma de onda da yout, detalhe em vermelho onde achávamos que era um problema. A sua esta um pouco diferente nos períodos de sustentação porque está sem os capacitores da vs. O meu esta “retinho” porque está com os capacitores da vs.

 

 

00380A55-B410-4119-98AB-63BCD606AD65.jpeg

Editado: por ohm
Correção ortográfica
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

 

Obrigado pela sugestão, o amigo uns posts atrás havia orientado sobre componentes falsos, em testas se comportou como esperado, mas pode ter sido por falta de atenção ou conhecimento meu, vou troca-lo por marca de referencia e report aqui só ano que vem agora (piadinha basica de ano novo) kk

 

Mas desde ja muito obrigado a todos pela ajuda, um otimo ano novo!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/12/2021 às 14:31, Leandro Nunes Souza disse:

Boa tarde,

 

Obrigado pela sugestão, o amigo uns posts atrás havia orientado sobre componentes falsos, em testas se comportou como esperado, mas pode ter sido por falta de atenção ou conhecimento meu, vou troca-lo por marca de referencia e report aqui só ano que vem agora (piadinha basica de ano novo) kk

 

Mas desde ja muito obrigado a todos pela ajuda, um otimo ano novo!

 

não esqueça de dar o retorno se realmente o igbt tem o diodo entre coletor e emissor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/01/2022 às 15:05, ohm disse:

não esqueça de dar o retorno se realmente o igbt tem o diodo entre coletor e emissor.

Tirei e testei, realmente tem o diodo entre coletor e emissor, testei os outros 4 novos que tenho e foi igual, fui no almoço que comprei e lá diz que é original. Alguns dica de como comprar e não vir idêntico? Pq desse já tenho 5 kkk

Editado: por Leandro Nunes Souza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Leandro Nunes Souza disse:

Tirei e testei, realmente tem o diodo entre coletor e emissor, testei os outros 4 novos que tenho e foi igual, fui no almoço que comprei e lá diz que é original. Alguns dica de como comprar e não vir idêntico? Pq desse já tenho 5 kkk

@Leandro Nunes Souza Se tem diodo nao é original!

Aí nessa placa tem como colocar outro em paralelo. Existe o local sem o componente ao lado. Adicione os dois resistores de gate (como não era usado o componente não tem na placa) e outro igbt. Ou seja, vai ficar com dois igbt de sus-down. Veja como se comporta… talvez até pare de proteger. 

CC0A24E3-A6E6-4B20-B809-8549B3D39F9B.jpeg

Editado: por ohm
Falta anexo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Leandro Nunes Souza disse:

Assim, possue espaço sem comprimento aí lado, mas não entendi Oq seria 2 resistor de gate. Seria colocar outro transistor igual ao lado e um resistor entre os gates? Se sim, quero valor do resistor

tem que colocar um resistor de 15r e outro de 10k para adicionar o igbt que não tinha. Igualzinho ao que está do lado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/01/2022 às 22:36, ohm disse:

Vamos analisar novamente a forma de onda da Yout. Tire uma foto e mostre como está.

Boa noite, as imagens abaixo fiz com os dois os  IGBT fixos como sugeriu, proteção desativada.

A segunda imagem é da YOut, e a primeira na buffer

20220112_213620.jpg

20220112_213609.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 5 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...