Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida TV SamsungPL43E490 VA VS caindo

Avalie este tópico:


Posts em destaque

1 hora atrás, Luiz Rizzo disse:

putz, o autogen faz o conjunto funcionar sem proteção, eu só faço quando tenho certeza das condições de fonte/ysus/zsus.

Bom agora reparar a Y e trabalhar em cima da causa da explosão. Se eu der sorte só abriu as proteções.

 

Não sabia dessa informação que o Autogen fazia funcionar sem proteção, achei que era um bypass de alguma parte logica apenas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, joao1 disse:

@Leandro Nunes Souza pode ser que a ysus veio com defeito...a control com defeito..painel..e outra tem que se trabalhar com plasma usando as medidas de segurança como lámpada em série e outros itens já falados aki no forum..

Acredito mais agora na possibilidade  de algum problema de algo conectado a Y .

 

Aprendi essa da pior forma..rs Eu achei que o Autogen era só para fazer um bypass em alguma etapa logica, não que desativaria a proteção, vou reparar a Y e voltar a analise

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom dia!

 

Reparei os componentes que danificaram na Y-sus e abri o autogen para ficar no fluxo normal.

 

Existe alguma medição que eu possa fazer no conector que liga na Y ou no buffer que liga nela para identificar um curto ou sinal que possa ter vindo incorreto para causar a queima dos componentes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leandro Nunes Souza eu tenho hábito de quando existe igbt danificado testar o drive. Costuma ser Bd8693 ou ir4227. Sendo que removo ele da placa, faço a devida alimentação, injeto uma sinal de onda quadrada e com osciloscópio verifico se tem deformidade na saída. Outra questão é o igbt falso!!! Também faço um teste com uma carga aproximada de 1A para verificar a queda de tensão entre coletor e emissor. 
 

Para observar as formas de onda é necessário remover todos capacitores eletrolíticas da vs das placas y e z. Colocar uma lâmpada série (halogênio ou incandescente de 120 ou 150w) entre a fonte e a alimentação vs da placa z. Antes disso tudo, testar isolação de todas chaves up e down.
 

Abaixo parte do esquema de drive dos igbts de outra Samsung (não é seu modelo) e forma de onda (y-out, y,scan) de uma pl43e400u1g.

 

 

F80A7E15-AF26-47F9-9CDC-5D051A4C3DD5.jpeg

A7934CEC-EE1D-4424-BCB2-E9A10DF5EA8D.jpeg

EC2964BC-BD5C-47C6-9CA4-845ABB5829AB.jpeg

251A6CB5-B5EB-4880-B43B-951224B1EC92.jpeg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só atualizando, e agradecendo a ajuda de todos, ainda não conclui as sugestões passadas, fiz a troca dos componentes, retirei os capacitores to com o osciloscopio mas na ta facil de conseguir a lampada analogica 220v..rs por incrivel que pareça, e não tenho outra carga aqui que de para ter resultado semelhante, assim que conseguir acredito que até o fds eu posto o resultado.

 

Acho que não comentei antes mas todos testes de isolação foram com sucesso Y e Z

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/09/2021 às 09:53, ohm disse:

@Leandro Nunes Souza eu tenho hábito de quando existe igbt danificado testar o drive. Costuma ser Bd8693 ou ir4227. Sendo que removo ele da placa, faço a devida alimentação, injeto uma sinal de onda quadrada e com osciloscópio verifico se tem deformidade na saída. Outra questão é o igbt falso!!! Também faço um teste com uma carga aproximada de 1A para verificar a queda de tensão entre coletor e emissor. 
 

Para observar as formas de onda é necessário remover todos capacitores eletrolíticas da vs das placas y e z. Colocar uma lâmpada série (halogênio ou incandescente de 120 ou 150w) entre a fonte e a alimentação vs da placa z. Antes disso tudo, testar isolação de todas chaves up e down.
 

Abaixo parte do esquema de drive dos igbts de outra Samsung (não é seu modelo) e forma de onda (y-out, y,scan) de uma pl43e400u1g.

 

 

F80A7E15-AF26-47F9-9CDC-5D051A4C3DD5.jpeg

A7934CEC-EE1D-4424-BCB2-E9A10DF5EA8D.jpeg

EC2964BC-BD5C-47C6-9CA4-845ABB5829AB.jpeg

251A6CB5-B5EB-4880-B43B-951224B1EC92.jpeg

Bom dia, Ambiente montado! vou comparar os sinais.

Editado: por Leandro Nunes Souza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez eu tenha feito algo errado, pois a medição do VS na placa fonte agora não passa de 10v, eu abri o circuito entre a placa Fonte e a placa e a placa Z, no conector liguei em serie a lâmpada 220v 120w entre eles, fiz o auto gen.

 

OBS: não achei detalhes sobre esse ponto, mas no conector referente a conexão da VS são dois pinos que sai da fonte para a Z (os dois interligados), eu interrompi os dois e coloquei a lâmpada em série neles.

 

Fiz algo errado nesse procedimento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Leandro Nunes Souza disse:

fiz o auto gen

liga normal, sem o auto gen.

 

2 horas atrás, Leandro Nunes Souza disse:

eu interrompi os dois e coloquei a lâmpada em série neles.

correto.

 

2 horas atrás, Leandro Nunes Souza disse:

a medição do VS na placa fonte agora não passa de 10v

tensão  verificada no osciloscópio?

 

A lâmpada série não chega men piscar?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, ohm disse:

liga normal, sem o auto gen.

 

correto.

 

tensão  verificada no osciloscópio?

 

A lâmpada série não chega men piscar?

 

Tentei com e sem o Auto Gen a lâmpada não da nenhum sinal de vida. e no POnto de verificação do VS da placa vonta aparece uma tensão pouco mais de 10v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Leandro Nunes Souza disse:

Tentei com e sem o Auto Gen a lâmpada não da nenhum sinal de vida. e no POnto de verificação do VS da placa vonta aparece uma tensão pouco mais de 10v

provavelmente não está sendo enviado o comando para liberar a tensão vs, ou, caso tenha o comando você  esta com problema na fonte. Veja no conector da fonte, muitas vezes está escrito as funções de cada pino, ajuda muito em ausência de esquema.

 

Qual código da placa fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, ohm disse:

provavelmente não está sendo enviado o comando para liberar a tensão vs, ou, caso tenha o comando você  esta com problema na fonte. Veja no conector da fonte, muitas vezes está escrito as funções de cada pino, ajuda muito em ausência de esquema.

 

Qual código da placa fonte?

 Antes da lâmpada com a Ysus descontado o cabo de alimentação a tensão surgia no VS e VA e se mantinham com isso não podemos excluir problema na fonte? Anexo a foto da ligação e da fonte 

WhatsApp Image 2021-09-15 at 15.02.57.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, Leandro Nunes Souza disse:

 Antes da lâmpada com a Ysus descontado o cabo de alimentação a tensão surgia no VS e VA e se mantinham com isso não podemos excluir problema na fonte? Anexo a foto da ligação e da fonte 

pelo que entendi desconectou o cabo da ysus, ou seja, o zsus ficou alimentada com a tensão vs. Se sim, ainda problema da ysus.

 

Com a y conectada a tensão vs chega só em 10v. Verificou pelo osciloscópio? Se sim, por incrível que pareça você está tendo consumo excessivo. A tensão va chega em quantos volts na mesma situação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, ohm disse:

pelo que entendi desconectou o cabo da ysus, ou seja, o zsus ficou alimentada com a tensão vs. Se sim, ainda problema da ysus.

 

Com a y conectada a tensão vs chega só em 10v. Verificou pelo osciloscópio? Se sim, por incrível que pareça você está tendo consumo excessivo. A tensão va chega em quantos volts na mesma situação?

Perdoe a digitação, errei algumas palavra que podem ter comprometido o entendimento.

 

Antes de fazer o teste sem os capacitores e com a lâmpada na linha do VS da fonte, a tensão do VS e VA apareciam e caiam, ai quando eu tirava a Ysus a tensão aparecia e se mantia.

 

Agora depois de retirar os capacitores e por a lâmpada a tensão no VS fica sempre em 10v com ou sem a Y e a lâmpada não acende

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leandro Nunes Souza calma retira a fonte e arma ela fora..aterrando o ps-on estando  ok vai chegar b15v e b5v...ai vc fará um jumper do b5v para o pino vs on se o circuito da fonte vs estiver ok  vai aparecer a tensão vs  eliminando a fonte ou não de um possivel problema nela...

Editado: por joao1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, joao1 disse:

@Leandro Nunes Souza calma retira a fonte e arma ela fora..aterrando o ps-on estando  ok vai chegar b15v e b5v...ai vc fará um jumper do b5v para o pino vs on se o circuito da fonte vs estiver ok  vai aparecer a tensão vs  eliminando a fonte ou não de um possivel problema nela...

Ativar a fonte fora eu ainda não havia conseguido, só confirmando se entendi, no detalhe da imagem, junto os dois Azuis ligo, chegara tensão de 5v no D5 que ja confirmei, ai ligo os dois verdes?

InkedWhatsApp Image 2021-09-15 at 15.02.57_LI.jpg

Editado: por Leandro Nunes Souza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, no passado eu havia feito errado mesmo. Fiz agora e Tive VS 208 VA 58  estáveis.

 

Só achei uma coisa estranha na plana vem escrito no pino 6 da foto D5.3v mas a tensão dele é 5v que foi o utilizado para fazer o UP no VSON.

 

Acredito que com isso eliminamos problemas na Fonte certo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa tarde 

bom no meu pensar eu não acredito em painel ruim, pois ate hoje só peguei da Samsung que aparecia risco verticais devido a oxidações na X

mais além desses nao 

a não ser que esteja trincado ou coisa assim

pois nunca peguei painel com defeito a não ser cabo flat ruim ou painel trincado

meus amigos da cidade sempre jogam o painel ai compro deles e arrumo

pode ser defeito de outra placa ou mesmo a qui trocou ,mais painel duvido muito

ja peguei defeito que deixar o cabelo em pé sempre desconfiando do painel, mais no final nunca era

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também não acredito que seja o painel, pois ela parou de funcionar durante o uso.

 

Estava pensando quando coloquei a Y com autogen que estourou alguns componentes pode ter dado problema na Tcom que é ligada diretamente a Y, até notei no flat que liga um conetor de cor mais escura mas no teste de continuidade foi com sucesso, porem não vejo mais o Led aceso da Tcom, não sei se foi por causa da retirada dos capacitores e lampada em serio ou se estragou algo mais na explosão.

 

Mas ativando a Fonte manualmente, para testar os componentes a frente, buffer, Z e Y é valido? no sistema sem capacitor e com lampada na linha VS

Editado: por Leandro Nunes Souza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Notei que a Tcom esta esquentando muito o CI central bem provável ter dado curto em algo no ultimo teste com a Y que comprei e estourou.

 

Bom , agora ja começa a não valer mais a pena o esforço financeiro, continuar daqui seria só para conhecimento. Pois teria que comprar outra Tcom (uns 80,00 usada) e ainda teria que descobrir o erro inicial, se eu conseguisse evoluir sem a TCom para identificar o erro inicial e ver se o custo para repara-lo se ainda compensaria, daria para continuar.

 

Mas talvez seja melhor investir mais em formação, obrigado a quem ajudou, e se tiverem sugestão para eu continuar sem a TCOM para descobrir a causa inicial seria otimo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

provavelmente estourou porque talvez vc não colocou todos os parafusos de aterramento da placa, ou sua placa estava com defeito mesmo a que vc comprou por ultimo

essa placa tem que colocar todos os parafusos senão entra em curto devido ao terra flutuante

a questão o LED da controladora talvez seja que ligue só se a sós estiver ok

mais a questão e que necessita bastante paciência e aos pouco vai pegando experiência com essas bichos

mais se quiser da pra fazer teste antes de colocar ela na tv pra ter certeza de estar bom e ainda ligar com proteções,,

faz o teste de isolação sempre  antes de colocar e verificar todas as soldas ou ja resoldar direto, pois da muito solda fria

dificilmente eu desisto de uma tv kkk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom,... bora tentar mais um pouco pelo conhecimento então, pq pelo financeiro já deu kkkk

 

Bom a placa TCOM foi embora mesmo, ja comei outra notei que o CI principal dela ao ligar ferve, os componentes dela são muito pequenos dificil reposição, e o CI principal é BGA, então ja comprei outra mesmo achei por um bom preço usada.

 

Enquanto não chega, Ativei a placa fonte manualmente, sem capacitores e com a lâmpada em serie, e sem a TCOM e a principal.

 

Tensão Vs OK na fonte, lâmpada apagada, tensão VS na YSus OK, tensão SVT_VScam OK -200v, porem não vejo sinal nenhum no Yout com o osciloscópio.

 

Como não vi consumo excessivo, e estava com a lampada e sem capacitores, desativei a proteção DRV-Reset aterrando ele.

Mas não apareceu o YOUT.

 

Isso pode ser devido a ausência da Tcom e principal? sexta feira chega a Tcom .

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom dia na verdade não tem o sinal devido a controladora que eh responsável por isso

Vc trocou os componentes queimados e fez o teste de isolação?

se não fez faça antes da alimentação

componentes tem que ser original que eh um dos maiores problemas nesses aparelhos ou pelo menos que vc tenha certeza de funcionar

o ideal era testa-los pra ter certeza, de preferencia sempre pra sucatas,  que geralmente eh original

ressolde a placa em todos ponto críticos inclusive o aterramento 

e confira todos os capacitores azul sem exceção , procure trincos ou chamuscado por menor que seja

e teste a placa buffers antes de colocar a ysus ,mesmo teste de isolação , muito importante pois senao vc queima novamente a ysus,

e confira a zsus , mesmo procedimento da ysus  

Editado: por eletronica jp
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...