Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida TV SamsungPL43E490 VA VS caindo

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boa tarde pessoal,

To com uma  TV Plasma SamsungPL43E490, que chegou com diversos componentes queimado na Zsus e Ysus, fiz a troca, a tensão VA e VS agora aparecem mas vão caindo na sequencia, ja foi trocado Q5024, Q5013, Q5016, Q5017, C5092, Q5000

seu eu desplugo o cabo flat da Ysus as tensões VS e VA se mantem, mas se ligo de volta a tensões aparecem depois cai

 

 

OBS: o Diodo SMS D5116 eu acabei comprando errado e como precisava substituir eu para teste coloquei um diodo comum de 8A (anterior seria 10A) não sei se isso poderia ter impacto, mas ao meu ver só mudaria o encapsulamento, coloquei a foto para exemplificar

 

medindo em escala diodo o VS , YOUT, Vscam , YG mostrou Isolamento correto

 

ysus.jpeg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

2 horas atrás, Leandro Nunes Souza disse:

Ao descontar o flat da Ysus a tensão se mantem, isso ja não significa que é a Ysus derrubando? Nâo tenho muita experiencia nesse mundo estou querendo entender a logica tbm.

Sim, eu que não havia prestado atenção.

 

Confira o capacitor cerâmico azul C5074 também

 

Seu problema ainda está na Y. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, SansuiAT disse:

 

Sim, eu que não havia prestado atenção.

 

Confira o capacitor cerâmico azul C5074 também

 

Seu problema ainda está na Y. 

Eu na vdd esqueci de comentar, mas tirei todos capacitores cerâmicos e testei fora, inclusive o C5074,  como o transitor Q5000 estava em curto e troquei imaginei algum proximo ter sido danificado tbm, mas o estranho é que nenhum capacitor foi danificado, os eletroliticos testei na placa com escala de resistencia todos carregando e decarregando e os ceramicos tetei fora com medidor ESR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde

 

Inicialmente verifique se realmente os IGBTS que foram colocados seja originais pois o problema pode estar ai, já tive problemas com IGBTS falsificados. 

 

Outra coisa a ser conferido são os resistores smds em volta dos IGBTS que entraram em curto as vezes os mesmo abrem fazendo que o equipamento entre em proteção.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, joao1 disse:

@Leandro Nunes Souza já que danificou tudo isso se tornaria inviável recuperar essa pci... danifica-se  muito nesta pci os ics  u5014..u5015..u5021....boa sorte...

Meu medo é os U** da vida danificado, vi no ali express a venda to pensando em pegar la vou fazer as validações que sugeriram, ate comprei uma placa no ML mas veio pior que a minha antes de instalar ja vi componentes estourado...rs

 

 

Não comprei ainda no Ali por medo de colocar e ainda não ligar, ai na soma do que ja foi gasto não compensaria mais o conserto

Em 05/08/2021 às 15:30, videocoreletronica disse:

Boa tarde

 

Inicialmente verifique se realmente os IGBTS que foram colocados seja originais pois o problema pode estar ai, já tive problemas com IGBTS falsificados. 

 

Outra coisa a ser conferido são os resistores smds em volta dos IGBTS que entraram em curto as vezes os mesmo abrem fazendo que o equipamento entre em proteção.

Vou verificar Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leandro Nunes Souza se vc tem certeza que a isolamento das placa estao ok, retire os capacitores eletroliticos das placas y e z, coloque uma lampada serie de 220vx150w em serie com a tensao vs, desabilite a proteçao da placa ysus e meça o sinal yout com o osciloscopio para vermos onde esta a deficiencia no sinal.

Editado: por brasil sul
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa tarde pessoal, demorei um pouco para voltar pois havia comprado uma Y-sus da china e demora um pouco para chegar, a placa chegou bem, mas para minha surpresa ao colocar na TV manteve o mesmo problema, liga com VS e VA e vão caindo.

 

As esperanças vão indo proporcionalmente inversa aos custos...rs 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leandro Nunes Souza se vc desliga a ysus e a tensão vs se mantem em 200v então isso indica fonte ok  z sus ok pulso vs-on presente..... agora se vc tem certeza que a ysus que vc comprou ta boa e continua o mesmo defeito seria bom vc verificar a pci y buffer se tiver curto nos ic drivers dá o mesmo sintoma...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, joao1 disse:

@Leandro Nunes Souza se vc desliga a ysus e a tensão vs se mantem em 200v então isso indica fonte ok  z sus ok pulso vs-on presente..... agora se vc tem certeza que a ysus que vc comprou ta boa e continua o mesmo defeito seria bom vc verificar a pci y buffer se tiver curto nos ic drivers dá o mesmo sintoma...

Então, o teste que fiz nela foi dos transistores, veio da china não consigo ter certeza que está boa, eu testei tbm deixando a Y ligada e desliguei a buffer e a tensão ainda caia. Não é impossível dessa nova Y estar com problema, mas o problema é ter essa certeza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leandro Nunes Souza Meu amigo, tem mais alguma coisa errada por ai, desculpe dizer mas eu nunca vi um plasma da Samsung manter as tensões VA e VS com a YSUS ou ZSUS desligadas, só as LG fazem isso. 

Os plasma da Samsung ao desligar a YSUS e ligar o televisor, as tensões VA e VS sobem ao seu nivel normal e se desligam, mantém a principal ligada mas as tensões VA VS caem, acredito que o televisor tem problema em mais algum setor além da YSUS.

Tenho sucata deste aparelho aqui na oficina justamente por falta da YSUS, vou tentar arrumar um tempo para por na bancada e te mandar alguma informação sobre TV sem YSUS.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leandro Nunes Souza desliga o cabo lvds que sai da pci principal,para control retirar o cabo de alimentação da fonte para principal aterrar o power on com esse procedimento vc ta armando as fontes d15v e d5v3 faltando só o vs on que vem da control para armar a fonte vs.... agora fechar pino 3 e 4 auto gen da control e ligar o tv se todas as placas estiverem ok como ysus.. buffer zsus e a control gerando o padrão  vc tera a imagem do auto gen na tela ai seu defeito é so na principal..um adendo a control pode gerar a imagem de teste e não gerar imagem recebida via cabo lvds..

Editado: por joao1
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me lembrei que depois que chegou a Y da china não havia ainda tentado ligar ela com tudo conectado mas fazendo o autogen, escolhi o 3 e 4.

 

Liguei e tomei um baita susto com o pipoco na Y-sus, Pipocou os resistores de proteção R6044 e R6043 além de uma trilha que ele fica entre o r400 e r4009.

 

Não ficou nem 5 segundos ligada.

 

Alguém tem ideia pq aconteceu? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • ohm pinned, unpinned e Destaque this tópico
  • ohm pinned this tópico

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...