Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Testador de Cristal Oscilador (2)

Avalie este tópico:


Unific

Posts em destaque

Testador de cristal 

 

Achei este manual na internet e é um pouco diferente no que tem aqui no forum. Decidi postar pois estou a fabricar.

 

Este manual se destina unicamente a orientar o montador interessado neste projeto, portanto não se encontram neste manual: detalhes de gabinete, layout de placas de circuito impresso, cabos de ligações, aparência final do produto, cor, forma, tamanho, etc., ficando estes detalhes por conta do montador. Acredito que o interessado neste projeto tenha conhecimentos suficientes em eletrônica a ponto de saber identificar: resistores, capacitores, transistores, relês, diodos etc. além de saber interpretar o circuito elétrico. Para obter maiores informações favor entrar em contato pelo e-mail: turchiellows@yahoo.com.br 

 

Este circuito se destina a verificar o estado de funcionamento de cristais de quartzo e também filtros cerâmicos. Apenas se verifica se o cristal em questão esta oscilando ou não, caso esteja oscilando um LED irá ascender indicando a oscilação. É possível ligar um Freqüencímetro a este circuito para verificar a freqüência do cristal em teste. A freqüência lida no Freqüencímetro sempre será um pouco mais baixa do que a freqüência nominal do cristal, isso se deve ao fato de o circuito não ter muita estabilidade e a simples inserção de um instrumento de medida acarreta uma alteração nas oscilações. Com esse aparelho é possível testar cristais nas freqüências que vão de 100 KHZ a 100 MHZ. 

 

Descrição de funcionamento 

 

O primeiro transistor consiste em um oscilador que tem com base o cristal que vai ser testado. Se o cristal estiver em bom estado o transistor começará a oscilar.

 

Nessa etapa é muito importante tomar o máximo de cuidado com a escolha dos capacitores C1 e C2. Eles devem ser cerâmicos e nos valores indicados no esquema, qualquer alteração em seus valores, por menor que seja, pode comprometer o funcionamento do circuito nas freqüências mais altas ou nas mais baixas. É mais provável que o funcionamento fique comprometido nas baixas freqüências. 

 

C3 acopla a etapa osciladora a um simples detector, D1, D2, C4, que converte as oscilações geradas pelo cristal em um nível de tensão contínua para polarizar a base do segundo transistor. Este segundo transistor funciona simplesmente como chave para fazer ascender o LED indicador das oscilações.

 

A corrente consumida pelo circuito é baixa não ultrapassando os 20mA, logo a durabilidade da bateria é grande se observados alguns cuidados: Ao ligarmos SW1 um LED ascenderá indicando que o aparelho está ligado. Não é aconselhável esquece-lo ligado, mesmo que a corrente consumida seja pouca, se este aparelho for esquecido ligado a bateria pode se esgotar em algumas horas. Somente ligue a chave SW1 durante o período de testes. 

 

Para conectar o cristal ao circuito deve se utilizar pontas de prova com garras jacaré e de pequeno comprimento, no máximo 15 cm. O cristal que vai ser testado deve retirado do circuito, caso contrário ele poderá não oscilar mesmo estando bom.   

 

Lista de componentes: 

C1 - 1 nF (cerâmico)

C2 - 100 pF (cerâmico)

C3 - 1 nF (cerâmico)

C4 - 4,7 nF (cerâmico) 

 

T1 - BC 550, BC 548, BC 547, BC 549.

T2 - BC 550, BC 548, BC 547, BC 549.

D1 - 1N 4148

D2 - 1N 4148

LEDs - qualquer tipo ou tamanho, apenas com cores diferentes 

 

R1 - 27 K 1/8 W (vermelho, violeta, laranja, dourado).

R2 - 1 K 1/8 W (marrom, preto, vermelho, dourado).

R3 - 560 homs 1/8 W (verde, azul, marrom, dourado).

R4 - 560 homs 1/8 W (verde, azul, marrom, dourado). 

 

S1 - chave liga desliga, qualquer tipo.

Bateria - 9V 

Diversos - gabinete, solda, placa de circuito impresso, conector para a bateria, garras jacaré, etc.

 

Elias Bernabé Turchiello Técnico responsável

projim1.jpg.0bc74ea302bfa392bdb87b0c8fb65745.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei vcs, mas eu substituiria os BCs por BF494 ou mesmo o 2n2218. o que acham?

 

Gostei.

Mas me diz ai. Porque os substituiria para a turma entender melhor.

 

Minha opinião:

 

Os BC548C, quando originais (o que é algo raro), possui frequencia de corte (ou transição) de cerca de 120MHz, quando polarizado com uma dpp de 5V e uma corrente de 10mA. Na prática esse valor de 120MHz não deve ser considerado com opção em circuitos de alta frequência, pois seu uso "estável" fica limitado a uma faixa que vai desde a DC a cerca de 10Mhz. Além disso, não que não vá funcionar, mas geralmente a margem de erro ou mesmo o ganho do mesmo pode alterar bruscamente.

 

Já o BF494 é um transistor para frencias mais altas, geralmente utilizado em amplicadores de video, osciladores e pequenos projetos de transmissores de Am, FM, etc. SE eu fosse utilizar tal circuito para testar cristais eu o faria com o BF494.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Caro Kersul!

Estou a tentar construir este testador, e já tenho cá os transístores! Tenho os dois modelos!

o BF494 e o BC547c. Estou a ponderar usar como refere o BF494 como Q1. A minha dúvida é a seguinte, tendo em conta que são transístores diferentes, tenho de fazer alguma alteração ao esquema original, nomeadamente em R1 para polarizar correctamente o Bf494. ou basta simplesmente trocar o BC547c pelo BF494?

Cumpts

Jorge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 3 anos depois...
Em 08/04/2017 às 19:10, jackfider disse:

 

Olá pessoal, eu comprei esse testador no site mencionado vídeo e estou satisfeito com ele, até cristal smd consigo testar com ele, porém eu não entendo qual função do botão, quem comprou saberia me dizer como funciona ?

No link abaixo o Paulo Brites fala algo sobre esse botão quando se usa como frequencimetro (Adding or subtracting an offset frequency).

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Site do autor que desenvolveu o programa:

 

 

No video abaixo um colega explica como usar esse botão:

 

 

 

Fig.-1-Display.jpg

Editado: por William_R
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, William_R disse:

No link abaixo o Paulo Brites fala algo sobre esse botão quando se usa como frequencimetro (Adding or subtracting an offset frequency).

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Site do autor que desenvolveu o programa:

 

 

No video abaixo um colega explica como usar esse botão:

 

 

 

Fig.-1-Display.jpg

 

Muito bom @William_R gosto também do Sr. Paulo Brites, aprendo bastante com ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...